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A segmentação no jornalismo sob a ótica durkheimiana da divisão do trabalho social

[sidebar name=”mestrado”]
Autora: Mara Ferreira Rovida
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 29/03/2010

Resumo

Este trabalho tem como objetivo revisar a teoria e a metodologia de pesquisa do sociólogo francês Émile Durkheim no estudo da comunicação na contemporaneidade. O objetivo é reavaliar a pertinência do autor e aplicar suas idéias para compreender o processo de segmentação da comunicação jornalística. A partir de uma abordagem durkheimiana, então, propomos analisar o Jornalismo Segmentado como um fenômeno social cujas causas, que dão base para explicá-lo, estão relacionadas com a intensificação do processo macrosocial da divisão do trabalho. Sob essa ótica, tentamos demonstrar que o Jornalismo Segmentado é um formato diferenciado de comunicação jornalística contemporânea por estar vinculado a um público específico cujos indivíduos participantes são oriundos de um determinado grupo social formado a partir de interesses profissionais em comum. Para exercitar a validade de tais visões teóricas, desenvolvemos uma análise da revista O Carreteiro, publicação mensal voltada para profissionais do setor de transporte rodoviário.
Palavras-chave: Durkheim; Comunicação; Jornalismo Segmentado; Divisão do trabalho social;
Segmentação.