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A relação entre os discursos publicitário e jornalístico no domínio do entretenimento

[sidebar name=”mestrado”]
Autor: Emerson Ike Coan
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 11/03/2010

Resumo

Esta pesquisa procura fomentar a reflexão sobre a relação entre os discursos publicitário e jornalístico no âmbito da Comunicação na contemporaneidade. De início, apresenta as bases conceituais para compreensão do entretenimento, a partir de sua acepção como um elemento da Cultura, passando pelos estudos críticos centrados nas noções de indústria cultural e de sociedade do espetáculo, até os que se referem ao contexto da sociedade midiatizada, na qual é identificada uma fusão entre as dimensões lúdica e informacional nos produtos midiáticos. Em seguida, analisa o jornalismo em mídia impressa (revista “Veja” e jornal “Folha de São Paulo”) como expressão da interferência do padrão da publicidade, para depois investigar os componentes estruturais e funcionais e a ideologia predominante subjacentes a esses dois discursos, a partir de uma metodologia interdisciplinar na conjugação da Sociossemiótica com a Teoria Crítica. Em consequência, estabelece uma nova estrutura de poder ao que denomina discurso “publijornalístico”, ao constatar uma estetização da notícia, em razão do que a dimensão do “máximo valor deaparência atrativa” prevalece sobre a dimensão do “valor de informação/esclarecimento”, no atual estágio da sociedade capitalista brasileira.
Palavras-chave: 1. Comunicação na contemporaneidade; 2. Jornalismo; 3. Entretenimento; 4. Sociedade do Espetáculo; 5. Publicidade; 6. Sociossemiótica.