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TATTOO – Incorporações de produtos midiáticos por meio de tatuagens


[sidebar name=”mestrado”]

















Autor: Eric de Carvalho
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 05/03/2010

Resumo


O tema desta pesquisa é a relação entre mídia e sociedade e a influência mútua entre elas na constituição de uma identidade cultural no cenário urbano. A análise deste processo é realizada por meio do estudo da tatuagem, prática cultural que permite a incorporação de uma imagem no corpo de seu usuário. A dissertação propõe uma leitura dialética do processo, realizando um levantamento das representações da tatuagem na revista Veja e estudando as representações dos produtos da mídia por meio de tatuagens criadas pelo receptor. Este fenômeno é analisado sob a perspectiva da teoria das mediações (Martín-Barbero, 2008) em diálogo com a “estética da recepção”, revelando a apropriação do discurso midiático a partir da experiência estética do receptor em relação aos produtos da mídia ligados ao jornalismo ou entretenimento. A incorporação literal desses produtos por meio da prática da tatuagem reorganiza os vínculos entre as paisagens culturais da sociedade e os sistemas simbólicos apresentados pela mídia. O objetivo deste estudo é analisar a influência da mídia sobre comportamentos em sociedade na constituição de uma identidade cultural formada pela hibridação entre elementos culturais próprios ao receptor e elementos de uma cultura midiática, configurando o que García Canclini chamou de “culturas híbridas”.

PALAVRAS-CHAVE – Tatuagem. Mediações culturais. Estética da recepção. Culturas híbridas. Identidades culturais