Ícone do título

A utilização do Facebook pela imprensa: o Jornal do Carro e a Revista O Mecânico

[sidebar name=”mestrado”]
Autor: Belisa Frangione Vieira de Souza
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 11/03/2015

Resumo

A proposta deste trabalho é desenvolver uma reflexão a respeito das relações entre as redes sociais, em especial o Facebook, e o jornalismo. A base para esta reflexão serão estudos de caso sobre o Jornal do Carro, caderno de automóveis do jornal O Estado de S. Paulo, e a Revista O Mecânico. Mais do que simplesmente um site de relacionamentos, o Facebook se tornou uma forma de pautar as nossas rotinas. Com a imprensa, não poderia ser diferente. Nos dois veículos estudados, desenhou-se no Facebook um complemento para os sites e uma forma à parte de divulgar conteúdos frios. Curiosamente, os dois veículos analisados também passaram pelas mesmas situações: um site que não era colocado no ar no tempo previsto, uma página no Facebook criada na mesma época e o objetivo inicial de fazer dessa rede social um complemento para o conteúdo de suas edições impressas.Para o desenvolvimento deste trabalho, foram analisados os principais momentos das duas páginas com relação a posts mais curtidos, momentos de interação com o leitor, críticas e celebrações dos veículos quando conquistavam um número arredondado de fãs. Para os referenciais teóricos, tenho por base desde autores mais clássicos, como Zygmunt Bauman e Vilém Flusser a autores contemporâneos que se dedicam a investigar a influência das redes sociais em nossas vidas, como Raquel Recuero, Inês Mendes Moreira Aroso e Catarina Rodrigues.

Palavras-chaves: Facebook, comunicação digital, redes sociais, imprensa