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A aquisição da informação gastronômica sob a influência dos críticos especializados na mídia

[sidebar name=”mestrado”]
Autor: Ana Paula Vitali
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 17/03/2015

Resumo

O universo gastronômico vem se difundindo no Brasil nos últimos anos, tornando-se assunto de grande interesse para um número cada vez maior de pessoas. A gastronomia brasileira vem atravessando excelente fase, estimulada por condições econômicas e socioculturais bastante favoráveis, demandando ser estudada não só como um fenômeno específico como também em sua relação dinâmica com o mundo da comunicação social. A gastronomia é um ritual que proporciona prazer e aguça os cinco sentidos do ser humano; o termo engloba a culinária, as bebidas, os ingredientes, os materiais, as técnicas para o preparo dos alimentos e toda a parte cultural que a ela está associada. Hoje as pessoas estudam, se profissionalizam, aprendem técnicas e as utilizam para a criação de receitas que visam surpreender os sentidos dos seres humanos. Não poderia ser diferente, com tanta procura por conhecimento nessa área, o interesse também pela alimentação fora de casa cresceu. Como consequência, a abertura e o fechamento de um número cada vez maior de restaurantes, e o sucesso ou fracasso disso é muitas vezes influenciado pelas mídias e crítica especializada. Pretende-se, portanto, analisar a influência do processo de comunicação dos críticos gastronômicos e sobre a decisão dos consumidores por intermédio dos veículos especializados.

Palavras-chave: gastronomia; crítica; consumidores; processo de comunicação