Ícone do título

O design da escrita na comunicação corporativa interna

[sidebar name=”mestrado”]
Autora: Anelisa Furquim
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 23/09/2016

Resumo

Esta dissertação considera elementos do design da comunicação escrita como parte das estratégias que beneficiam o compartilhamento de mensagens no ambiente corporativo. Assim, o presente estudo aprofunda o incremento de formas, cores e apelos visuais à escrita em veículos de comunicação com os empregados de uma empresa. A metodologia utilizada está fundamentada na observação de peças de comunicação escrita e na pesquisa bibliográfica a partir de autores como Vilém Flusser, Roland Barthes, Ana Cláudia Gruszynski e Lucrécia Ferrara. O eixo central da análise é a compreensão das possibilidades do campo da comunicação corporativa e as influências do design aplicadas à escrita. Alguns cases são abordados com o objetivo de observar, na prática, a teoria que fundamentou a pesquisa. O presente trabalho, à luz dos autores e teorias estudados, constata a relevância da comunicação corporativa interna no contexto dos objetivos globais de uma empresa, o papel da escrita neste cenário e as práticas que pretendem beneficiar os processos comunicativos no que diz respeito às possibilidades estratégicas de, por meio do design cuidadoso, dar corpo à escrita. Conclui-se que o aperfeiçoamento da estratégia do design gráfico pode beneficiar, pelo fato de estar envolvido por um ecossistema comunicacional, os processos de comunicação por parte dos empregados no cenário da comunicação corporativa.

Palavras-chave: Processos Midiáticos. Comunicação com Empregados. Escrita. Design. Ecologia da Comunicação.