Autor: Fernando Gonzalez |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 26/06/2017 |
Resumo
Esta dissertação busca compreender os recursos empregados em torno do violinista e regente holandês André Rieu no processo de construção de sua imagem midiática. Vinculado à linha de pesquisa “Processos midiáticos: Tecnologia e Mercado”, o trabalho interpreta a constituição de Rieu a partir de uma leitura crítica da noção de “indústria cultural”, de Theodor Adorno e Max Horkheimer à luz das perspectivas atuais sobre o conceito oferecidas por Rodrigo Duarte, Gabriel Cohn, Renato Ortiz, Cláudio Coelho e Francisco Rüdiger. Ao mesmo tempo, esse conceito é tensionado com o entendimento da música como um campo social, como definido por Pierre Bourdieu, em termos do questionamento da noção de autonomia do chamado “campo de produção erudita” do sociólogo francês com possíveis ligações com a indústria cultural na contemporaneidade. Foram analisadas 16 horas de gravação em DVD dos shows ao vivo de André Rieu, correspondendo aos títulos disponíveis nesse formato no mercado brasileiro, incluindo cinco edições do evento anual realizado na cidade de Maastricht, assim como shows em Londres, Melbourne e São Paulo. Discute-se, em seguida, aspectos da relação entre música e mercado, partindo de uma genealogia que busca as origens do culto de admiração aos solistas e artistas de renome, passando pelos processos de constituição dos artistas como marcas e chegando até a maneira como esse processo se descortina na atualidade, em torno do objeto de pesquisa. O estudo, finalmente, volta-se para as considerações de Bourdieu sobre capital simbólico e sua crítica social do julgamento, entendendo Rieu como um elemento evidenciador de distinção e de busca por lucro simbólico. A análise sugere que Rieu, ao longo dos anos, refinou a dinâmica utilizada em suas apresentações, baseado em preceitos definidos quanto a definição de repertório, escolhas interpretativas e progressão da performance, chegando a uma fórmula que vem sendo repetida com sucesso.
Palavras- chave: Jornalismo econômico. BTG Pactual. Assessorias de imprensa. Valor Econômico. Capitalismo contemporâneo. Narrativas.