Se você respondeu que é ser um tanto diabólico, inacessível, só se preocupar consigo e com a própria descoberta, como o Dr. Victor Frankstein (filme de 1931); ou ser antissocial e trapalhão, como Dr. Emmett “Doc” Brown, inventor da máquina do tempo no filme “De volta para o futuro” (1985, 1989 e 1990); ou ser um aventureiro e herói, como Dr. Indiana Jones, do filme homônimo lançado em 1981 e que em 2022 terá a sua quinta versão no cinema; ou ainda ter um perfil ambíguo, solitário e complexo, como a personagem principal do filme “A Chegada” (2016), a linguista Dra. Louise Banks, cientista que descobre como se comunicar com entidades extraterrestres, você deve repensar sobre o assunto!
Pesquisadores e pesquisadoras (ou cientistas) são pessoas com compromissos de trabalho e vida particular, e com qualidades e defeitos como qualquer outro profissional. As imagens distorcidas só afastam a sociedade da ciência. Uma pesquisa realizada com jovens pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), chamada “A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil – 2015”, mostrou que os jovens valorizam a ciência e tecnologia, porém, há um afastamento da pesquisa, por ser vista como atividade feita só por gênios, longe de ser exercida por pessoas comuns, treinadas para a atividade.
Por isso, é importante você ter em mente que, cada vez mais, a ciência e tecnologia são estratégicas e essenciais nas sociedades, e que devem ser praticadas por pessoas interessadas e preparadas, independentemente de gênero, raça e classe social.
Veja quais são as 10 principais características de pesquisadores(as), segundo a Revista FAPESP (clique aqui para conferir a matéria completa):
1. Paixão pelo conhecimento
2. Criatividade
3. Capacidade de definir um foco de pesquisa
4. Persistência
5. Trabalho em grupo
6. Capacidade de comunicação
7. Sensibilidade social e política
8. Percepção das mudanças na economia
9. Capacidade administrativa e liderança
10. Capacidade para formação de pesquisadores/as