I. Linha de pesquisa
Tecnologia, Organizações e Poder
1. Teorias e Processos da Comunicação
Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino
E-mail: [email protected]
Dedica-se ao estudo das questões vinculadas às Teorias da Comunicação, em particular na intersecção entre seu aspecto epistemológico e suas dimensões político-institucionais. Observa a apropriação e as articulações de teorias em relação à diversidade de recortes, olhares e objetos presentes na área. Na medida em que a Área de Comunicação parece se caracterizar por ramificações epistemológicas articuladas aos desdobramentos dos objetos de estudo, o eixo de investigação do grupo desenvolve-se na intersecção das perguntas “O que é Teoria da Comunicação?” e “O que é considerado ‘Teoria da Comunicação’ na Área?”. Busca-se a unidade metodológica do recorte de investigação nas apropriações teóricas existentes na diversidade das pesquisas empíricas desenvolvidas no âmbito do Grupo ou tangencialmente a ele.
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2. InfluCom: Comunicação, influência e visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais
Profa. Dra. Carolina Frazon Terra
E-mail: [email protected]
O InfluCom nasce, em 2021, com a proposta de receber pesquisadores, estudantes e interessados em pesquisas envolvendo o Campo da Comunicação Organizacional, sobretudo aplicado ao digital e à influência, em função dos impactos e interferências decorrentes dos efeitos da midiatização, plataformização e dataficação. Caberá aos pesquisadores refletir e discutir acerca dos fenômenos que circundam as estratégias de exposição, visibilidade e relacionamento das organizações nas plataformas sociais e digitais. Um dos objetivos do grupo é promover a reflexão sobre as práticas da comunicação nas organizações e suas relações com as tecnologias digitais, contribuindo para o diálogo entre os agentes sociais desse ecossistema. Para tanto, abarca estudos ligados à Comunicação digital, inovações e tecnologias; Comunicação organizacional e seus sub-campos; Relações Públicas digitais; às sub-áreas da Comunicação (RP, PP. JOR e RTVI); Influência digital; Dados, algoritmos, governança; Plataformização; Midiatização e Visibilidade.
Palavras-chave: comunicação organizacional; digital; influência; midiatização; plataformização.
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3. ComHum: Comunicação, tecnologias e aceleração social do tempo
Profa. Dra. Michelle Prazeres
E-mail: [email protected]
O grupo estuda as relações entre a Comunicação – entendida como o fazer organizativo das mediações imprescindíveis ao comum humano (SODRÉ, 2014) – e a lógica da aceleração social do tempo – compreendida enquanto regime temporal hegemônico da atualidade (ROSA, 2019) – e suas reverberações, efeitos, entrecruzamentos e interfaces com outros campos sociais. Ao olhar para a comunicação a partir da perspectiva da aceleração / desaceleração, considera-se que as tecnologias digitais conformam um entorno cultural e, portanto, atravessam o campo comunicacional e outros campos sociais (a educação, a saúde, a religião, o esporte, a política, as organizações sociais, o mercado e a família) como potenciais “condutoras de velocidade”. O esforço é o de compreender as tramas da comunicação em sua relação com a aceleração e as tecnologias e para “além das suas resultantes sociotécnicas, de modo a atuar na complexidade dos sistemas digitais de maneira redescritiva, crítica, criativa e dentro de um horizonte de autoquestionamento”, como sugere Sodré (2014).
Palavras-chave: Comunicação. Aceleração. Velocidade. Tempo. Tecnologias. Inovação. Digital. Cibercultura. Ambientes digitais.
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II. Linha de pesquisa
Jornalismo, Imagem e Entretenimento
1. EmancipaJOR: Jornalismo contemporâneo: práticas para a emancipação social na cultura tecnológica
Prof. Dra. Marli dos Santos
E-mail: [email protected]
As mudanças no jornalismo e a cultura tecnológica na sociedade contemporânea. O novo ecossistema midiático e seu impacto nas práticas de produção e difusão jornalísticas. Novos modelos e expressões do jornalismo para a democratização da informação. A contribuição do jornalismo para a formação de um pensamento mais crítico em vista da transformação social.
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2. Mediações Comunicacionais na Cultura Digital
Prof. Dr. Liraucio Girardi Junior
E-mail: [email protected]
Dedica-se a temas relacionados às mediações comunicacionais na Cultura Digital, centradas na compreensão dos processos relacionados a sua ritualidade, socialidade, institucionalidade e tecnicidade(Martín-Barbero). Por meio das noções de ritualidade, socialidade e institucionalidade procura-se, por um lado, estabelecer uma aproximação dessa abordagem com determinadas linhas dos Estudos Culturais (Williams, Morley, Silverstone, Livingstone) e com a Economia das trocas simbólicas (Bourdieu). Por outro lado, pela apropriação crítica da noção de tecnicidade, procura-se aproximá-la de estudos centrados nos processos de digitalização, plataformização, dataficação, modulação, gestão algorítmica, comodificação das experiências cotidianas etc. (Galloway, Zuboff, Gillespie, Cheney-Lippold, van Dijck, Manovich, Morozov).
Palavras-chave: Mediações. Cultura. Ritualidade. Socialidade. Institucionalidade. Tecnicidade.
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