Infraestrutura

 

 infraestrutura

A Faculdade Cásper Líbero ocupa quatro andares do prédio onde funciona a Fundação Cásper Líbero, na Avenida Paulista, 900. Além das salas de aula, há a biblioteca Prof. José Geraldo Vieira, ilhas de edição, laboratórios de Rádio, TV e Internet, laboratórios de informática equipados com computadores das linhas PC e Apple, quadra poliesportiva e o Teatro Cásper Líbero.

Biblioteca

Instalada em uma área de 625 m², a Biblioteca Prof. José Geraldo Vieira existe desde 1948 e possui um acervo de 49.000 livros, 560 periódicos, 4.100 filmes e diversas bases de dados on-line e em cd-rom, mantendo ainda um Centro de Documentação e Pesquisa onde se concentram o setor de hemeroteca, o acervo de audiovisual, uma coleção de jornais históricos e outros materiais raros.

A Biblioteca Prof. José Geraldo Vieira funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30, e aos sábados, das 8h às 14h. No piso inferior, com entrada pelo 4º andar, encontram-se áreas de leitura, atendimento, guarda-volumes e processamento técnico. No mezanino, há acesso aos acervos raro e de periódicos e também à administração e às baias de estudo individual e internet. Já no piso superior, com entrada pelo 5º andar, temos o acervo multimídia, atendimento, centro de documentação e pesquisa, hemeroteca, estudo em grupo, guarda-volumes e sala de audiovisual.

Entre os equipamentos disponíveis para uso na biblioteca estão: televisores, aparelhos de DVD, som e vídeo, computadores e terminais de consulta. Desde 2008, o gerenciamento do acervo da biblioteca é feito pelo sistema Pergamum. A consulta ao catálogo da biblioteca é feita pela internet, enquanto empréstimos, renovações, devoluções e reservas de materiais são realizados por meio de leitores ópticos de códigos de barras.

Laboratórios de informática

Existem cinco redações informatizadas na Faculdade Cásper Líbero. Quatro são equipadas com computadores da linha PC e uma com linha Apple. Dois laboratórios equipados com linha PC são utilizados exclusivamente para fotografia digital. Os laboratórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h e os alunos contam com auxílio de uma equipe composta por estagiários e monitores para que possam desenvolver suas atividades acadêmicas.

Quando não utilizados em período de aula, os laboratórios são de uso livre para experimentação e pesquisas de alunos, que podem imprimir documentos criados nos laboratórios e retirar na central de impressão do 5º andar. Há uma cota mensal de impressão fornecida pela mantenedora aos alunos.

Há três links dedicados com diferentes fornecedores para que o serviço de Internet, que comporta 250Mbps, seja oferecido ininterruptamente. Por meio dessa estrutura, a Faculdade possibilita aos alunos acesso ao acervo da biblioteca, e-mails institucionais, bases de dados, informações sobre faltas, grade horária e situação financeira, plataforma Moodle, sistema de notas e sites em geral.

A Cásper está associada ao Nic.BR (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e detém um Sistema de Internet Autônomo, possibilitando a manutenção de uma estrutura de IPs dedicados para sua operação, o que gera maior velocidade e segurança. Há ainda um link dedicado com o Ptt.BR, serviço de conectividade oferecido pelo Comitê Gestor da Internet, cujos principais provedores de serviços e conteúdo do mundo, como Facebook, Google, Youtube e Amazon, estão conectados. Por meio dele, a Cásper consegue abreviar sua conectividade até os provedores, gerando um acesso veloz e estável.