Infraestrutura

 

 infraestrutura

A Faculdade Cásper Líbero ocupa quatro andares do prédio onde funciona a Fundação Cásper Líbero, na Avenida Paulista, 900. Além das salas de aula, há a biblioteca Prof. José Geraldo Vieira, ilhas de edição, laboratórios de Rádio, TV e Internet, laboratórios de informática equipados com computadores das linhas PC e Apple, quadra poliesportiva e o Teatro Cásper Líbero.

 

Biblioteca

Instalada em uma área de 625 m², a Biblioteca Prof. José Geraldo Vieira existe desde 1948 e possui um acervo de 49.000 livros, 580 periódicos, 4.260 filmes, e bases de dados, mantendo ainda um Centro de Documentação e Pesquisa onde se concentram o setor de hemeroteca, o acervo de audiovisual, uma coleção de jornais históricos e outros materiais raros.

A Biblioteca Prof. José Geraldo Vieira funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30, e aos sábados, das 8h às 14h. No piso inferior, com entrada pelo 4º andar, encontram-se o acervo impresso, áreas de leitura, atendimento, guarda-volumes e processamento técnico. No mezanino, há acesso aos acervos raro e de periódicos e também à administração e às baias de estudo individual e internet. Já no piso superior, com entrada pelo 5º andar, temos o acervo multimídia, atendimento, Centro de Documentação e Pesquisa, hemeroteca, estudo em grupo, guarda-volumes e sala de audiovisual.

Entre os equipamentos disponíveis para uso na biblioteca estão: televisores, aparelhos de DVD, som e vídeo, computadores e terminais de consulta. Desde 2008, o gerenciamento do acervo da biblioteca é feito pelo sistema Pergamum. A consulta ao catálogo da biblioteca é feita pela internet, enquanto empréstimos, renovações, devoluções e reservas de materiais são realizados por meio de leitores ópticos de códigos de barras.

 

Estrutura tecnológica

Existem nove laboratórios de informática na Faculdade Cásper Líbero.

• Sete equipados com computadores PC
– Redação I, II, III, V, Foto Digital e Estúdio de Rádio e TV

• Três com linha Apple
– Redação V, Ilhas de Edição RTV e Sala de Criação.

Os laboratórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 22:30h, e aos sábados, das 8h às 17h. No local, os alunos contam com auxílio de uma equipe composta por estagiários e monitores para que possam desenvolver suas atividades acadêmicas.

A Faculdade mantém contratos ativos com os principais fornecedores de software relacionados à comunicação. Dentre eles, podemos destacar: Adobe, Sony, e Axure. O aluno também pode contar com os produtos da Microsoft, como pacote Office e E-mail.

Quando não utilizados em período de aula, os laboratórios são de uso livre para edições de projetos, experimentação e pesquisas de alunos, que podem imprimir documentos criados nos laboratórios e retirar na central de impressão do 5º andar. Há uma cota mensal de impressão fornecida aos alunos pela mantenedora.

Há três links dedicados com diferentes fornecedores para que o serviço de Internet, que comporta 500Mbps, seja oferecido ininterruptamente. Por meio dessa estrutura, a Faculdade possibilita aos alunos acesso a sites externos em geral e, também, aos ambientes internos como acervo da biblioteca, e-mails institucionais, plataforma Moodle, sistema de notas, informações sobre faltas, grade horária, situação financeira, e demais bases de dados. A rede sem fio WiFi está disponível em 100% do ambiente físico educacional, bastando o aluno digitar sua credencial de rede para acesso ilimitado.

A Cásper está associada ao Nic.BR (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e detém um Sistema de Internet Autônomo, possibilitando a manutenção de uma estrutura de IPs dedicados para sua operação, o que gera maior velocidade e segurança. Há ainda um link dedicado com o Ptt.BR, serviço de conectividade oferecido pelo Comitê Gestor da Internet, cujos principais provedores de serviços e conteúdo do mundo, como Facebook, Google, YouTube e Amazon, estão conectados. Por meio dele, a Cásper consegue abreviar sua conectividade até os provedores, gerando um acesso veloz e estável.