INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Informações Gerais

Local: Sala 17 – 5º andar

24, 25 e 26 de outubro de 2019 (quinta, sexta e sábado)

24 e 25 de outubro: 14h às 17h e 19h às 22h 26 de outubro: 10h às 13h

Descrição

As imagens circulantes são, para o pensador francês François Soulages, um terceiro momento da imagem: o primeiro foi o da imagem estática, com a invenção da fotografia; o segundo, da imagem em movimento do cinema; agora, o terceiro momento, o qual vivemos atualmente, é o da imagem que circula, “a imagem da velocidade”. Para o autor, o que importa na contemporaneidade não é a contemplação, mas sim a circulação. É pensando nesta imagem da contemporaneidade que o grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Visualidades, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, convida para o I Seminário Imagens Circulantes: usos da imagem, funções da imagem., que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

O objetivo do encontro é refletir, tendo em vista a imagem na contemporaneidade, sobre o papel da imagem atualmente, os caminhos para onde vai a arte, o papel da imagem na televisão hoje, a imagem e a inteligência artificial, o uso dos drones para a produção de imagens, como as redes alteram a percepção e o fotojornalismo e o fotodocumentarismo na contemporaneidade, tendo como pano de fundo os usos da imagem e as funções da imagem.

Programação:


Mesa 1: Imagem e saúde mental

Quinta-feira, 24 de outubro, das 14 horas às 17 horas
Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Daniel Sanches e Prof. Ms. Natália Ranhel

O objetivo dessa mesa temática é refletir sobre a relação entre as imagens midiáticas e saúde mental. A circulação incessante de imagens tecnicamente produzidas pelos diversos aparatos midiáticos não é inócua ao sujeito contemporâneo. As imagens operam discursivamente produzindo modelos identitários, suscitando sentimentos, desejos e motivações. Elas atuam diretamente nos processos de identificação e na construção de subjetividades. Nosso propósito é indagar quais os efeitos da exposição incessante do sujeito às imagens que nos cercam e nos interpelam diariamente.

Convidados:

Marcela Nunes Paulino de Carvalho, psicóloga clínica especialista em psicologia hospitalar pelo Instituto Central HC-FMUSP

Maristela Schaufelberger Spanghero, pós-doutorado no departamento de neurociências e ciências do comportamento da FMUSP

Paula Kim, cineasta coordenadora do projeto Sobre Nossa Visão Distorcida, plataforma transmídia de conscientização sobre transtornos alimentares

Expositores:

Agnes de Sousa Arruda
Pesquisa: O peso e a mídia:: a gordofobia a partir das imagens midiáticas

Fernanda Guedes e Letícia Schinestsck
Pesquisa: Análise da Representação da mulher gorda baseada na personagem Kate Peterson da série de televisão This is Us

Ariana Nascimento
Pesquisa: O que há nos cosméticos? A representação da eternal juventude na imagem da youtuber Jula Petit

Mesa 2: Imagem, imaginário e memória

Quinta-feira, 24 de outubro, das 19 horas às 22 horas: Imagem, imaginário e memória
Coordenação: Prof. Dr. Fábio Ciquini

As imagens são a essência da nossa memória e do nosso imaginário. Ambos devem ser pensados como conjunto de signos que permeiam não só o indivíduo, mas uma coletividade ou grupo social. São com os olhos da memória que vemos o passado, com os olhos do imaginário que vemos o presente e projetamos um futuro. Quais são as agências sobre essas dimensões simbólicas na contemporaneidade, que orientam portanto o nosso ser e estar no mundo? A proposta da mesa é refletir sobre as visibilidades que têm sido construídas e de que forma, considerando a reconfiguração da nossa percepção e dos modos de ver na contemporaneidade.

Convidados:

Rosane Borges, jornalista e professora da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em comunicação pela USP.

Georgia Quintas, professora doutora em antropologia

Maurício Ribeiro da Silva, professor doutor na UNIP

Expositores:

Alex F. Heilmair
Pesquisa: Desarranjos da imagem

Manuela Arruda Galindo
Pesquisa: Veloz, disseminada e efêmera: a subjetividade visível na cultura contemporânea

Guilherme Tosetto
Pesquisa: O que podem as fotografias contemporâneas nas coleções de arte?

Mesa 3: Imagem e jornalismo

Sexta-feira, 25 de outubro, das 14 horas às 17 horas
Coordenação: Profa. Dra. Simonetta Persichetti, Prof. Ms Ariovaldo Vicentini e Prof. Ms. Rosane Nazareth Couto Baptista

Documentário, hard news, grandes narrativas. Estas são algumas possibilidades do jornalismo contemporâneo quando falamos de imagem, seja na mídia impressa, no cinema, na televisão, no Instagram ou em qualquer outra plataforma. O propósito desta mesa é discutir as relações entre imagem e jornalismo atualmente, entender qual é esta imagem. Para fazermos esta reflexão, reuniremos profissionais do campo jornalístico e da academia para apresentarem suas vivências e seus relatos de pesquisa.

Convidados:

Wagner Souza e Silva, professor doutor na USP.

Heidy Vargas, jornalista e professora mestra de telejornalismo e documentário na ESPM-SP e na Universidade Metodista de São Paulo

Expositores:

Michelle Dias
Pesquisa: As manifestações artísticas no espaço urbano e o discurso da mídia

Elis Marina da Silva Souza
Pesquisa: O imaginário na repulse à campanha “Brumadinho Clama!”

Marcia Boroski
Pesquisa: Experiência aurática na fotografia p&b

Mesa 4: Imagem e política

Sexta-feira, 25 de outubro, das 19 horas às 22 horas
Coordenação: Prof. Dra. Simonetta Persichetti e Prof. Dra. Deysi Cioccari

Não é mais possível falar de política sem associá-la a construção do personagem político. Como fenômeno da contemporaneidade a construção da imagem na política exige expertise e investimentos para lidar com a imagem pública com envolvimento dos setores mercadológicos, institucionais, públicos e privados e midiáticos, como um modo de fazer política e torna-la palpável. A imagem e a política apontam para a abrangência de uma nova forma de olhar e fazer a política dominando tecnicamente e estrategicamente a realidade. Num tempo que privilegia a imagem estudar todas as suas dimensões e desdobramentos torna-se fundamental.

Convidados:

Érica Zerwes,filósofa e tem pós-doutorado pelo MAC-USP
Deysi Cioccari,jornalista e pós-doutoranda na Faculdade Cásper Líbero

Expositores:

Joyce Miranda Leão Martins
Pesquisa: Mulheres em campanhas presidenciais brasileiras: a hipótese do capital emotivo

Patrícia Midões
Pesquisa: A imagem como mito social - Essência e historicidade

Mesa 5: Imagens esféricas e novas interfaces contemporâneas

Sábado, 26 de outubro, das 10 horas às 13 horas
Coordenação: Prof. Dr. José Geraldo Oliveira

A tecnologia faz surgir novas formas de representação onde o mecânico, o permanente e absoluto se converte em formas fluídas e interativas. Este novo tipo de ordenação visual vem culminar no processo de superação da visualidade clássica. A mesa reúne pesquisas relacionadas com as formas de narrativas visuais na cultura digital contemporânea, tais como jogos eletrônicos, cinema, Web doc, multimídia, memes, instalações multimídia, publicidade entre outros.

Convidados:

Ernane Alves Guimarães Neto, doutorando na USP em humanidades, direitos e outras legitimidades. Presidente da Rede Brasileira de Estudos Lúdicos (REBEL).

Alfredo Alves, diretor e roteirista de cinema e televisão;

Expositores:

Prof. Wilmar Gomes de Souza
Pesquisa: O homem provisório e a dispersão do princípio universal de contemplação da imagem em nome de uma observação indireta e instantânea.

Gustavo Racy
Pesquisa: Por um plano de investigação da imagem contemporânea.
Para participar é necessário realizar inscrição prévia, enviando os seguintes dados para [email protected]: mesa de interesse, nome completo, número de RG e telefone para contato.

Público