Local: Sala Aloysio Biondi – 5º andar (Faculdade Cásper Líbero)

Dia 30 de março de 2023 (quinta-feira), das 10h às 12h

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/seminario-quem-e-o-outro-nas-nossas-telas__1925307

Descrição

A coordenadoria de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero convida todos os interessados a participarem do Seminário "Quem é o Outro nas nossas telas? Reflexões sobre a ascensão dos discursos de ódio nas redes sociais", que ocorre no dia 30 de março, das 10h às 12h, presencialmente na Sala Aloysio Biondi.

O evento se destina a refletir sobre o discurso de ódio, uma problemática de grande atualidade, especialmente a partir da circulação incontrolável nas plataformas de mídia e redes sociais sobretudo do ponto de vista de contextos e processos que corroem nosso comprometimento, responsabilidade e empatia com o outro. A proposta é pensar dimensões que permitam olhares mais abrangentes sobre o ódio no universo do digital.

As reflexões serão conduzidas pela convidada Profa. Dra. Bettina Martino (UNCuyo –  Argentina) e a moderação ficará por conta da Profa. Dra. Marli dos Santos, Coordenadora da Pós-Graduação da Cásper. A participação na atividade garante certificação.

Profa. Dra. Bettina Martino

A convidada para essa discussão será Bettina Martino, Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional de Cuyo (FCPyS – UNCuyo), Mendoza, Argentina. Graduada em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, FLACSO – Argentina. É diretora do Centro de Estudos, Pesquisa e Práticas em Comunicação e Educação Johana Chacón, professora titular do Curso Comunicação Social da UNCuyo. Atualmente, dirige projetos de pesquisa e extensão sobre discursos de ódio, redes sociais e alteridade, em interface com as teorias da comunicação, a educação midiática crítica e a educomunicação. É pós-doutoranda na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, da Universidade Estadual Paulista. Foi diretora do Curso de Comunicação Social da FCPyS – UNCuyo entre 2011 e 2015.

Profa. Dra. Marli dos Santos

Marli dos Santos é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Jornalista e publicitária. Estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás, UFG. Atua como docente na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, linha de pesquisa Jornalismo, Imagem e Entretenimento. Líder do Grupo de Pesquisa EMANCIPA-JOR – Jornalismo contemporâneo: práticas para emancipação social na cultura tecnológica, ligado à Rede Nacional de Combate à Desinformação – RNCD. Coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC – Associación Latinoamerica de Investigadores de Comunicación e Coordenadora do GT Gêneros Jornalísticos, da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É diretora financeira da INTERCOM e membra da APJOR – Associação Profissão Jornalista.

Pesquisadores e demais interessados pela temática.