INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Jornalismo no Instagram? Sim! Na disciplina “Design em Revista”, casperianos e casperianas do 4º ano de Jornalismo criaram um projeto editorial para uma revista que seria produzida e desenvolvida no Instagram. O trabalho proposto pelo professor Márcio Rodrigo evidencia a relação entre o jornalismo, as imagens e o uso das redes sociais.

“Penso que o projeto nasceu da necessidade de prepararmos os jornalistas em formação para pensarem na revista em uma plataforma cujo design se baseia essencialmente nas imagens. Há hoje uma infinidade de perfis de revistas – de marcas famosas – utilizando a plataforma para migrar seus leitores para as redes sociais. Por outro lado, há revistas criadas no Instagram que são independentes, mas que têm mostrado a força da rede social para o novo formato de revistas, como por exemplo @letterfromhome; @armando_scacci: @studiolaura54”. – Professor Márcio Rodrigo.

Temas como viagem, música, entretenimento e artes visuais foram base para alguns dos projetos casperianos. Confira cinco perfis de Instagrans desenvolvidos ao longo do ano letivo!

 

@passagemparauma

Perfil do podcast “Passagem para uma”, com dicas para a mulher que viaja ou quer viajar sozinha.
Criadores: Bárbara Ligero, Gustavo Ribeiro, Larissa Herrera e Samantha Soares

 

@sabiando

O Sabiando é uma revista online de MPB que conta com hard news, cobertura de shows e entrevistas. O design é pensado assim: tudo o que está em preto e branco é enfeite. No geral, são homenagens a grandes cantores da música brasileira. Já o que está em colorido são notícias e informações para o leitor. A proposta é brincar com as cores e com as informações juntas.
Criadores: Ana Luíza Gerodetti, Marcela Andraus, Beatriz Araújo, Caio Ramos Simidzu e Otávio Matenhauer Urbinatti

@arte.cura

O perfil foi criado para cobrir as principais novidades artísticas e culturais, além de prestar serviço informando sobre eventos, mostras e exposições.
Criadores: Carolina Mikalauskas Sanches, Giulianna Iodice, Ana Carolina Siedschlag, Ricardo Archilha e Matheus Lisboa

 

@terapiaanimal

A revista digital pretende mostrar como é feita a Terapia Assistida por Animais, uma terapia alternativa que pretende ajudar no tratamento de deficientes físicos, autistas, pessoas com paralisia cerebral e idosos.
Criadoras: Yahisbel Valles, Fernanda Cecon, Isabel Rocha, Georgea Andrade e Kim Peixoto

 

@_musicacover

O objetivo deste perfil é mostrar o trabalho dos covers – músicos que impressionam por reproduzir com fidelidade a voz, figurinos, trejeitos e a presença de palco de artistas renomados no mercado e que, ao mesmo tempo que trabalham, também prestam uma homenagem aos seus ídolos.
Criadores: Thais Torres, Débora Lima, Guilherme Venaglia, Sofia Sampaio e Vitor Brown.