INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

A segunda noite do Fórum de Comunicação Integrada ocorreu no dia 26 de setembro agosto, no Teatro Cásper Líbero. A apresentação teve como tema a Música e a Propaganda e contou com a presença de três profissionais da área de publicidade: Tony Berchmans, autor do livro “A busca do filme”; Tereza Moranduzzo, compositora, produtora musical e sound design que atua Na Gloria Atelier de Áudio e Caetano Sayão, produtor de áudio e produtor criativo que atua no Atelier Vitché.

Tony Berchmans iniciou a discussão com a pergunta: “O que é trilha sonora?”. O produtor musical explicou que a trilha não se limita apenas à música, como muitos pensam, mas se prolonga por todos elementos sonoros de uma produção audiovisual.

Em seguida, Tereza Moranduzzo explicou didaticamente como se trata a música num comercial, da trilha sonora como contraponto de uma cena ou como descrição dos eventos que ocorrem naquele filme. Além disso Tereza explorou também as diferenças entre a trilha musical e o sound design.

No intervalo entre as apresentações, o professor Eduardo Dieb, do curso de Publicidade e Propaganda, homenageou os alunos da Agência SKA, vencedores da Campanha Dia do Estágio e Trainee 2015. Os alunos presentes foram Caio Pereira dos Santos, Eric Magalhães Costa, Julia Fortes Lima, Larissa Alves Benevenuto, Letícia Murlo Duque, Lucas de Souza Borges Vasconcelos, Marcel Korn, Nara Massoni Zanoni e Nathalia Godinho Gaspar. O grupo de jovens elaborou as placas e avisos que ilustram e fazem a comunicação do Dia do Estágio e Dia do Trainee da faculdade, evento que ocorrerá na Cásper Líbero no dia 10 de setembro.

Caetano Sayão frisou a importância dos jingles comerciai, pois é por meio deles que uma marca se fixa na memória dos consumidores. Para que possam trabalhar com criação de jingles, Sayão indicou que os interessados estudem todos os estilos de música existentes, pois a inspiração pode vir de uma música de que não se gosta nem um pouco. Como exemplos ele usou jingles famosos da comunicação brasileira, como da marca Parmalat na campanha “Mamíferos” e do Guaraná Antártica na campanha “Pipoca e Guaraná”, ambas dos anos 1990, mas conhecidas até hoje no meio publicitário.

Motivo de consenso entre os convidados foi a importância de se conhecer muito bem o público-alvo das campanhas, entender os desejos de seus clientes em relação as marcas e conhecer os produtos a serem divulgados. Com essa consciência é permitido ao publicitário criar e, até, buscar um pouco de poesia em seus projetos, afastando-se das publicidades predominantemente informativas.