via GIPHY

Se você quer fazer Rádio, TV e Internet ou está começando o curso agora, este conteúdo é para você! Que tal uma lista de livros e filmes para iniciar o contato com o mundo da direção de arte, roteiro e edições? Em parceria com a Daniela Paulino Cruz Bissolato, coordenadora da biblioteca Prof. José Geraldo Vieira, da Faculdade Cásper Líbero, separamos algumas dicas de obras para os futuros jornalistas. Vem com a gente!

Livros

1- Otávio Gabus Mendes: do rádio à televisão / Edith Gabus Mendes

O livro fala sobre a história e as experiências de um dos pioneiros do rádio e da televisão no Brasil.

2- Na mesma sintonia: o rádio na vida e na obra de Orlando Duarte / Orlando Duarte

O rádio ainda é o meio de comunicação de maior cobertura no planeta e o de utilização mais barata e versátil: o receptor pode estar no automóvel, em qualquer ambiente da casa e, até, preso ao braço do ouvinte, em modelos miniaturizados. Esse livro narra a história desse invento e a trajetória de Orlando Duarte, um veterano da locução esportiva, no meio radiofônico brasileiro, destacando a atuação de vários pioneiros da radiodifusão com que o autor conviveu.

Fonte: Livraria Martins Fontes

3- No ar: PRK-30!: o mais famoso programa de humor da era do rádio / Paulo Perdigão

A PRK-30 estréia na Rádio Mayrink Veiga em outubro de 1944 como uma espécie de “rádio dentro da rádio”, em que os atores Lauro Borges e Castro Barbosa se revezam apresentando grandes nomes da música, anunciando patrocinadores e encarnando figuras hilariantes para divertir milhões de brasileiros. O PRK-30 ficou consagrado como “O mais famoso programa de humor da Era do Rádio”.

Fonte: Ponto Frio

Filmes

1- Fale comigo, 2007 / Direção Kasi Lemmons

O filme narra a história de Ralph Waldo “Petey” Greene, uma personalidade do rádio dos anos 1960 dos Estados Unidos, mais precisamente de Washington. Na época do soul e da controvérsia entre brancos e negros, Petey vivia com intensidade, mas sem ficar alheio aos problemas.

2- Bom dia Vietnã, 1987 / Direção Barry Levinson

Em 1965, o disk-jóquei Adrian Cronauer é recrutado para apresentar programa de rádio das forças armadas americanas no Vietnã. Irreverente, ele agrada aos soldados, enfurece alguns oficiais.

3- Rede de intrigas, 1976 / Direção Sidney Lumet

Locutor de noticiário em franca decadência é pressionado pela direção da emissora por causa do baixo índice de audiência. Estressado, ele resolve revelar ao público, ao vivo, o que acontece atrás dos bastidores de TV.

Curtiu as sugestões específicas para apaixonados por Rádio, TV e Internet? O melhor de tudo é que, se você é casperiano, pode encontrar todas essas obras no acervo da biblioteca. Te esperamos por lá!

Confira mais listas de filmes e livros relacionados às áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.