Ícone do título

A construção da alteridade no discurso dos sites de compras

[sidebar name=”mestrado”]
Autora: Renata Granato
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 27/03/2013

Resumo

Esse trabalho traz uma análise de alguns sites de comércio eletrônico das categorias Compras Coletivas, Compras por Assinatura e Consumo Colaborativo com objetivo de identificar a construção da alteridade em seus discursos.Os sites estudados foram o Privalia, o Shoes4you e o Enjoei, cada um deles representa uma das categorias citadas acima.Esses grupos de sites ,que chamei de sites de oportunidades, são observados sob a ótica dos seguintes fatores culturais: individualidade, participação e pertencimento e padrão de beleza hegemônico. Os fatores culturais estudados estão presentes nos sitese a construção da alteridade se dá através do universo simbólico composto de textos e imagens que mostram o outro a todo instante como um ser inapropriado que deve ser repelido ou como um ser perfeito, afim de que o consumidor se aproxime e se espelhe. A construção da alteridade no discurso dos  sites de compras mostra aspectos da cultura vigente na qual o outro parece ter importante papel nas atitudes de cada indivíduo , inclusive nas decisões inerentes ao consumo.
Palavras-chave:1. Comércio eletrônico 2. Construção da alteridade3.Consumo4. Linguagem publicitária.