Autor: Deysi Oliveira Cioccari |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 28/11/2013 |
Resumo
Este trabalho se insere na linha de pesquisa Produtos Midiáticos: Jornalismo e
Entretenimento do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero e tem por objetivo verificar o papel das imagens fotográficas jornalísticas na construção de mensagens ideológicas a partir do referencial teórico de segunda realidade, de Boris Kossoy. Utilizamos também o pensamento sobre a Sociedade do Espetáculo proposto por Guy Debord. Escolhemos como objeto de estudo as eleições municipais brasileiras de 2012 ocorridas em duas capitais: São Paulo e Porto Alegre. Analisamos as imagens fotográficas nos dois jornais mais lidos destas apitais: Folha de S. Paulo e Zero Hora, respectivamente. Buscamos entender a relação entre imagem fotográfica, espetáculo, comunicação, política e poder e como a imprensa privilegiou algumas imagens em detrimento de outras. Nossa ideia é que a mídia contribui decisivamente ara a construção do personagem político.
Palavras-chave: Comunicação. Imagem. Eleições Municipais. Narrativas. Fotojornalismo.