Comunicação empresa-cliente dentro da rede social Facebook: estudo de caso com análise do perfil de 10 empresas com os maiores números de seguidores no Facebook

Autor: Vera Lúcia Vieira
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 18/12/2013

Resumo

Esta pesquisa propõe um estudo sob re a comunicação empresa-cliente dentro da rede social Facebook com a análise do perfil das 10 empresas que possuem os maiores números de seguidores. Traz uma análise sobre o cenário da comunicação e marketing, das tecnologias digitais, do comportamento do consumidor e das empresas nessa rede social.
São traçados os conceitos teóricos sobre as Redes Sociais na Internet (RSIs) e sobre o trabalho imaterial dos consumidores que deram sustentação ao estudo. São apresentados os resultados dos estudos exploratórios realizados em relação a este assunto bem como o estudo de caso prático visando registrar como ocorrem as publicações nos perfis dessas empresas e as suas repercussões nos usuários,  seguidores e os reflexos dessas iniciativas dentro do Facebook. O estudo de caso foi baseado na monitoração do perfil dessas 10 empresas durante 24 horas através de um software de mercado especialmente utilizado para esta finalidade.
Por meio dele foi possível medir os números de comentários, compartilhamentos e influência de outros usuários dentro dessa rede social. A partir deste estudo pode – se entender o impacto das publicações das empresas e suas repercussões, possibilitando entender cada vez mais esta forma de comunicação entre empresas e consumidores dentro das redes sociais da internet (RSIs).
Palavras-chave: Processos Midiáticos; Comunicação Empresa – Consumidor; Facebook; monitoração online; internet;