Corpo Docente do Mestrado

prof. cláudio

Cláudio Novaes Pinto Coelho

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP (1991). Formado em Ciências Sociais pela USP.

É mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas, SP, Unicamp. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo, do CNPq (2006), e é responsável pelos Projetos de Pesquisa Comunicação, Cultura e Espetáculo e Mídia, Política e Espetáculo, do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação e Sociologia, com ênfase em Teoria Crítica da Comunicação e Teoria Sociológica Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação jornalística, indústria cultural, comunicação publicitária, cultura de consumo, comunicação política e sociedade do espetáculo. É também professor da pós-graduação lato sensu (Comunicação, globalização e cultura da imagem) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Publicidade: é possível escapar? (São Paulo: Paulus, 2003), Comunicação e Sociedade do Espetáculo (São Paulo: Paulus, 2006), organizada com Valdir José de Castro, e Estudos de Comunicação Contemporânea: perspectivas e trajetórias (São Paulo: Plêiade, 2012), organizada com Dimas A. Künsch e José Eugenio de Oliveira Menezes.

Ver Currículo

 

prof. josé eugenio

José Eugenio de Oliveira Menezes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP (2004). Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP, Unimep, em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, SP, e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR.

É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, do CNPq (2008), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Ecologia da Comunicação, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, teoria da comunicação, cultura do ouvir, ecologia da comunicação, rádio, áudio, escalada da abstração, narrativa, jornalismo e cultura de rede. É também professor da graduação (Teoria da Comunicação) e da pós-graduação lato sensu (Metodologia e Teorias da Comunicação) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Rádio e cidade: vínculos sonoros (São Paulo: Annablume, 2007), Processos e produtos midiáticos (São Paulo: Plêiade, 2010), organizada com Luís Mauro Sá Martino, e Comunicação e cultura do ouvir (São Paulo: Plêiade, 2012), organizada com Marcelo Cardoso.

Ver Currículo

prof. luís mauro

Luís Mauro Sá Martino

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2004). Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

É mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. Lidera o Grupo de Pesquisa Mídia, Instituições e Poder Simbólico, do CNPq (2012), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Teorias da Comunicação: Processos, Instituições e Epistemologia, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, mídia e religião, processo de produção de notícias, entretenimento e política. É também professor da graduação (Comunicação Comparada) e da pós-graduação lato sensu (Comunicação em Rede, Esfera Pública e Cibercultura) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Teoria da comunicação (Petrópolis: Vozes, 2009), Comunicação e identidade (São Paulo: Paulus, 2010) e The mediatization of religion (Londres: Ashgate, 2013).

Ver Currículo

prof. Marli dos Santos

Marli dos Santos

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998).

Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda (1979) e Jornalismo (1989) pela Universidade Metodista de São Paulo. É vice-coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC – Associación Latinoamerica de Investigadores de Comunicación. É pesquisadora FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo. Atuou como coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, de 2011 a 2017. Foi docente titular do curso de Jornalismo da UMESP, de 1999 a 2017, tendo orientado inúmeros projetos e trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica. Ministrou disciplina Linguagem jornalística e orientou TCCs no curso de Lato Sensu EAD Gestão de Conteúdo em Comunicação – Jornalismo. Atuou como docente no Programa de Comunicação Jornalística da PUC-SP e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Foi repórter, editora, assessora de imprensa e gerente de comunicação em grandes empresas.

Ver Currículo | Ver Perfil

 

prof. Simonetta

Simonetta Persichetti

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2001). Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

É mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Visual, do CNPq (2006), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Fotografia, Jornalismo e Identidade, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotojornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, jornalismo, fotojornalismo, imagem e tecnologia da imagem. É também professora da graduação (Fotojornalismo) e da pós-graduação lato sensu (A Imagem Fotográfica no Jornalismo) da Faculdade Cásper Líbero. É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Encontros com a fotografia (Fortaleza/São Paulo: Tempo d’Imagem, 2009), Imagens da fotografia brasileira (Vols. 1 e 2. São Paulo: Estação Liberdade/Senac, 1997/2000) e Mídia e comunicação contemporânea: relatos de pesquisas (São Paulo: Plêiade, 2012), organizada com Edilson Cazeloto e Luís Mauro Sá Martino.

Ver Currículo