Autor: Fabrício Ofugi |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data:10/03/2010 |
Resumo
O estudo analisa a centralidade do processo midiático da comunicação para o desenvolvimento da carreira do músico independente. A liberdade na internet e o comportamento do artista diante desse contexto são relevantes para o debate sobre a indústria fonográfica. A emergência de novos artistas, que participam de festivais independentes e promovem sua música por meio da internet é o objeto deste estudo.
Como resultado, entende-se que a internet contribui para viabilizar a auto-gestão da carreira artística, como meio que possibilita o compartilhamento de músicas, o contato com público, produtores, divulgadores e formadores de opinião. Assim, o artista consegue condições para gerir suas próprias carreiras, bem como associar-se a outras empresas, bandas e organizações. O cenário musical abordado está em fase de consolidação, mas, associado às possibilidades da internet e suas redes digitais, apresenta perspectivas positivas para os músicos.
Palavras-chave: auto-gestão musical, música, internet