Autor: André Rosa de Oliveira |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 18/10/2011 |
Resumo
A educação a distância depende de processos comunicacionais para promover a relação entre professores, estudantes e conteúdos. Com a evolução dos recursos tecnológicos apropriados para este fim, temos a comunicação mediada por computador (CMC), que compõem ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Este trabalho tem como propósito explorar as ferramentas de texto caracterizadas como assíncronas, buscando reconhecer e identificar padrões de colaboração dos usuários — um objetivo perseguido por quem desenvolve ou gerencia estes sistemas. Para isso, foram analisadas as mensagens postadas nos fóruns de um ambiente aberto, o grupo de estudos Educar na Cultura Digital, utilizando categorias determinadas através do método sugerido na teoria fundamentada em dados. Tal processo resultou na representação visual destes fóruns, em forma de grafos, permitindo ainda a análise de suas estruturas. Esta observação reforça a presença de elementos que favorecem as condições para a colaboração: as motivações e situações de simetria entre os interlocutores, bem como as interações — especialmente as que denotam socialização.
Palavras-chave: Comunicação mediada por computador. Educação a distância. Colaboração. Ferramentas assíncronas.