Autora: Ana Lúcia de Alcântara Oshiro |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 07/10/2008 |
Resumo
Reputação torna-se o ativo de valor agregador de maior importância para as corporações em todo o mundo – em especial para as empresas de software. Estas empresas produzem um bem imaterial, de difícil validação, prescindem de aceitação por parte do mercado e da própria sociedade – usuária e integrada nas tecnologias da informação. A Comunicação Organizacional, como ferramental de apoio a esse processo é a ciência que transforma o diálogo, entre os vários stakeholders da organização, em um processo de percepção positivo,gerando um ambiente interativo e de transformação entre as duas pontas do sistema: a sociedade e o capital.
O nosso objeto de estudo é o discurso de reputação da empresa pioneira do setor de ERP, a SAP, que incorpora, em seu núcleo e na própria essência de sua tecnologia, o conceito de integração sistêmica da informação e de interação entre o produtor, a cadeia de produção e de consumo das empresas. Seu discurso de reputação, presente em sua comunicação, se estende por toda a cadeia e poderá, ou não, gerar um movimento de sustentabilidade e compromissos de reputação, também, para os agentes que integram a cadeia produtiva e de consumo que são, ao mesmo tempo, usuários desses softwares. O discurso representado pelas narrativas (presentes em press releases globais e locais) mercadológicas/institucionais da indústria cujo principal produto está baseado no desenvolvimento do software para a gestão: a indústria de software ERP, objeto deste estudo.
Palavras-chave: Reputação. Informacional. Comunicação organizacional. Sistemas ERP