Autor: Tiago César Agostinho |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 10/09/2012 |
Resumo
Com a quebra das barreiras físicas da internet, o mundo tem vivido inúmeras mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. Da mesma forma, o Exército Brasileiro, instituição com mais de três séculos de história, tem presenciado estas transformações. A necessidade de constante legitimação, visibilidade e reconhecimento perante a sociedade são fatores que interferem nas estratégias da organização na contemporaneidade. O que se buscou analisar por meio de pesquisa bibliográfica, observação participante, análise de planos de comunicação e entrevistas com jornalistas e militares é como o Exército está se adaptando a este momento de visibilidade. Mesmo com a amplificação de plataformas, a instituição utiliza a visibilidade como uma forma de invisibilidade, o que nesta pesquisa classificamos como processo de incomunicação. O Exército, criando canais com seus públicos e disponibilizando constantemente informações para a sociedade, transmite uma sensação de abertura. Por questões de segurança, a fronteira estratégica entre o que deve e o que não deve ser divulgado é delimitada não pela informação em si, mas pela maneira com que ela é transmitida, sempre de forma porosa.
Palavras-chave: Comunicação pública. Exército Brasileiro. Interação. Visibilidade. Comunicação Organizacional.