Autor: Bruno Peixoto Deiro |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 01/10/2014 |
Resumo
O presente trabalho se propõe a uma reflexão sobre a perspectiva de que as mudanças impostas pelo jornalismo online, especialmente nos últimos 10 anos, apontem para a necessidade de se repensar a deontologia profissional consolidada ao longo do século XX. São revisitados conceitos e valores que fomentaram uma idealizada função social da atividade para em seguida se fazer uma comparação com as novas exigências das redações online, que buscam um papel reconfigurado dentro da sociedade. Além da análise bibliográfica, foram entrevistados três jornalistas em posição de chefia nas empresas O Estado de S. Paulo, R7 e ESPN para uma amostra das novas funções atribuídas ou desejáveis no dia a dia dos sites jornalísticos brasileiros, com uma análise voltada especialmente para o monitoramento de audiência, a apropriação profissional das mídias sociais e uma relação mais próxima com o público-leitor.
Palavras-chave: Jornalismo Online. Deontologia jornalística. Mídias sociais. Internet. Teoria do Jornalismo. Métricas