Autora: Juliana Regina Machado |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 14/12/2015 |
Resumo
Novas perspectivas não essencialistas em relação à identidade surgem com base em concepções de identidades fragmentadas, múltiplas identidades, descentração e deslocamento do sujeito. Nesse novo cenário, processos midiáticos de construção da identidade feminina e suas relações de gênero, habitus e classe social foram analisados em três Páginas no Facebook (Mundo Le Lis, Vou de Marisa e Lojas Torra Torra), a fim de compreender de que forma se dá a idealização e a representação da mulher nas respectivas Páginas, com base na observação de posts publicados na rede social digital e nos vínculos existentes na relação entre as mulheres que acompanham as publicações e as marcas. Por meio da análise foi possível observar semelhanças em relação ao gosto representado na idealização e representação da mulher nas Páginas do Facebook, independente de sua localização no espaço de posição social, no entanto, aplicados e vivenciados com base em habitus e estilos de vida distintos, envolvidos pela identidade e diferença.
Palavras-chave: Processos midiáticos. Comunicação. Identidade feminina. Vestuário. Mídias digitais.