Ícone do título

Música nas mídias móveis - Vínculos, ambientes e rítmos

[sidebar name=”mestrado”]
Autor: Natália Constantino Diogo
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 24/09/2014

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a discussão sobre como os dispositivos digitais móveis – celulares, tablets, notebooks e outros – podem ter influenciado na complexificação da escuta musical. Através de um processo de observação dos fenômenos e de um aprofundado levantamento bibliográfico, pretendesse  compreender a forma como a sociedade teve seu hábito de audição musical culturalmente influenciado pelas novas formas de escuta. Os caminhos desta pesquisa enveredam primeiramente pelas aproximações entre o som e a música, com base nos escritos de Joachim-Ernst Berendt. Mais adiante focamos na questão da audição como um sentido social, utilizando as pesquisas sobre o ouvido de Christoph Wulf e sobre a propriocepção de Helmuth Plessner. O ouvir social nos leva diretamente para as noções sobre vínculos que aqui optamos por trazer nas palavras de Norval Baitello Júnior e de Boris Cyrulnik e ainda; somamos, na última parte, Norbert Elias e Paul Virilio para abordar a questão do tempo social mediado pelas relações entre o homem e o equipamento digital. Estes caminhos desembocam na metáfora de Baitello Jr. sobre as capilaridades da comunicação: a comunicação, portanto, atuando como raízes ou vasos capilares que se vascularizam por todos os ambientes de nossas vidas. Por meio das mídias primária, secundária ou terciária – utilizando aqui classificação de Harry Pross –, a comunicação se esparrama, se  dilui e se vasculariza pelas atividades cotidianas, saltamos de uma mídia para a outra todo o tempo. E justamente por estarmos emaranhados nestas capilaridades da comunicação, vê-se necessário discutir uma ecologia da comunicação. Desta forma pode-se compreender como corpos e aparatos
digitais convivem no contexto contemporâneo.

Palavras chave: 1. Comunicação, 2. Música, 3. Mídia móvel, 4. Cultura do Ouvir, 5.Ecologia da Comunicação