Autor: Edson Rossi |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 02/10/2014 |
Resumo
Este trabalho trata do surgimento do segmento conhecido por digital out of home, o mais recente meio de distribuição de informação e veiculação de publicidade, nascido na segunda metade dos anos 90 nos Estados Unidos e no começo dos anos 2000 no Brasil.
O desenvolvimento dessa nova mídia está diretamente ligado às transformações arquitetônicas e urbanas ocorridas a partir da segunda metade do século XX e será visto sob a perspectiva da urbanidade, da contemporaneidade e da sociedade do espetáculo.
Além disso, o segmento será estudado inserido na revolução tecnológica que modificou a forma como o mundo consome informação e como interage com novos meios.
O referencial teórico, inevitavelmente, trará autores que não tratam especificamente desse segmento da comunicação. Mas todos eles, de Paul Virilio, na questão da urbanidade,a Guy Debord, no âmbito da sociedade do espetáculo, passando por Walter Benjamin, nas questões de reprodutibilidade, e Josep Català, no campo da imagem, servirão para a construção de um cenário teórico crítico – e não montado com a preocupação de elaborar consensos.
Dentro da linha de pesquisa de produtos midiáticos, será analisada de forma mais detalhada seu modus operandi narrativo: a micronarrativa – já que seus módulos informativos têm profundas restrições de espaço (até 120 caracteres de texto) e tempo (até 10 segundos de exibição). Neles, o uso da imagem, seja a fotográfica ou o vídeo, é nuclear e decisivo. Para enriquecer esse detalhamento se utilizará um acervo de pesquisas quantitativas auditadas, desenvolvidas não especificamente para esta dissertação. Por fim, haverá o estudo de caso da Elemidia, uma das principais empresas brasileiras do setor e a que mais investe em – e distribui – conteúdo.
Palavras-chave: Novas mídias. Webjornalismo. Digital out of home. Micronarrativas.Imagem. Elemidia