Autora: Rita de Cássia Borges Ribas |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 27/10/2006 |
Resumo
A efemeridade do mercado contemporâneo requer uma constante renovação dos desejos de consumo.
Neste âmbito, as indústrias e o mercado varejista são estimulados a fomentar e a intensificar suas estratégias para seduzir o consumidor. Essa necessidade gerou a iniciativa de apropriar-se dos elementos estéticos da arte para criar “espetáculos” e influenciar a percepção do consumidor, fetichizando o ato de consumo, bem como as mercadorias.
Para detectar os impactos desses signos artísticos aliados à mercadoria, realizamos uma pesquisa com consumidores com o objetivo de compreender em que escala o discurso estético pode potencializar a atração do comprador frente às mercadorias, interferindo no processo de consumo.
A análise dos resultados obtidos durante a pesquisa propiciou uma problematização crítica sobre o impacto da espetacularização, no discurso estético do mercado e suas implicações no comportamento do consumidor.
Palavras-chave: mercado, espetacularização, arte, sedução, consumo