Ícone do título

O Rádio como Palco da Campanha Política: um estudo sobre os programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral de Lula em 2006

[sidebar name=”mestrado”]
Autora: Cristiane Soraya Sales Moura
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 24/04/2009

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as formas de produção dos programas de rádio do Horário Gratuito  de Propaganda Eleitoral (HGPE) da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, com o intuito de esclarecer como eles foram produzidos. A autora realizou uma investigação sobre o meio sonoro e sua relação com a política, partindo do pressuposto de que há uma relação direta entre os temas (conteúdo) abordados e os recursos sonoros utilizados na elaboração dos programas do HGPE. A análise dos programas radiofônicos no primeiro e segundo turnos aborda os seus aspectos quantitativos e qualitativos. Os recursos sonoros utilizados na produção dos programas, se bem empregados, criam um verdadeiro cenário acústico que faz com que o ouvinte se sinta realmente presente no ambiente descrito.
Palavras-chave: Rádio e política; marketing político; programas radiofônicos do HGPE e recursos sonoros.