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Orquestras sensoriais: processo de comunicação no varejo de moda íntima

[sidebar name=”mestrado”]
Autora: Tatiana Pacheco Benites
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 27/01/2011

Resumo

Esta dissertação trata dos processos de comunicação, com destaque para os cinco sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato) presentes na vinculação humana das frequentadoras do ambiente de compras das lojas de moda íntima feminina do Shopping Pátio Paulista, em São Paulo. O estudo apresenta uma pesquisa de observação com frequentadoras e consumidoras das lojas (Any Any, Hope e Jogê), destacando a forma como as lojas selecionadas percebem o ambiente de compras através dos sentidos e das experiências de sinestesia. A perspectiva metodológica é de cunho qualitativo e etnográfico, baseada em relatórios de observação e análises de ambiente, além de entrevistas com profissionais de áreas ligadas à especialidade de cada sentido. A pesquisa, que se fundamenta nos estudos de Vicente Romano, Gilles Lipovetsky, Michel Serres, Boris Cyrulnik, Martin Lindstrom e Paco Underhill propõe, ainda, o termo “orquestras sensoriais” como uma forma de se compreender a comunicação por meio da qual as mulheres participam, com todos os sentidos, como protagonistas dos processos de vinculação humana nos pontos de venda de moda íntima feminina. Seduzidas pelo ambiente de compras envolvidas pelos cinco sentidos num processo de comunicação e, em muitos casos também de compras, participam do que denominamos orquestra sensorial.
Palavras-chave: Comunicação. Cultura. Moda íntima feminina. Consumo. Cinco sentidos.Ponto-de-venda.