José Rodinei Fernandes, de analista de sistemas ao Mestrado em Comunicação na Cásper

José Rodinei Fernandes

José Rodinei Fernandes, mestrando em Comunicação na Cásper, está em busca de respostas para perguntas em Comunicação digital. Ele veio do setor de tecnologia, e começou a sua carreira como analista de sistemas. Depois de cinco anos, gerenciou a área de informações de mercado e começou a se aproximar do Marketing, em seguida, da Comunicação. Fez algumas especializações em Marketing, Administração e Comunicação, mas queria avançar, por causa das transformações da sociedade e do mercado em comunicação. Encontrou no Mestrado um caminho. Hoje, como gerente de produtos em uma grande empresa farmacêutica, fala um pouco do seu encontro com a pesquisa.

  • Por que você escolheu fazer o Mestrado?

Decidi fazer o Mestrado a fim de aprofundar o conhecimento, utilizando a pesquisa e o pensamento acadêmico como caminho, para ir além das prescrições e soluções momentâneas aos desafios atuais, apresentados principalmente pela comunicação digital.

  • Qual a relação da sua pesquisa no mestrado com a carreira e trajetória pessoal?

Minha pesquisa é focada na comunicação digital, especificamente na comunicação dos chamados influenciadores digitais e a reação de sua audiência diante da mensagem transmitida. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, trago elementos das várias áreas em que já atuei, mas o gerenciamento de marcas é o que tem mais me motivado a buscar significados na relação influenciador e audiência.

  • Que sugestão dá aos que pretendem fazer mestrado em comunicação?

Estimular o pensamento questionador e, se as respostas já construídas e prontas não satisfizerem, buscar construir uma resposta. O Mestrado dará ferramentas para esta busca. No mundo contemporâneo, com o dinamismo da área de Comunicação, muitas perguntas podem ser elaboradas – e algumas ainda não foram totalmente respondidas. Você pode ser um dos pesquisadores que irá contribuir com toda ou parte da resposta.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado. Confira o edital e participe.