A pós-graduação é uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos em uma área de interesse, criar network e iniciar novos projetos, como fez Felipe Vicentino Leme. Autor do “Manual de Publicidade Aplicada”, Felipe conta que o projeto teve início durante a sua pós-graduação em Marketing e Publicidade e Propaganda na Faculdade Cásper Líbero:

“O manual foi totalmente elaborado dentro da Faculdade, as ideias apareceram conforme as aulas foram acontecendo.”

Mas, o projeto passou por diversas mudanças ao longo do caminho. Primeiramente, Felipe considerou fundar uma agência convencional, oferecendo diferentes serviços. Próximo ao final do curso, a ideia passou a ser desenvolvida como tese. Contudo, foi apenas após a entrega do TCC que o manual começou a ganhar forma.

Abordando temas como marketing, comportamento do consumidor e conteúdo, o manual apresenta o objetivo de “ajudar pequenas e médias empresas em seu desenvolvimento de marca, construção de departamentos comerciais como início, até a elaboração do planejamento comunicacional propriamente dito.”. Felipe também cita que já possui planos para o futuro do material.

“Esse manual foi feito com o intuito de ser um material de consulta, não de leitura contínua, para que a aplicação seja realizada em regra pelos próprios integrantes da companhia. Claro, buscamos a simplicidade em conceitos extremamente técnicos. O caminho seguinte é a extensão do conceito em ambiente acadêmico, movimento esse incentivado pelo professor Victor. Queremos atingir empresas médias, pequenas e, principalmente, um ambiente acadêmico com lastro de aprendizagem. A junção desses fatores poderá construir uma classe publicitária mais preparada com resultados sólidos em cada ramo de atividade.”

Para além dos conteúdos aprendidos em aula, a pós-graduação contribuiu para que Felipe criasse uma rede de contatos importante ao longo do curso. Durante o processo de desenvolvimento do manual, ele contou com a contribuição de professores que conheceu na pós-graduação, entre eles Victor Oszelnski.

“Em muitas conversas diretas com o professor Victor começamos a elaboração do projeto, em resumo não fiz nada sozinho.”

O professor Victor Oszelnski, sócio-fundador da Percepta Marketing e Comportamento e diretor do DEINFRA – Telecomunicações Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, conta como foi acompanhar o trabalho de Felipe.

“Fui seu professor no curso de pós-graduação da Cásper e o Felipe se mostrou sempre muito interessado não só no conteúdo, mas também em sua adequada aplicação a diferentes públicos de interesse. Depois de terminado o ciclo da disciplina continuamos em contato e ele me mostrou o projeto que é muito interessante porque nem é classicamente acadêmico, nem exclusivamente técnico, mas um manual que pode ser usado por alguém que conhece de seu negócio, mas não de comunicação.”

Ele explica que o “Manual de Publicidade Aplicada” contribui à área da Publicidade ao “suprir uma demanda do estudante, do empreendedor e do pequeno e médio empresário em entender e usar as ferramentas de comunicação para desenvolver seu negócio e compreender a forma como suas iniciativas são percebidas e acolhidas. Fundamental para que saibam o que solicitar, como agir e até como colaborar da melhor forma com o esforço necessário de comunicação e prosperar.”

Victor Oszelnski também reforça a importância da pós-graduação para a formação de profissionais, especialmente na área de Marketing e Publicidade:

“A pós-graduação tem a possibilidade de aprofundar temas e atualizar o conhecimento dos alunos, dentro do que se pratica nas empresas e no mercado, indo muito além do conteúdo de formação, para produzir reflexões mais profundas, não só do ponto de vista técnico, mas também do ponto de vista ético e social já que esses profissionais poderão moldar o mercado dentro de uma lógica mais humana e necessária numa sociedade cada vez mais automatizada e digital.”

A pós-graduação de Marketing e Publicidade em Mídias Digitais da Cásper

O curso oferece uma formação focada em conceitos e práticas do marketing e da publicidade no ambiente digital. Apresenta novas formar de pensar estrategicamente a área, como planejar a comunicação de marca e mensurar resultados, tendo em vista o consumo digital modulado pelos algoritmos. Aborda inovação e empreendedorismo digital, inclusive e-commerce nas mídias digitais. Dá destaque às tendências nas narrativas em publicidade em multiplataforma, podcasts e advergames (publicidade em jogos híbridos e digitais).