O Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero realizará aulas online abertas para o público externo. Os interessados podem se inscrever gratuitamente e participar, junto aos alunos dos cursos de especialização, da dinâmica das aulas e da troca de conteúdos com os professores e convidados especiais. Confira, abaixo, as datas e os temas de cada aula.

Comunicação + Tecnologia + Ruídos. Pra onde vamos?

3/11, terça-feira, 19h

Disciplina: Imersão II: Inovação e Prospecção de Cenários, do curso Produção, Criação e Gestão Audiovisual Transmídia

Professor: Alan Angelucci

Convidado: Eduardo Acquarone, roteirista, diretor e criador de projetos digitais. O jornalista Eduardo Acquarone trabalha com inovação desde 2008, quando lançou o Globo Amazônia, projeto indicado ao Emmy Digital e que conseguiu mais de 55 milhões de protestos virtuais contra a destruição da floresta. Em 2015 estudou no Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism em Nova York, onde fundou a Flying Content, empresa que mistura narrativa com tecnologia. Após trabalhar em empresas como CBS (EUA), Reuters, UOL e TV Globo, hoje Eduardo atua como consultor e está na fase final de um doutorado sobre o impacto das tecnologias imersivas em narrativas não-ficcionais no Iscte-IUL, em Lisboa.

Inscrições abertas!

Jornalismo e curadoria de conteúdo

18/11, quarta-feira, 19h

Disciplina: Crítica Cultural na Contemporaneidade, no curso Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade

Professor: Welington Andrade

Convidado: Ariane Abdalla, jornalista e sócia da Atelier de Conteúdo, autora do livro-reportagem De um gole só: a história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo (Portfolio-Penguin).

Resumo: A importância da produção de livros, artigos, estudos de cultura organizacional e outros conteúdos estratégicos para pessoas e marcas. A aposta em novos mercados para o jornalismo. Como empresas e pessoas podem se comunicar melhor com seus diferentes públicos e se posicionarem nos ambientes digital e offline.

Profissão: repórter e escritor

25/11, quarta-feira, 19h

Professor: Welington Andrade

Convidado:  Victor Bonini, ex-repórter da TV Gazeta e da TV Globo, mestrando em Comunicação na New York University e autor de livros de ficção.

Resumo: Embora pertençam a universos distintos, o jornalismo e a literatura sempre andaram de mãos dadas, o que levou o Prof. Antonio Candido a considerar o texto jornalístico como uma das muitas modalidades literárias existentes. Partindo dessa perspectiva, cabem as perguntas: De que recursos ficcionais pode se valer o texto jornalístico? Como a experiência com o real pode subsidiar a atividade do autor literário?

Inscrições abertas!

Aulas abertas já realizadas!

Cases de startups: negócio da mídia

15/06, segunda-feira, 20h30

Disciplina: Empreendedorismo e startups, do curso Marketing e Comunicação Publicitária

Professor: José Carlos Aronchi

Convidado: Clayton Melo, fundador da startup A Vida No Centro, plataforma de informação e inteligência especializada no Centro de São Paulo. Foi Diretor de Mídias Digitais e Editor de Tecnologia da Revista Istoé Dinheiro, Editor do jornal de economia Gazeta Mercantil, Editor-Executivo da rede de sites de tecnologia IDG e do Meio e Mensagem, entre outras publicações.

Inscrições encerradas

Comunicação, dinheiro e sustentabilidade: desmistificando o investimento em projetos sociais

18/06, quinta-feira, 19h

Disciplina: Relações Públicas, Governança Corporativa e Sustentabilidade, do curso Comunicação Organizacional e Relações Públicas

Professora: Camila Acosta Camargo

Convidado: Mauricio Guimarães, consultor de marketing e professor na FMU. Atua na área de Negócios, Marketing e Comunicação com passagens pelos segmentos de comunicação, tecnologia e imobiliário. Trabalhou nas empresas LG Electronics e Lopes Consultoria de Imóveis, onde foi um dos responsáveis pelo desenho e implantação do projeto de CRM.

Inscrições encerradas

Transmídia e Gamificação: engajando o público em todas as plataformas

18/6, quinta-feira, 19h30

Disciplina: Criação: Formatos, Linguagens e Bíblia Transmídia, do curso Produção, Criação e Gestão Audiovisual Transmídia