Pós-Graduação em Produção, Criação e Gestão Audiovisual Transmídia

(4 disciplinas)
3º semestre
(2 disciplinas + TCC)
1° Bim. 2° Bim. 1° Bim. 2° Bim. 1° Bim. 2° Bim.
Terça-feira Atualidade do Pensamento Comunicacional Pesquisa em Comunicação: Projetos para Academia, Mercado e Editais de Fomento Produção Transmídia Criação: Formatos, Linguagem e Bíblia Transmídia Imersão I Imersão II

Quinta-feira

Convergência Midiática Economia do Audiovisual Gestão e Empreendedorismo Advertainment

Descrição do curso

Este curso capacita o aluno para a produção, criação e gestão de conteúdo audiovisual transmídia. A proposta encontra-se compassada com as atuais tendências de mercado: narrativas amplas, incapazes de serem abarcadas por um único meio, nas quais precisa-se pensar a integração de histórias, mídias e usuários cada vez mais participantes. Contemplam-se aulas teóricas, dedicadas a apresentar e aprofundar as bases da convergência midiática e da economia contemporânea do audiovisual, e aulas práticas. Nestas últimas, a estrutura da Fundação Cásper Líbero (Rádio e TV Gazeta; laboratórios de produção digital) dá suporte às experimentações/produções dos alunos.

Objetivos

• Formar profissionais habilitados a produzir, criar e gerir conteúdo audiovisual transmídia;
  • Apresentar os últimos desenvolvimentos conceituais sobre convergência midiática, redes sociais digitais e transmedia storytelling;
  • Estudar cases e realizar atividades práticas para problematizar o audiovisual transmídia na contemporaneidade.

• Profissionais do audiovisual que desejam se atualizar e aprofundar conhecimentos e práticas envolvendo conteúdo transmídia;
  • Estudantes recém-formados em comunicação e áreas afins interessados pelo campo audiovisual, com foco em convergência midiática e transmedia storytelling.

Disciplinas de aprofundamento

• Convergência Midiática;
  • Economia do Audiovisual;
  • Produção Transmídia;
  • Criação: formatos, linguagem e bíblia transmídia;
  • Gestão e Empreendedorismo;
  • Advertainment.

Disciplinas de imersão mercadológica

• Ambientes interativos, conteúdo baseado em jogos e ludificação;
  • Estudos de Caso: Aproveitamento Comercial de Produtos.

Disciplinas comuns aos quatro cursos

• Atualidade do Pensamento Comunicacional;
  • Pesquisa em Comunicação: Projetos para Academia, Mercado e Editais de Fomento.

Monografia – Plano de Comunicação – Orientação

O trabalho de conclusão de curso poderá ser desenvolvido em uma das seguintes modalidades:

• Trabalho monográfico no formato estudo de caso, visando discutir e relacionar a produção, criação e gestão de conteúdo audiovisual transmídia com o embasamento teórico/experimental obtido durante o curso;
  • Piloto de um produto audiovisual transmídia.

Formulário de Interesse