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O público e o privado nas narrativas do blog Jovens Diplomatas: um produto midiático

[sidebar name=”mestrado”]
Autora: Ingrid Baquit Correia
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data:  01/09/2015

Resumo

A presente dissertação pretende trazer a interlocução das mídias digitais com o trabalho diplomático, apresentado no objeto de estudo, o blog Jovens Diplomatas, que será analisado como produto midiático. Criado em 2011, o veículo é escrito coletivamente por profissionais formados pelo Instituto Rio Branco em suas primeiras missões para países em desenvolvimento. Eles fazem parte de um projeto de expansão do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, que buscou alcançar novos players em países da África e da Ásia. Uma espécie de diário transposto para o meio virtual, o blog apresenta narrativas sobre assuntos cotidianos nos países em questão, além de questões culturais e diplomáticas. Para tanto, o trabalho procura entender de que maneira as esferas público e privada estão presentes no blog, especialmente pelo fato de serem profissionais servidores públicos falando de assuntos particulares. As esferas público e privada, apresentadas por Arendt e Habermas e suas adaptações aos momentos da sociedade trouxeram novos modos de escrita e novos leitores, mas com a manutenção da subjetividade do autor. A maior mudança percebida foi o compartilhamento, que com o surgimento de esferas interconectadas e pela Conversação Mediada pelo Computador (Recuero), propiciou um espaço de interação e divulgação que alcança um maior número de pessoas. Mesmo como parte da sociedade do espetáculo (Debord), que supervaloriza o “eu”, o blog foge da tendência ao ter como principal objetivo cumprir a função diplomática da informação para a sociedade. A combinação dessas mídias digitais com os relatos diplomáticos deu origem a um novo tipo de narrativas, que chamamos neste trabalho de narrativas diplomáticas ou até mesmo de crônicas diplomáticas, resultado da análise de postagens escritas por três dos autores fundadores e de revisão bibliográfica.

Palavras-chave: Blogs. Produtos midiáticos. Público e privado. Sociedade do espetáculo. Narrativas. Jovens Diplomatas.