Ícone do título

INTERPROGRAMAS - EDIÇÕES ANTERIORES

14º Interprogramas Cásper Pesquisa

Edital e Chamada para Trabalhos

O 14º Interprogramas Cásper Pesquisa, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, e o 18º Fórum de Pesquisa do CIP, realizado pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisa da mesma instituição, em continuidade às demais edições, integram neste ano as suas atividades para ampliar o alcance da pesquisa, da Graduação à Pós-Graduação. O evento ocorre nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2021.

O tema deste ano é Comunicação na contemporaneidade: 15 anos de pesquisa na Pós-Graduação da Cásper, que marca a trajetória em pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, criado em 2006. O foco das pesquisas do Programa é a Comunicação na Contemporaneidade, que é tensionada por continuidades e mudanças nos processos comunicacionais e suas expressões culturais, narrativas, tecnológicas, políticas e econômicas.

1. Objetivos

Os objetivos do 14º Interprogramas Cásper Pesquisa e o 18º Fórum de Pesquisa do CIP são proporcionar espaço para a apresentação de trabalhos de pesquisadores de iniciação científica, especialistas (lato sensu), mestrandos, mestres, doutorandos e recém-doutores de todo o Brasil; incentivar o exercício de produção e discussão acadêmicas e ampliar as possibilidades de diálogo entre discentes e docentes da Cásper Líbero e demais instituições.

2. Submissão de trabalhos

Serão aceitos resumos expandidos entre 2500 a 4 mil caracteres (com espaços), utilizando o template disponível aqui. O documento deve conter: Título; Nome do/a autor/a, instituição de ensino de origem, curso (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado) e e-mail; palavras-chave (cinco); texto com o tema central, objetivos, quadro teórico de referência, metodologia, principais resultados e conclusões, além das referências bibliográficas ou documentais, seguindo as normas ABNT. O resumo deve ser salvo como “GPnúmero_sobrenomedoautor”, em formato PDF, e anexado à ficha de inscrição que deve ser acessada aqui. O período de submissão de trabalhos é de 21 de junho a 10 de agosto de 2021.

3. Avaliação

A avaliação dos resumos expandidos será feita por pareceristas ad hoc convidados pelos coordenadores de cada Grupo de Trabalho. O período de avaliação é de 11 a 18 de agosto de 2021.

4. Resultados

Os resultados dos resumos aprovados em cada Grupo de Trabalho serão publicados em 23 de agosto, no site da Faculdade Cásper Líbero.

5. Comunicação oral

Os resumos selecionados serão apresentados em comunicação oral pelos autores, em sessão realizada em plataforma digital e em tempo real.

6. Anais

Os resumos expandidos serão reunidos em anais com ISBN.

7. Autoria

Cada autor poderá apresentar um trabalho como autor único e um segundo trabalho como autor secundário. Os trabalhos não podem ter mais de cinco autores.

8. Participantes

Os trabalhos poderão ser apresentados por:

  • bolsistas e voluntários de iniciação científica da Faculdade Cásper Líbero;
  • especializandos regularmente matriculados na pós-graduação em Comunicação (Lato Sensu) da Faculdade Cásper Líbero e demais instituições do país;
  • mestrandos regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do país;
  • doutorandos regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do país;
  • especialistas, mestres e doutores cuja formação tenha sido concluída em 2020.

9. Programação

O programa do evento será organizado conforme as datas a seguir:

  • 23 de setembro (quinta-feira), às 19h – Conferência de abertura
  • 24 de setembro (sexta-feira) – Comunicações orais durante a manhã (das 9 às 12h) e à tarde (das 14h às 17h)
  • 25 de setembro (sábado) – Comunicações orais durante a manhã (das 9h às 12h) e encerramento

A divulgação da programação ocorrerá até 31 de agosto de 2021.

10. Comissão científica

A comissão científica do evento é constituída pelos docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

11. Comissão Organizadora

Docentes e discentes do PPGCOM, bolsistas de iniciação científica do CIP e pós-doutorandos.

12. Grupos de trabalho

GT 1 – InfluCom: Comunicação, influência e visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais

Coordenadora: Carolina Frazon Terra

Ementa: Recebe pesquisas em Comunicação Organizacional, sobretudo aplicadas ao digital e à influência, em função dos impactos e interferências decorrentes dos efeitos da midiatização, plataformização e dataficação. Aborda fenômenos que circundam as estratégias de exposição, visibilidade e relacionamento das organizações nas plataformas sociais e digitais.

GT 2 – Comunicação e Sociedade do Espetáculo

Coordenador: Cláudio Novaes Pinto Coelho

Ementa: A mercantilização da comunicação e da cultura. Indústria cultural e sociedade do espetáculo. Redes sociais digitais e produção e consumo de imagens. Produção cultural e movimentos culturais. Arte e sociedade do espetáculo. Processo político e sociedade do espetáculo. Campanhas políticas e espetáculo. Mídia, poder, ideologia e espetáculo. Movimentos sociais e crítica do espetáculo.

GT 3 – Mediações Comunicacionais na Cultura Digital

Coordenador: Liraucio Girardi Junior

Ementa: As mediações comunicacionais na Cultura Digital, centradas na compreensão dos processos relacionados a sua ritualidade, socialidade, institucionalidade e tecnicidade (Martín-Barbero), e suas aproximações com os Estudos Culturais e a Economia das trocas simbólicas. A apropriação crítica da noção de tecnicidade e sua relação com os processos de digitalização, plataformização, dataficação, modulação, gestão algorítmica e comodificação das experiências cotidianas

GT 4 – Teorias e Processos da Comunicação

Coordenador: Luís Mauro Sá Martino

Ementa: As Teorias da Comunicação na intersecção entre seu aspecto epistemológico e suas dimensões político-institucionais. A apropriação e as articulações de teorias em relação à diversidade de recortes, olhares e objetos presentes na área. O eixo de investigação do GT desenvolve-se na intersecção das perguntas “O que é Teoria da Comunicação?” e “O que é considerado ‘Teoria da Comunicação’ na Área?”.

GT 5 – EmancipaJOR: Jornalismo contemporâneo: práticas para a emancipação social na cultura tecnológica

Coordenadora: Marli dos Santos

Ementa: As mudanças no jornalismo e a cultura tecnológica na sociedade contemporânea. O novo ecossistema midiático e seu impacto nas práticas de produção e difusão jornalísticas. Novos modelos e expressões do jornalismo para a democratização da informação. A contribuição do jornalismo para a formação de um pensamento mais crítico em vista da transformação social.

GT 6 – ComHum: Comunicação, tecnologias e aceleração social do tempo

Coordenadora: Michelle Prazeres

Ementa: O grupo recebe trabalhos que olham para as relações entre a comunicação, as tecnologias e a aceleração social do tempo e seus efeitos na contemporaneidade. Considera-se que as tecnologias digitais conformam um entorno cultural e que atravessam a nossa existência como potenciais “condutoras de velocidade”. A aceleração se manifesta nas produções midiáticas (por meio do excesso, da hiperinformação, da desinformação, da infoxicação e de outros expoentes sociotécnicos) e também nas relações humanas, ao acelerar regimes de convivência em grupos, coletivos, organizações e instituições, como, por exemplo, a escola, a família e os ambientes de trabalho.

GT 7 – Comunicação e Cultura de Visualidade

Coordenadora: Simonetta Persichetti

Ementa: Aprofunda os vários significados da imagem seja fixa ou em movimento na contemporaneidade a partir da perspectiva da comunicação. Tenta compreender e analisar a importância da imagem nos meios de comunicação tradicionais e alternativos, além das transformações imagéticas surgidas depois da difusão das redes sociais. O novo fotojornalismo e as micro-histórias imagéticas.

13. Certificados

O PPGCOM da Cásper Líbero emitirá certificados de apresentação de trabalhos.

14. As questões não abordadas neste edital serão definidas pela Comissão Organizadora e pela Comissão Científica, ouvida a Coordenação do PPGCOM.

Profa. Marli dos Santos
Prof. Claudio Novaes Pinto Coelho
Profa. Michelle Prazeres Cunha
Comissão executiva

13º Interprogramas – 2019

Anais completos do 13º Interprogramas Cásper Pesquisa
(São Paulo-SP, 11, 12 e 13 de abril de 2019)
ISSN: 2176-4476

Participaram do 13⁰ Interprogramas Cásper Pesquisa docentes da Cásper Líbero, discentes de Iniciação Científica da Faculdade e mestrandos, doutorandos, recém-mestres e recém-doutores de diversos programas de Pós-Graduação (11 do Estado de São Paulo, 12 de outros Estados brasileiros e um da Argentina).

A Comissão Organizadora publica os anais do evento, disponibilizando os resumos expandidos dos trabalhos apresentados entre 11 e 13 de abril de 2019.

Clique aqui para acessar a capa, página de rosto e expediente dos anais.

Confira os trabalhos por GT:

GT1 – Jornalismo Contemporâneo: Práticas para a Emancipação Social na Cultura Tecnológica

Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores: Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores:

Jornalismo literário em sala de aula: ferramenta didática para o ensino médio
Bruno Ravanelli Pessa

Entre a identificação profissional e o desalento: os sentidos do ser jornalista para egressos da Universidade Federal do Ceará
Naiana Rodrigues da Silva

Política migratória no Brasil: uma análise sobre enquadramento na mídia
Rachel de Rosso Buzzoni

“Meu nome não é mãe”: Um estudo dos discursos sobre maternidade no jornalismo feminista da Revista AzMina
Martha Alvarez Lopes Makita

O papel das TICs na organização do trabalho de arranjos alternativos de mídia
João Augusto Moliani, Ana Flávia Marques e Jamir Kinoshita

Imprensa Alternativa: conceito e práticas jornalísticas
Ana Flávia Marques da Silva

As estatísticas na Comunicação: possibilidades e etapas da constituição do acontecimento
Kelly De Conti Rodrigues

A influência do público nas práticas jornalísticas das mídias digitais independentes
Matheus Cestari Cunha e Marcelo Hoefling Padula

Jornalismo líquido: as teorias de Bauman aplicadas às narrativas jornalísticas especializadas
Sergio Robinson Quintanilha

O jornalismo literário nas pesquisas científicas: uma análise das publicações no Portal Capes e no Google Acadêmico em 2018
Bruna Emy Camargo

Espírito do tempo, o jornalista e o cinema: uma estudo sobre Cidadão Kane sob a ótica do Zeitgeist
Antonio Luigi Guercio Martini

Teoria da Informação, crack, usuários e Cracolândia. Contribuições do jornal Folha de S. Paulo para construção de significações a partir do caso Marion Barry
Cristiano Rodrigues da Mota

A produção de conteúdo midiático no jornalismo: construindo narrativas
Julia de Andrade Longo

Séries jornalísticas da TV aberta Brasileira
Sonia Regina Soares da Cunha

GT2 – Comunicação e Sociedade do Espetáculo

Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores: Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores:

Bela, recatada e do lar: uma análise da representação feminina através de discursos sobre Marcela Temer
Carina Borges Rufino

A imprensa como ferramenta de poder na América Latina
Luciana Pelaes Rossetto e Franco Alejandro López

Vistas sobre a imagem de representação da justiça
Patrícia Midőes de Matos

A interposição da lógica do espetáculo na ambiência religiosa
Sandra Penkal

O processo: a presidenta está ausente – uma análise da representação do impeachment de Dilma Rousseff no audiovisual brasileiro
Vivyane Garbelini Cardoso

Reflexões sobre um “pop mestiço”: articulações entre o pop e questões raciais na obra de Mariah Carey
Marco Aurélio Oliveira Giachetto

Consumir até morrer: relações entre o objeto e a imagem a partir do programa acumuladores compulsivos
Elcio Cassola Padovez

Seria possível uma sociedade do espetáculo musical? Notas iniciais sobre o desenvolvimento de um conceito
Fernando Gonzalez

No astral da TV para o Youtube: a migração dos produtos midiáticos entre plataformas
Júnia Teixeira Nogueira Lima

A cultura do espetáculo na Revista do Rádio entre 1953 e 1955
Lucia Carvalho Moreira Dias

Dreamworks. Cultura e sociedade do espetáculo: a imagem organizacional da Disney
Ana Luiza Andrade Ferreira de Moura

Existe complementaridade de opostos no jornalismo contemporâneo?
Carolina Klautau

Poder midiático: a carnavalização eleitoral de 2018 a partir de representações discursivas das revistas Veja e IstoÉ
Cristiane Furlan e Anderson Benalia

Futebol ao vivo e twitter: segunda tela e as relações entre televisão e rede social digital
Dario da Silva Leite

Jornalismo e Redes Sociais: como se comporta a audiência do JN no Facebook
Ellen Cristiane Nogueira

Infotenimento na interface jornalismo/entretenimento: um estudo com o Jornal Super Notícia
Jennifer Silva Lucchesi

GT3 – Estudos Culturais na Comunicação Contemporânea

Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores: Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores:

Canclini e os estudos culturais latino-americanos: Comunicação, cultura e produção de sentidos
Karina de França Silva Valle

A construção da figura do louco no Piauí nas matérias do jornal I Dia: um panorama de 1970 até os dias atuais
Camila Fortes Monte Franklin

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC): uma análise à luz do circuito da cultura
Ana Luiza Fleck Saibro

Solidão digital: o passado não revelado como espírito do tempo
Gina Viviane Mardones Loncomilla

A cultura comunica o recalque: como o audiovisual transmite o Zeitgeist de nossa cultura num momento de crise de identidade ocidental
Leonardo de Souza Moura

A verdade vos libertará: um estudo semiótico do tema da verdade na campanha de Jair Bolsonaro
Antonio Roberto Rossi

Misoginia e sexismo na mídia impressa: uma análise da construção da imagem e estereótipos relacionados às candidatas à Presidência da República de 1989 a 2018
Janete Monteiro Garcia

O feminismo à luz dos estudos culturais: o corpo como arma política e simbólica
Amanda Zanco e Andressa Monteiro

A mulher na mídia: uma reflexão sobre as construções discursivas em torno do corpo da mulher esportista no portal da revista Glamour
Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha e Irina Vianna Glindmeier Didier

A cultura do esporte: a recepção aos comentários esportivos da Rádio Gaúcha
Marcelo Bernardes Farina

Blogs literários e consumo de literatura:a formação da identidade de um leitor-protagonista
Dorama de Miranda Carvalho

Melodrama infanto-juvenil na televisão brasileira
João Paulo Lopes de Meira Hergesel

Estratégias de aparição na cena pública: a potencialidade crítica e ética na denúncia contra o racismo
Lucas Afonso Sepulveda e Maria Lúcia de Almeida Afonso

A “escolha” ao consumir: (bens materiais, culturais ou simbólicos) é livre ou outorgada?
Lara Cristina Vollmer

Hibridismos na música feita por cristãos
Deivison Brito Nogueira

Forró ostentação e vaqueiro de luxo: a construção de um novo perfil identitário do sertanejo na música
Sanny Ravanne Da Cunha Rêgo

Representação da celebridade midiática no Brasil: o conceito instituído pela Revista Caras
Wardi Awada

O modo de ser bem sucedido: Comunicação, Consumo e Memória na Você S/A
Flavia de Vasconcellos Protta Sado

Claro enigma: reportagem de valor na representação de crianças com deficiência
Giselle Freire

GT4 – Cultura do Ouvir e Ecologia da Comunicação

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

Comida, um(a) self em frame
Fernanda de Araújo Patrocinio

Da construção da percepção ao usuário contemporâneo: uma introdução
Claudia Erthal

As fake news e o fluxo de refugiados venezuelanos no Brasil
Edna Fátima Pereira da Silva

Corpo e cidadania na São Paulo Fashion Week: subvertendo a iconofagia vigente
Marianna de Freitas Guimarães

Nara Almeida: e a transmissão ao vivo da sua morte
Ariana Nascimento da Silva

Redes de rádios populares Na América Latina: A Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica e a aposta pelo Bem Viver
Vivian de Oliveira Neves Fernandes

Memórias radiofônicas: um estudo sobre as rádios livres sorocabanas das décadas de 1970 e 1980
Felipe Parra Alves de Oliveira

A dança dos mitos: a representação mítica na dança krump
Camilla Millan Coelho de Magalhães

Ritos e mitos da última favela do centro de SP: As narrativas que não são divulgadas na mídia
Natália de Campos Tamura

Marcas e música: investigação e análise sobre o programa de patrocínio Natura Musical
Regis Salvarani dos Santos

Relações trabalhistas e vínculos nos ambientes corporativos: desafios para a comunicação no futuro do trabalho
Vinícius Riqueto de Oliveira

Midiatização, organização e mundo do trabalho: Como o Biopoder e a Biopolítica podem interferir na Reputação das Organizações
Cristiane Malfatti

O humor e os vínculos no radiojornalismo: o quadro Buemba!, Buemba!, da BandNews FM
Christiano Fontes Blota

“Lamento, amigo. Escolha errada”. Uma crítica de Black Mirror: Bandersnatch a partir da Ecologia da Comunicação
Gislene Pereira e Tadeu Iuama

Ecologia da comunicação: genealogia de um conceito
Renan Tetsuo Omura e Leonardo de Souza Aloi Torres

GT5 – Comunicação e Cultura de Visualidade

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

Corpus Alienum: a influência do discurso midiático das dietas na formatação da imagem do corpo feminino
Rodrigo Daniel Sanches

#Semfiltro: a autorrepresentação fotográfica nas redes sociais
Elis Marina da Silva Souza

O que dizem os corpos negros? A inscrição das relações raciais no cinema brasileiro contemporâneo
Breno Henrique de Almeida Rocha

Estudo da cobertura da greve geral de 30 de junho de 2017, realizada por jornalistas livres e mídia ninja no Instagram

A linha vermelha: Therese Frare e a Representação Fotojornalística da AIDS na década de 1990
Miguel Perez Orrico Groisman

Imagem, discurso e comunicação: O ethos retórico-discursivo no telejornalismo popular(esco) das décadas de 1980 e 1990
Carlos Alberto Garcia Biernath

Sustentabilidade social no filme El Sistema. Representações a partir do pensamento de Vanda Bellard Freire
Felipe Aragão Campos Salles

Jogos sem fim: o jornalismo esportivo e os filmes produzidos pela plataforma Olympic Channel
Gustavo de Araujo Longo

A construção das figuras femininas na narrativa cinematográica Chega de Saudade de Laís Bodanzky
Maria Fernanda Cavassani

A remidiação da performance no cinema: The Space in Between – Marina Abramović e o Brazil
Huli Balász

Olhando anônimos sem roubar seu anonimato: uma análise do Ensaio Fotográfico Heroés del Brillo
Caio Dayrell Santos

Fotojornalismo sob tensão: do spot news às narrativas humanitárias
Wagner Ribeiro da Silva

Vídeo comunitário estudantil: a autorrepresentação de moradias estudantis universitárias
Eduardo de Souza de Oliveira

O novo fotojornalismo na contemporaneidade
Laura Duarte Uliana

A fotografia documental de mulheres no brasil contemporâneo: Pensando modos de ver o território
Daniela Fonseca Moura

GT6 – Mídia, Poder e Organizações

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

Representações da ideologia do terceiro setor em ONGs de comunicação
Camila Acosta Camargo

Identidades plurais, visão singular: a articulação da comunicação em organizações no contexto global
Vanessa Rodrigues Puerta de Souza

Tensões na relação entre gestante e obstetra: O medo da dor, a violência obstétrica e a escolha entre uma cesariana e um parto
Julia Ester de Paula

Ciências das merendinhas: comunicação, mídia e poder
Fabiola Ballarti Chechetto

Discurso midiático sobre incêndio do Largo do Paissandú: uma análise do consumo do discurso da judicialização para explicar as ocupações urbanas no contexto de tragédias midiatizadas
Sheila Mihailenko Chaves Magri

Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedo Totoykids no YouTube
Everaldo Pereira

Nostalgia para consumo: passado, memória e inspiração no âmbito da comunicação de marcas
Ingrid Pfützenreuter Castanho Bizan

Modernização ou reforma trabalhista. Disputa de enquadramento e na comunicação do Ministério do Trabalho
Enise de Castro Silva e Túlio Cesar Salvan Pagnan

Fontes de informação na cobertura da Operação Lava Jato: uma análise dos jornais franceses Le Monde, Le Figaro e Libératio
Anita Hoffman

O Tribunal Superior Eleitoral e as redes sociais digitais: os desafios da suprema corte eleitoral na era da comunicação digital
Victor Dias Grinberg

O poder legislativo municipal como espaço midiático de transparência, participação social e educação cidadã
Paulo Antônio de Sousa Marquêz

Wikileaks e os vazamentos diplomáticos de guerra dos EUA: uma análise do processo colaborativo jornalístico das publicações com a mídia de massa
Marina Nossa Neto

Relação de fundadoras de startups com públicos de interesse
Juliana Aparecida Galdino Gomes Wruck

Dispositivos interacionais acionados na mudança do modelo de gestão de uma organização: estudo de caso da câmara de comercialização de energia elétrica
Ana Paula Rodrigues dos Santos

Comunicação, prescrições e renormatizações: os impactos da transformação digital no ambiente de trabalho e o papel da comunicação como mecanismo de poder
Daniela Biondo

Autocrítica jornalística na teoria da crítica de imprensa
Juliana de Amorim Rosas

GT7 – Comunicação e Algoritmos

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

Deliberação dos atores sociais em protestos no Brasil: análise da comunicação pela rede social Tuíter nos movimentos de 2013, 2015 e 2016
Anelisa Maradei

Significados culturais e tecnologias algoritimas: como decisões automatizadas podem subverter ou intensificar regulações sociais
Victor Varcelly Medeiros Faria

Construção de identidades de comunidades digitais: o caso do Grupo LDRV
Rodrigo Duarte Bueno de Godoi

“Isso a Globo não mostra”: a democratização da comunicação, a perda de legitimidade da mídia tradicional e a relação com as fake news e os discursos de ódio
Eliana Regina Lopes Loureiro

A publicidade e o politicamente correto: narrativas publicitárias na construção de valores simbólicos
Thiago Garcia Martins

Advergames. Proposta de alargamento do conceito
Fernando Gualberto

A viralização midiática no Youtube: o caso da Falta que a Falta Faz no canal Jout Jout Prazer
Marcela Aparecida de Marcos

Felicidade performática: uma discussão teórica acerca do papel dos influenciadores digitais
Nathalie de Almeida Hornhardt

BBC News e o processo de produção de notícias no Facebook
Jenifer Neves Costa

A cobertura de eventos terroristas na sociedade em rede: os atentados em Mogadíscio e Paris na perspectiva de cinco veículos jornalísticos
Lilian Ribeiro Sanches

A fanpage da Câmara de Cubatão (SP): comunicação institucional e letramento político digital
Michel Carvalho da Silva

Leitura e algoritmos: condições de acesso a livros digitais em telefones celulares
Taynée Mendes Vieira

GT8 – Comunicação na Contemporaneidade

Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.

São Paulo quer ser smart city. Comunicação estratégica ou tendência do mercado tecnológico?
Regiane Maria da Silva Bianchini

Cultura, rituais e práticas consumeristas: a alimentação enquanto dimensão comunicativa
João Eudes Portela de Sousa

Existe match entre a comunicação e o comprometimento? Estudo em empresas com áreas estruturadas de comunicação organizacional sobre a influência da comunicação no comprometimento de vínculo afetivo
Denise Pragana Videira

O transporte medieval que vai parar na mesa das pessoas: o papel da comunicação no mundo do trabalho dos carregadores da CEAGESP
Jamir Osvaldo Kinoshita

A Comunicação no direito digital
Ciro Ferreira da Silva Junior

A umbanda como manifestação cultural no ambiente escolar: análise de comentários de usuários da rede social Facebook
Cristina Vieira Barbosa

Skeumorphismo: vínculos e identidade em ambientes digitais
Giovanni Malavasi

O problema é não ver o problema: uma visão semiótica da campanha “o machismo mata”
Kátia Bizan

Viralizando nas fronteiras abertas do Linkedin
Adriana Cristina Alves do Amaral

Fanpage do SINDJOR/PI como estratégia de comunicação: os desafios das organizações nas relações com os públicos nas mídias digitais
Márcia Gabriele Araújo de Sousa

Reorganização de redações no Brasil: Análise dos processos de produção do Estadão e do Huffpost
Jonas Gonçalves da Silva

Drummond, a poesia social e o jornal
Heitor Ferraz Mello

Herança midiática familiar e a ritualização do consumo: um estudo de caso do consumo midiático do rádio
Leonardo Bars Humes

Fake News: Um conceito em disputa
Fernando Figueiredo Strongren

Produção de sentido em o dia e o estado sobre as Diretas Já: a campanha pelas eleições diretas nos impressos em Teresina (PI)
Márcia Gabriele Araújo de Sousa

O vídeo documentário, as grandes corporações e os impactos
Antonio César Ramos Ribeiro

Imagens Bélicas: a máquina de guerra Hija de Perra
Thiago Henrique Ribeiro dos Santos

A representação do robô, androide e inteligência artificial: Análise da representação imagética de personagens artificiais de filmes de ficção científica e comparação com tecnologias existentes
Pamella Regina D’Ornellas

Vai garota: o protagonismo feminino como retórica para a convocação do modo de ser empreendedor
Bruno Vasconcelos Lima e Carolina Fabris Ferreira

Midiatização de narrativas autobiográficas Day1 Endeavor: comunicação, espaço biográfico e alta performance
Kátia Martins Valente

12º Interprogramas – 2016

Anais completos do 12º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 4 e 5 de novembro de 2016)
Textos originais como enviados pelos/as autores/as

4 de novembro

Mesa 4: Mídia e Processos Políticos

Mesa 5: Narrativas Contemporâneas e Conhecimento

5 de novembro

Mesa 3: Comunicação e Cultura do Ouvir

Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio Menezes e Profª. Dra. Miriam Cristina Carlos Silva

O vínculo na atuação do pesquisador de comunicação
Marcelo Henrique Souza Rodrigues

O Twitter e a formação de vínculos nas redes sociais
Emanuel Novaes Colombari

A parede como suporte de imagens endógenas e exógenas na contemporaneidade
Aline Silva Okumura

Visibilidades midiáticas e transgeneridade: apontamentos sobre um estudo de caso com Laerte Coutinho
Hadriel Geovani da Silva Theodoro

11º Interprogramas – 2015

Anais completos do 11º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 6 e 7 de novembro de 2015)
Textos originais como enviados pelos/as autores/as

6 de novembro

Mesa 6: Comunicação e Cultura Visual

Mesa 8: Comunicação, Política e Sociedade do Espetáculo

7 de novembro

Mesa 2: Linguagens e Tecnologias Digitais

Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Prof. Dr. Edson do Prado Pfützenreuter

(Re)embarque nesse carrossel
Leandro Carabet

O telefone celular e a comunicação instantânea: uma breve história da compressão do espaço e do tempo
Liliane Aparecida Pellegrini Pereira

A Comunicação nos games
Luiz Augusto Dinamarca Barna

Os eventos como espaço estruturante da área de comunicação
Marcelo Henrique Souza Rodrigues

O lugar da cor no cinema: azuis entre registro e criação
Wanderley Anchieta

10º Interprogramas – 2014

Anais completos do 10º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 7 e 8 de novembro de 2014)
Textos originais como enviados pelos/as autores/as

7 de novembro

Mesa 3: Comunicação e Cultura do Ouvir

8 de novembro

9º Interprogramas – 2013

Anais completos do 9º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 22 e 23 de novembro de 2013)
Textos originais como enviados pelos/as autores/as

22 de novembro

23 de novembro

Mesa 3 – Comunicação e Cultura do Ouvir

8º Interprogramas – 2012

Anais completos do 8º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 23 de novembro de 2012)
ISSN: 2176-4476
Textos originais como enviados pelos/as autores/as

7º Interprogramas – 2011

Anais completos do 7º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 11 de novembro de 2011)
ISSN: 2176-4476
Textos originais como enviados pelos/as autores/as

Mesa 1

Moderador: Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho

A campanha presidencial de Júlio Prestes: um enfoque na propaganda política Malena Araújo Mota (UMESP)

A construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010
Érica Anita Baptista Silva (PUC MINAS)

A identidade nacional das animações brasileiras
Taiana Grassi Lessa (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI)

A representação do futebol enquanto fenômeno cultural e político na cobertura da Copa do Mundo 2010
Rafael de Oliveira Lourenço (CÁSPER LÍBERO)

O Animal político midiático
Gabriel Leão Augusto C. S. Nascimento (CÁSPER LÍBERO)

Rebeldia fashion em Capricho
Camila Bezerra Furtado Barros (PUC-SP)

6º Interprogramas – 2010

Anais completos do 6º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 5 e 6 de novembro de 2010)
ISSN: 2176-4476
Textos originais como enviados pelos/as autores/as