Anais completos do 14º Interprogramas Cásper Pesquisa
(São Paulo-SP, 23 a 25 de setembro de 2021)
ISSN: 2176-4476
Participaram do 14⁰ Interprogramas Cásper Pesquisa docentes da Cásper Líbero, discentes de Iniciação Científica da Faculdade e mestrandos, doutorandos, recém-mestres e recém-doutores de diversos programas de Pós-Graduação.
A Comissão Organizadora publica os anais do evento, disponibilizando os resumos expandidos dos trabalhos apresentados entre 23 e 25 de setembro de 2021.
Clique aqui para acessar a capa, página de rosto e expediente dos anais.
Coordenadora: Carolina Frazon Terra
Ementa: Recebe pesquisas em Comunicação Organizacional, sobretudo aplicadas ao digital e à influência, em função dos impactos e interferências decorrentes dos efeitos da midiatização, plataformização e dataficação. Aborda fenômenos que circundam as estratégias de exposição, visibilidade e relacionamento das organizações nas plataformas sociais e digitais.
Coordenador: Cláudio Novaes Pinto Coelho
Ementa: A mercantilização da comunicação e da cultura. Indústria cultural e sociedade do espetáculo. Redes sociais digitais e produção e consumo de imagens. Produção cultural e movimentos culturais. Arte e sociedade do espetáculo. Processo político e sociedade do espetáculo. Campanhas políticas e espetáculo. Mídia, poder, ideologia e espetáculo. Movimentos sociais e crítica do espetáculo.
Coordenador: Liraucio Girardi Junior
Ementa: As mediações comunicacionais na Cultura Digital, centradas na compreensão dos processos relacionados a sua ritualidade, socialidade, institucionalidade e tecnicidade (Martín-Barbero), e suas aproximações com os Estudos Culturais e a Economia das trocas simbólicas. A apropriação crítica da noção de tecnicidade e sua relação com os processos de digitalização, plataformização, dataficação, modulação, gestão algorítmica e comodificação das experiências cotidianas
Coordenador: Luís Mauro Sá Martino
Ementa: As Teorias da Comunicação na intersecção entre seu aspecto epistemológico e suas dimensões político-institucionais. A apropriação e as articulações de teorias em relação à diversidade de recortes, olhares e objetos presentes na área. O eixo de investigação do GT desenvolve-se na intersecção das perguntas “O que é Teoria da Comunicação?” e “O que é considerado ‘Teoria da Comunicação’ na Área?”.
Coordenadora: Marli dos Santos
Ementa: As mudanças no jornalismo e a cultura tecnológica na sociedade contemporânea. O novo ecossistema midiático e seu impacto nas práticas de produção e difusão jornalísticas. Novos modelos e expressões do jornalismo para a democratização da informação. A contribuição do jornalismo para a formação de um pensamento mais crítico em vista da transformação social.
Coordenadora: Michelle Prazeres
Ementa: O grupo recebe trabalhos que olham para as relações entre a comunicação, as tecnologias e a aceleração social do tempo e seus efeitos na contemporaneidade. Considera-se que as tecnologias digitais conformam um entorno cultural e que atravessam a nossa existência como potenciais “condutoras de velocidade”. A aceleração se manifesta nas produções midiáticas (por meio do excesso, da hiperinformação, da desinformação, da infoxicação e de outros expoentes sociotécnicos) e também nas relações humanas, ao acelerar regimes de convivência em grupos, coletivos, organizações e instituições, como, por exemplo, a escola, a família e os ambientes de trabalho.
Coordenadora: Simonetta Persichetti
Ementa: Aprofunda os vários significados da imagem seja fixa ou em movimento na contemporaneidade a partir da perspectiva da comunicação. Tenta compreender e analisar a importância da imagem nos meios de comunicação tradicionais e alternativos, além das transformações imagéticas surgidas depois da difusão das redes sociais. O novo fotojornalismo e as micro-histórias imagéticas.
Anais completos do 13º Interprogramas Cásper Pesquisa
(São Paulo-SP, 11, 12 e 13 de abril de 2019)
ISSN: 2176-4476
Participaram do 13⁰ Interprogramas Cásper Pesquisa docentes da Cásper Líbero, discentes de Iniciação Científica da Faculdade e mestrandos, doutorandos, recém-mestres e recém-doutores de diversos programas de Pós-Graduação (11 do Estado de São Paulo, 12 de outros Estados brasileiros e um da Argentina).
A Comissão Organizadora publica os anais do evento, disponibilizando os resumos expandidos dos trabalhos apresentados entre 11 e 13 de abril de 2019.
Clique aqui para acessar a capa, página de rosto e expediente dos anais.
Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores: Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores:
Jornalismo literário em sala de aula: ferramenta didática para o ensino médio
Bruno Ravanelli Pessa
Entre a identificação profissional e o desalento: os sentidos do ser jornalista para egressos da Universidade Federal do Ceará
Naiana Rodrigues da Silva
Política migratória no Brasil: uma análise sobre enquadramento na mídia
Rachel de Rosso Buzzoni
“Meu nome não é mãe”: Um estudo dos discursos sobre maternidade no jornalismo feminista da Revista AzMina
Martha Alvarez Lopes Makita
O papel das TICs na organização do trabalho de arranjos alternativos de mídia
João Augusto Moliani, Ana Flávia Marques e Jamir Kinoshita
Imprensa Alternativa: conceito e práticas jornalísticas
Ana Flávia Marques da Silva
As estatísticas na Comunicação: possibilidades e etapas da constituição do acontecimento
Kelly De Conti Rodrigues
A influência do público nas práticas jornalísticas das mídias digitais independentes
Matheus Cestari Cunha e Marcelo Hoefling Padula
Jornalismo líquido: as teorias de Bauman aplicadas às narrativas jornalísticas especializadas
Sergio Robinson Quintanilha
O jornalismo literário nas pesquisas científicas: uma análise das publicações no Portal Capes e no Google Acadêmico em 2018
Bruna Emy Camargo
Espírito do tempo, o jornalista e o cinema: uma estudo sobre Cidadão Kane sob a ótica do Zeitgeist
Antonio Luigi Guercio Martini
Teoria da Informação, crack, usuários e Cracolândia. Contribuições do jornal Folha de S. Paulo para construção de significações a partir do caso Marion Barry
Cristiano Rodrigues da Mota
A produção de conteúdo midiático no jornalismo: construindo narrativas
Julia de Andrade Longo
Séries jornalísticas da TV aberta Brasileira
Sonia Regina Soares da Cunha
Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores: Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores:
Bela, recatada e do lar: uma análise da representação feminina através de discursos sobre Marcela Temer
Carina Borges Rufino
A imprensa como ferramenta de poder na América Latina
Luciana Pelaes Rossetto e Franco Alejandro López
Vistas sobre a imagem de representação da justiça
Patrícia Midőes de Matos
A interposição da lógica do espetáculo na ambiência religiosa
Sandra Penkal
O processo: a presidenta está ausente – uma análise da representação do impeachment de Dilma Rousseff no audiovisual brasileiro
Vivyane Garbelini Cardoso
Reflexões sobre um “pop mestiço”: articulações entre o pop e questões raciais na obra de Mariah Carey
Marco Aurélio Oliveira Giachetto
Consumir até morrer: relações entre o objeto e a imagem a partir do programa acumuladores compulsivos
Elcio Cassola Padovez
Seria possível uma sociedade do espetáculo musical? Notas iniciais sobre o desenvolvimento de um conceito
Fernando Gonzalez
No astral da TV para o Youtube: a migração dos produtos midiáticos entre plataformas
Júnia Teixeira Nogueira Lima
A cultura do espetáculo na Revista do Rádio entre 1953 e 1955
Lucia Carvalho Moreira Dias
Dreamworks. Cultura e sociedade do espetáculo: a imagem organizacional da Disney
Ana Luiza Andrade Ferreira de Moura
Existe complementaridade de opostos no jornalismo contemporâneo?
Carolina Klautau
Poder midiático: a carnavalização eleitoral de 2018 a partir de representações discursivas das revistas Veja e IstoÉ
Cristiane Furlan e Anderson Benalia
Futebol ao vivo e twitter: segunda tela e as relações entre televisão e rede social digital
Dario da Silva Leite
Jornalismo e Redes Sociais: como se comporta a audiência do JN no Facebook
Ellen Cristiane Nogueira
Infotenimento na interface jornalismo/entretenimento: um estudo com o Jornal Super Notícia
Jennifer Silva Lucchesi
Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores: Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise. Moderadores:
Canclini e os estudos culturais latino-americanos: Comunicação, cultura e produção de sentidos
Karina de França Silva Valle
A construção da figura do louco no Piauí nas matérias do jornal I Dia: um panorama de 1970 até os dias atuais
Camila Fortes Monte Franklin
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC): uma análise à luz do circuito da cultura
Ana Luiza Fleck Saibro
Solidão digital: o passado não revelado como espírito do tempo
Gina Viviane Mardones Loncomilla
A cultura comunica o recalque: como o audiovisual transmite o Zeitgeist de nossa cultura num momento de crise de identidade ocidental
Leonardo de Souza Moura
A verdade vos libertará: um estudo semiótico do tema da verdade na campanha de Jair Bolsonaro
Antonio Roberto Rossi
Misoginia e sexismo na mídia impressa: uma análise da construção da imagem e estereótipos relacionados às candidatas à Presidência da República de 1989 a 2018
Janete Monteiro Garcia
O feminismo à luz dos estudos culturais: o corpo como arma política e simbólica
Amanda Zanco e Andressa Monteiro
A mulher na mídia: uma reflexão sobre as construções discursivas em torno do corpo da mulher esportista no portal da revista Glamour
Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha e Irina Vianna Glindmeier Didier
A cultura do esporte: a recepção aos comentários esportivos da Rádio Gaúcha
Marcelo Bernardes Farina
Blogs literários e consumo de literatura:a formação da identidade de um leitor-protagonista
Dorama de Miranda Carvalho
Melodrama infanto-juvenil na televisão brasileira
João Paulo Lopes de Meira Hergesel
Estratégias de aparição na cena pública: a potencialidade crítica e ética na denúncia contra o racismo
Lucas Afonso Sepulveda e Maria Lúcia de Almeida Afonso
A “escolha” ao consumir: (bens materiais, culturais ou simbólicos) é livre ou outorgada?
Lara Cristina Vollmer
Hibridismos na música feita por cristãos
Deivison Brito Nogueira
Forró ostentação e vaqueiro de luxo: a construção de um novo perfil identitário do sertanejo na música
Sanny Ravanne Da Cunha Rêgo
Representação da celebridade midiática no Brasil: o conceito instituído pela Revista Caras
Wardi Awada
O modo de ser bem sucedido: Comunicação, Consumo e Memória na Você S/A
Flavia de Vasconcellos Protta Sado
Claro enigma: reportagem de valor na representação de crianças com deficiência
Giselle Freire
Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.
Comida, um(a) self em frame
Fernanda de Araújo Patrocinio
Da construção da percepção ao usuário contemporâneo: uma introdução
Claudia Erthal
As fake news e o fluxo de refugiados venezuelanos no Brasil
Edna Fátima Pereira da Silva
Corpo e cidadania na São Paulo Fashion Week: subvertendo a iconofagia vigente
Marianna de Freitas Guimarães
Nara Almeida: e a transmissão ao vivo da sua morte
Ariana Nascimento da Silva
Redes de rádios populares Na América Latina: A Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica e a aposta pelo Bem Viver
Vivian de Oliveira Neves Fernandes
Memórias radiofônicas: um estudo sobre as rádios livres sorocabanas das décadas de 1970 e 1980
Felipe Parra Alves de Oliveira
A dança dos mitos: a representação mítica na dança krump
Camilla Millan Coelho de Magalhães
Ritos e mitos da última favela do centro de SP: As narrativas que não são divulgadas na mídia
Natália de Campos Tamura
Marcas e música: investigação e análise sobre o programa de patrocínio Natura Musical
Regis Salvarani dos Santos
Relações trabalhistas e vínculos nos ambientes corporativos: desafios para a comunicação no futuro do trabalho
Vinícius Riqueto de Oliveira
Midiatização, organização e mundo do trabalho: Como o Biopoder e a Biopolítica podem interferir na Reputação das Organizações
Cristiane Malfatti
O humor e os vínculos no radiojornalismo: o quadro Buemba!, Buemba!, da BandNews FM
Christiano Fontes Blota
“Lamento, amigo. Escolha errada”. Uma crítica de Black Mirror: Bandersnatch a partir da Ecologia da Comunicação
Gislene Pereira e Tadeu Iuama
Ecologia da comunicação: genealogia de um conceito
Renan Tetsuo Omura e Leonardo de Souza Aloi Torres
Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.
Corpus Alienum: a influência do discurso midiático das dietas na formatação da imagem do corpo feminino
Rodrigo Daniel Sanches
#Semfiltro: a autorrepresentação fotográfica nas redes sociais
Elis Marina da Silva Souza
O que dizem os corpos negros? A inscrição das relações raciais no cinema brasileiro contemporâneo
Breno Henrique de Almeida Rocha
Estudo da cobertura da greve geral de 30 de junho de 2017, realizada por jornalistas livres e mídia ninja no Instagram A linha vermelha: Therese Frare e a Representação Fotojornalística da AIDS na década de 1990 Imagem, discurso e comunicação: O ethos retórico-discursivo no telejornalismo popular(esco) das décadas de 1980 e 1990 Sustentabilidade social no filme El Sistema. Representações a partir do pensamento de Vanda Bellard Freire Jogos sem fim: o jornalismo esportivo e os filmes produzidos pela plataforma Olympic Channel A construção das figuras femininas na narrativa cinematográica Chega de Saudade de Laís Bodanzky A remidiação da performance no cinema: The Space in Between – Marina Abramović e o Brazil Olhando anônimos sem roubar seu anonimato: uma análise do Ensaio Fotográfico Heroés del Brillo Fotojornalismo sob tensão: do spot news às narrativas humanitárias Vídeo comunitário estudantil: a autorrepresentação de moradias estudantis universitárias O novo fotojornalismo na contemporaneidade A fotografia documental de mulheres no brasil contemporâneo: Pensando modos de ver o território
Miguel Perez Orrico Groisman
Carlos Alberto Garcia Biernath
Felipe Aragão Campos Salles
Gustavo de Araujo Longo
Maria Fernanda Cavassani
Huli Balász
Caio Dayrell Santos
Wagner Ribeiro da Silva
Eduardo de Souza de Oliveira
Laura Duarte Uliana
Daniela Fonseca Moura
Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.
Representações da ideologia do terceiro setor em ONGs de comunicação
Camila Acosta Camargo
Identidades plurais, visão singular: a articulação da comunicação em organizações no contexto global
Vanessa Rodrigues Puerta de Souza
Tensões na relação entre gestante e obstetra: O medo da dor, a violência obstétrica e a escolha entre uma cesariana e um parto
Julia Ester de Paula
Ciências das merendinhas: comunicação, mídia e poder
Fabiola Ballarti Chechetto
Discurso midiático sobre incêndio do Largo do Paissandú: uma análise do consumo do discurso da judicialização para explicar as ocupações urbanas no contexto de tragédias midiatizadas
Sheila Mihailenko Chaves Magri
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedo Totoykids no YouTube
Everaldo Pereira
Nostalgia para consumo: passado, memória e inspiração no âmbito da comunicação de marcas
Ingrid Pfützenreuter Castanho Bizan
Modernização ou reforma trabalhista. Disputa de enquadramento e na comunicação do Ministério do Trabalho
Enise de Castro Silva e Túlio Cesar Salvan Pagnan
O Tribunal Superior Eleitoral e as redes sociais digitais: os desafios da suprema corte eleitoral na era da comunicação digital
Victor Dias Grinberg
O poder legislativo municipal como espaço midiático de transparência, participação social e educação cidadã
Paulo Antônio de Sousa Marquêz
Wikileaks e os vazamentos diplomáticos de guerra dos EUA: uma análise do processo colaborativo jornalístico das publicações com a mídia de massa
Marina Nossa Neto
Relação de fundadoras de startups com públicos de interesse
Juliana Aparecida Galdino Gomes Wruck
Dispositivos interacionais acionados na mudança do modelo de gestão de uma organização: estudo de caso da câmara de comercialização de energia elétrica
Ana Paula Rodrigues dos Santos
Autocrítica jornalística na teoria da crítica de imprensa
Juliana de Amorim Rosas
Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.
Significados culturais e tecnologias algoritimas: como decisões automatizadas podem subverter ou intensificar regulações sociais
Victor Varcelly Medeiros Faria
Construção de identidades de comunidades digitais: o caso do Grupo LDRV
Rodrigo Duarte Bueno de Godoi
“Isso a Globo não mostra”: a democratização da comunicação, a perda de legitimidade da mídia tradicional e a relação com as fake news e os discursos de ódio
Eliana Regina Lopes Loureiro
A publicidade e o politicamente correto: narrativas publicitárias na construção de valores simbólicos
Thiago Garcia Martins
Advergames. Proposta de alargamento do conceito
Fernando Gualberto
A viralização midiática no Youtube: o caso da Falta que a Falta Faz no canal Jout Jout Prazer
Marcela Aparecida de Marcos
Felicidade performática: uma discussão teórica acerca do papel dos influenciadores digitais
Nathalie de Almeida Hornhardt
BBC News e o processo de produção de notícias no Facebook
Jenifer Neves Costa
A cobertura de eventos terroristas na sociedade em rede: os atentados em Mogadíscio e Paris na perspectiva de cinco veículos jornalísticos
Lilian Ribeiro Sanches
A fanpage da Câmara de Cubatão (SP): comunicação institucional e letramento político digital
Michel Carvalho da Silva
Leitura e algoritmos: condições de acesso a livros digitais em telefones celulares
Taynée Mendes Vieira
Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira.
São Paulo quer ser smart city. Comunicação estratégica ou tendência do mercado tecnológico?
Regiane Maria da Silva Bianchini
Cultura, rituais e práticas consumeristas: a alimentação enquanto dimensão comunicativa
João Eudes Portela de Sousa
Existe match entre a comunicação e o comprometimento? Estudo em empresas com áreas estruturadas de comunicação organizacional sobre a influência da comunicação no comprometimento de vínculo afetivo
Denise Pragana Videira
O transporte medieval que vai parar na mesa das pessoas: o papel da comunicação no mundo do trabalho dos carregadores da CEAGESP
Jamir Osvaldo Kinoshita
A Comunicação no direito digital
Ciro Ferreira da Silva Junior
A umbanda como manifestação cultural no ambiente escolar: análise de comentários de usuários da rede social Facebook
Cristina Vieira Barbosa
Skeumorphismo: vínculos e identidade em ambientes digitais
Giovanni Malavasi
O problema é não ver o problema: uma visão semiótica da campanha “o machismo mata”
Kátia Bizan
Viralizando nas fronteiras abertas do Linkedin
Adriana Cristina Alves do Amaral
Fanpage do SINDJOR/PI como estratégia de comunicação: os desafios das organizações nas relações com os públicos nas mídias digitais
Márcia Gabriele Araújo de Sousa
Reorganização de redações no Brasil: Análise dos processos de produção do Estadão e do Huffpost
Jonas Gonçalves da Silva
Drummond, a poesia social e o jornal
Heitor Ferraz Mello
Herança midiática familiar e a ritualização do consumo: um estudo de caso do consumo midiático do rádio
Leonardo Bars Humes
Fake News: Um conceito em disputa
Fernando Figueiredo Strongren
Produção de sentido em o dia e o estado sobre as Diretas Já: a campanha pelas eleições diretas nos impressos em Teresina (PI)
Márcia Gabriele Araújo de Sousa
O vídeo documentário, as grandes corporações e os impactos
Antonio César Ramos Ribeiro
Imagens Bélicas: a máquina de guerra Hija de Perra
Thiago Henrique Ribeiro dos Santos
A representação do robô, androide e inteligência artificial: Análise da representação imagética de personagens artificiais de filmes de ficção científica e comparação com tecnologias existentes
Pamella Regina D’Ornellas
Vai garota: o protagonismo feminino como retórica para a convocação do modo de ser empreendedor
Bruno Vasconcelos Lima e Carolina Fabris Ferreira
Midiatização de narrativas autobiográficas Day1 Endeavor: comunicação, espaço biográfico e alta performance
Kátia Martins Valente
Anais completos do 12º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 4 e 5 de novembro de 2016)
Textos originais como enviados pelos/as autores/as
Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise
Perspectiva de proximidade: olhares sobre twilighters, nerdfighters e kélovers
Paula Fernandes, Joana d’Arc de Nantes Silva e Pedro Henrique Conceição dos Santos
Processos comunicacionais e transformações da intimidade em comunidades fan fiction: um estudo no site Nyah! Fanfiction
André Luis dos Santos
O desmontar da narrativa: Games Done Quick e o Gameplay de The Legend of Zelda Ocarina of Time
Mariana Amaro
Waze no jornalismo: inovação no jornalismo baiano a partir da mediação de dados colaborativos
Moisés Costa Pinto
Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri
Data is the new black: o papel da Netflix na web
Stefania Ludescher Souza Ricciulli
Adaptação ou transmídia em universos narrativos: proposta metodológica para o estudo do universo de As crônicas de gelo e fogo
Aline Monteiro X. H. Borges
O vermelho como objeto da desatenção em Deadpool
Wanderley Anchieta
A produção de subjetividades e “certos modos” de envelhecer: uma breve reflexão a partir do documentário Envelhescência
Juliana de Matos Acquarone e Luciana da Silva Corrêa
Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio Menezes e Prof. Dr. Herom Vargas
Voluntariado do canal Net Cidade de Santo André: um projeto inovador a serviço da comunidade
Carlos Alberto Kerr Rodrigues
A máscara da cidadania na internet
Vívian Duarte da Silva
Consumo de experiência ou experiência de consumo? Análise de duas páginas virtuais de mochileiras desprovidas de dinheiro
Andréa Braga Santiago de Sá
Professor e Mídia: (re) pensando saberes e currículos na perspectiva da Educomunicação
Isys Helfenstein Remião
Moderador: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino
O impeachment como interesse de debate no Facebook: o engajamento por meio de comentários em posts sobre o tema
Fernanda Cavassana de Carvalho e Giulia Sbaraini Fontes
Uma abordagem discursiva das reportagens do jornal nacional sobre o processo de impeachment da Dilma Rousseff
Adriana Monserrat Cedillo Morales Moreira
Tipologias femininas na campanha de Marina Silva em 2014
Alice Marina Lira Lima
Enquadrando e discutindo o cuspe: as conversações online sobre o cuspe de Jean Wyllys em Jair Bolsonaro
Lucas Afonso Sepulveda, Thaís Choucair e Laura Lima
Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Profa. Dra. Cilene Victor
“Bem-vindos à Washington”: estrutura narrativa e dramaturgia em House of Cards
Giancarlo Casellato Gozzi
Existem dois tipos de dor: a sombra na série House of Cards
Mayra Domingues Idoeta
Artes marciais, mídia, espetáculo e redes: as redes sociais digitais na dinâmica das artes marciais mistas
Everton de Brito Dias
“Os encantos de Francisco”: e-book como estratégia de transmidiação no jornalismo
Dahiana dos Santos Araújo e Valquíria Aparecida Passos Kneipp
Moderadores: Profª. Dra. Simonetta Persichetti e Profª. Dra. Ana Coiro
Programas policiais: a exibição de meninas vítimas de violência sexual
Chloé Leurquin
Imaginário e pós-modernismo na argentina: convergências imagéticas entre publicidade e cinema na obra de Eliseo Subiela
Aline Almeida Duvoisin
As lembranças de si na mediação pela imagem: fotografia, narrativa e subjetividade no Facebook
Jéssica de Souza Carneiro e Idilva Maria Pires Germano
É preciso falar sobre estupro: o caso do estupro coletivo no Rio de Janeiro e a cobertura do jornal Extra Digital
Gabriela Vasconcellos Véras
A fotografia como registro da arte contemporânea
Jefferson Dias de Lima
Moderadores: Dr. Cláudio Coelho e Prof. Dr. Alexander Hilsenbeck Filho
O espetáculo da política brasileira em cena: Jean Wyllys e Jair Bolsonaro
Suelen Homrich Motta
Quem dera ser um peixe: um movimento de arte e política uma análise da intervenção urbana #ocupeacquario
Bruna Luyza Forte Lima Oliveira
A espetacularização do jornalista através do Twitter
Theillyson de Rocco Lima
Apesar da crise ou por causa dela? Um estudo sobre a narrativa jornalística em tempos de economia em baixa
Luciano Feltrin
Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Prof. Dr. Rodrigo Fontanari
Estratégias publicitárias para o consumidor conectado: uma reflexão sobre comunicação, consumo e entretenimento na campanha #VemSeanPenn
Gracy Astolpho Duarte
O paraíso da capitalização e a personalização do diabo: o caso Facebook
Renato Santiago Nagasako
Interação mobile e os relacionamentos em tempos de plataformas móveis
Phillipe Halley Martins Pereira
O paraíso da capitalização e a personalização do diabo: o caso Facebook
Renato Santiago Nagasako
Capitalismo informacional e trabalho gratuito na internet: como o usuário transformou o Tripadvisor no maior site de viagens do mundo
Eduardo Scott Franco de Camargo
Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri
A estrutura fundamental do discurso sustentável pela análise de peças publicitárias
Yoshio Maurício da Silva Tanaka
O papel do profissional de comunicação interna nas mediações existentes nos ambientes organizacionais
Carlos Phillipe Kelency
A performance “Corpo Ruindo” de Paula Garcia
Amanda Marques Pinto
Ciência em comunicação no YouTube brasileiro: Canal Manual do Mundo
Manuella Vieira Reale
Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio Menezes e Profª. Dra. Miriam Cristina Carlos Silva
O vínculo na atuação do pesquisador de comunicação
Marcelo Henrique Souza Rodrigues
O Twitter e a formação de vínculos nas redes sociais
Emanuel Novaes Colombari
A parede como suporte de imagens endógenas e exógenas na contemporaneidade
Aline Silva Okumura
Visibilidades midiáticas e transgeneridade: apontamentos sobre um estudo de caso com Laerte Coutinho
Hadriel Geovani da Silva Theodoro
Moderador: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino
A virtualização da participação popular: uma análise do exercício da cidadania no portal Pensando o Direito
Victor Varcelly Medeiros Farias
A humanização das marcas como abordagem estratégica de relacionamento com os públicos nas redes sociais: Prefeitura de Curitiba e Magazine Luiza
Cândice Quincoses e Ana Carolina Spadin
A evocação do passado na revista Veja: contrato pragmático, atestação mnemônica e construção da realidade
Camila Freitas
Afro-brasilidade na escola: uma questão midiática
Fernanda de Araújo Patrocinio
Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Profª. Dra. Helena Jacob
A narrativa que tece e entretece sentidos: apontamentos sobre complexidade e compreensão no jornalismo de Eliane Brum
Tayane Aidar Abib
A matriz narrativa na obra jornalística de Dorrit Harazim
Luciana Quierati
A encenação da leveza: a notícia em crise no telejornalismo brasileiro
Rosane Baptista
Submissos conscientes: a percepção dos jornalistas do sul do Brasil sobre mecanismos de controle editorial
Ester Athanásio
Bela, recatada e do lar: consumo e espetacularização da intimidade no discurso do jornalismo contemporâneo
Daniela Reis do Nascimento
Moderadores: Profª. Dra. Simonetta Persichetti e Profa. Dra. Ana Coiro
Imaginário e representação social da marca rio: narrativas sobre o espaço convertido em mercadoria
Flávia Barroso de Mello
Comunicação, consumo e envelhecimento prêt-à-porter Jane Fonda e o ideal de envelhecimento bem-sucedido
Kareen Regina Terenzzo
A vaidade masculina na contemporaneidade líquida
Marta Cristina Buschinelli Pongidor
A moda como imagem onírica: uma análise benjaminiana da revista Harper’s Bazaar
Carolina Fabian Sato Gavino
Moderadores: Dr. Cláudio Coelho e Profª. Dra. Mei Hua Soares
Jornalismo cultural e pseudoacontecimento: estudo da cobertura das megaexposições de arte no brasil entre 2010 e 2016
Bianka Nieckel da Costa Roloff
Música imaginada: o papel das tradições inventadas na construção da identidade midiática de André Rieu
Fernando Gonzalez
#Somostodoscelebridades: da construção do estrelato de anônimos na web
Deborah Susane Sampaio Sousa
Show de likes: uma análise da representação da mulher contemporânea na revista Cosmopolitan Brasil
Vivyane Garbelini Cardoso
Anais completos do 11º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 6 e 7 de novembro de 2015)
Textos originais como enviados pelos/as autores/as
Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Prof. Dra. Lourdes Ana Pereira Silva
A acessibilidade visual de curtas-metragens de animação em mídias locativas
Adriano Chagas
Ser enquanto agir: clanessas e suas modalidades de ação
Arthur Guedes Mesquita
O processo de identificação do profissional de comunicação nas organizações em tempos do trabalho imaterial
Bruno Carramenha
A espetacularização da sustentabilidade na era do capital imaterial
Eduardo Brandão Ornelas
Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Prof. Dr. Edson do Prado Pfützenreuter
A publicidade infantil em canais de youtubers mirins
Alexandra Papini
Publicidade, uma estratégia saudável: o papel da publicidade de interesse público na campanha de combate à dengue
Vívian Tatiene Nunes Campos
Do acontecimento a seus públicos: quando a publicidade sai do armário
Pâmela Guimarães da Silva
Mudanças na crítica gastrônomica a partir do processo dialógico da comunicação digital
Eduardo Scott Franco de Camargo
A relação entre a comunicação e a semiótica do ponto de vista da teoria dos campos
Vivian Santana Paixão
Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio Menezes, Profª. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes e Prof. Dr. Herom Vargas
Um estudo sobre a convergência de tecnologias e mídias na evolução do cinema sonoro: do advento do som ao Sound Design
Fabiano Pereira de Souza
A música nos documentários musicais brasileiros: uma análise do filme Nelson Freire
Guilherme Gustav Stolzel Amaral
Corpo geográfico na contemporaneidade: reflexões sobre comunicação do corpo e dança afro peruana
Joana Claudia Prieto Fernandez
As transformações na escuta radiofônica: o rádio muito além do eletrodoméstico
Filomena Salemme
Moderadores: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino, Prof. Dr. Vander Casaqui e Prof. Dr. Vander Casaqui
Por uma Filosofia da comunicação – o pensamentocomunicacional de Michel Serres
Carlos Fernando Leite
Educação inclusiva, representação afro e políticas públicas: alteridade e igualdade em contextos globalizados
Fernanda de Araújo Patrocinio
Amazônia brasileira e indígenas na Revista Der Spiegel: representação e estereótipo no Jornalismo internacional
Helena Lívia Dedecek Gert
“Roque Santeiro” e a ditadura militar brasileira em três atos: a política por trás das telas
Laura Mattos Soares Quintas
Canal da cidadania: desafios e oportunidades economia política da comunicação massiva e TV comunitária no Brasil
Cinthya Pires Oliveira
Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Prof. Dra. Cilene Victor
Ruptura da normalidade ou construção de atualidade? Tensionamentos entre acontecimento e acontecimento jornalístico
Bárbara Lopes Caldeira
Tempo modo e voz: confluência entre as narrativas literária e jornalística em O Gosto da GuerraCamila Freitas
Jornalismo de dados como mecanismo de legitimação do discurso: análise retórico-discursiva dos números
Kelly De Conti Rodrigues
Disputas Made in Israel: os conflitos entre a “nova” e a “velha” historiografia israelensePaula Lima Gomes
Moderadores: Profª. Dra. Dulcília Buitoni, Profª. Dra. Barbara Heller e Prof. Dr. Wagner Souza e Silva
A presença da astrologia nos meios de comunicação
Ana Cristina Vidal de Castro Ortiz
Presença dos portais de notícias nas mídias contemporâneas: convergência da informação e luta por audiência em plataformas digitais
Bruno Paiva Teixeira
A retomada e a reivenção dos contos de fada pela mídia
Carolina Chamizo Henrique Babo
As novas tecnologias e o virtual: homem-aparelhos-eletrônicosFabio Del Nero Silva
A representação de inclusão social e digital por meio da música em documentários brasileiros
Pâmela de Bortoli Machado
Moderadores: Profª. Dra. Simonetta Persichetti e Profa. Dra. Helena Jacob
A escrita como imagem na comunicação corporativa interna
Anelisa Furquim
Fotografias contemporâneas: o Instagram como possibilidade tecnológica
Daniela Ferreira Lima de Paula
A aculturação da veiculação funesta como posicionamento utilitário
Davi Gonçalves Dias
O simulacro do cotidiano
Denise Vilche Sepulveda
Contéudo audiovisual jornalístico, nos sites de telejornais brasileiros, não atende características do mundo conectado
Krishma Carreira
Convergência midiática e termos relacionados: crossmídia e transmídia
Mariana Gonçalves Moreira
Moderadores: Profa. Dra. Márcia Rosa, Profª. Dra. Nancy Ramadan e Prof. Dr. Cláudio Novaes P. Coelho
“Fora Dilma!”: panelaço, ação política e incivilidade online
Ana Cláudia de Souza Inez
A resistência midiatizada contra a estratégia jornalística nas jornadas de junho
Bruno Henrique Barros Fonseca
Manifestações de 2013: que imagens circularam pela instância da imagem ao vivo?
Karina Leal Yamamoto
Mobilização social em mídias alternativas: o movimento grevista dos professores do paraná no Brasil de fato e Revista Fórum
Priscila Santana Caldeira
Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Prof. Dr. Rodrigo Fontanari
A narrativa transmídia como prática de relações públicas: uma análise da personagem Lu do Magazine
Claudia Palma da Silva
Processos de mediação com QR CODE: estudos contemporâneos
Felipe Parra
Estratégias narrativas em Silent Hill: Convergências entre jogos digitais e cinema
Willian Welbert
O lead ao game over: análise do jogo de conteúdo noticioso corrida eleitoral do site da Superinteressante
Mariana Amaro
Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Prof. Dr. Edson do Prado Pfützenreuter
(Re)embarque nesse carrossel
Leandro Carabet
O telefone celular e a comunicação instantânea: uma breve história da compressão do espaço e do tempo
Liliane Aparecida Pellegrini Pereira
A Comunicação nos games
Luiz Augusto Dinamarca Barna
Os eventos como espaço estruturante da área de comunicação
Marcelo Henrique Souza Rodrigues
O lugar da cor no cinema: azuis entre registro e criação
Wanderley Anchieta
Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio Menezes, Profª. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes e Prof. Dr. Herom Vargas
Comunicação e educação: uma confluência possível
Marina Gomes Portela
A epistemologia da compreensão: as contribuições de Paul Feyerabend para estudos da compreensão como método
Pedro Debs Brito
Imaginação, suspensão e tranmutação: recontextualizando tecnologias educacionais e videogames pedagógicos
Tiago da Mota e Silva
Comunicação/ educação e consumo: possíveis articulações cidadãs para o Ensino Médio
Matheus Alves Passaro
Comunicação/ educação e consumo: possíveis articulações cidadãs para o Ensino Médio
Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
O que se constitui conteúdos relevantes nas mídias sociais digitais?
Vanda de Souza Machado
Moderadores: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino, Prof. Dr. Vander Casaqui e Profa. Dra. Tarcyane Santos
Quem dera ser um peixe: Entre a tática e a estratégia
Leonardo Vasconcelos de Araújo
Interação midiativista / audiência conectada: a experiência do streaming ao vivo como novo lugar do sujeito
Michele Lima
Diversidade no trabalho: valores organizacionais e adesão a normas em organizações participantes do fórum empresas e direitos LGBT
Ricardo Gonçalves de Sales
Regimes de legitimação da vigilância contemporânea: modos de ver e de vigiar na Cultura Midiática
Wilson Roberto Milani Bernardes
Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Prof. Dra. Cilene Victor
As artes marciais como produto midiático: da antiguidade a Bruce Lee e Anderson Silva
Everton de Brito Dias
Entre o pudor e a vergonha: a nudez sem rosto e modulações da subjetividade autobiográfica
Louise Ferreira Carvalho
Duas vezes dois irmãos – análise comparativa da obra de Hatoum na literatura e nos quadrinhos
Maria Luísa Fontenele de Paula
Heróis em convergência
Matheus Tagé Verissimo Ribeiro
Histórias de jogo: o uso de histórias de vida como metodologia para o estudo de players de RPG
Tadeu Rodrigues Iuama
Moderadores: Profª. Dra. Dulcília Buitoni, Profª. Dra. Barbara Heller e Prof. Dr. Wagner Souza e Silva
Perspectivas queer: autoria e narrativas da contemporaneidade sobre gêneros e sexualidades
Gean Oliveira Gonçalves
A representação da sensualidade na Revista TPM: uma análise das construções de gênero na publicação Trip para mulheres
Vivyane Garbelini Cardoso
O estilo televisivo e os relatos de mineiridade: uma análise da abertura de programas regionais
Marcos Vinicius Meigre e Silva
Em busca de milímetros esquecidos: a produção cinematográfica em 16mm em santa maria nos anos 1960
Marilice Daronco
Moderadores: Profª. Dra. Simonetta Persichetti e Profa. Dra. Helena Jacob
Odiar Romero Britto é fácil”: a relação entre culturas erudita e de massas no caderno ilustrada da Folha de S. Paulo
Natália Favrin Keri
O conceito de “enquadre” como operador-analítico do potencial político do filme Nem Sansão nem Dalila, de Carlos Manga
Pedro Figueiredo Veras
Relação imagem/movimento: estudo com as fotografias criadas por Richard Avedon
Rafael Bernardo Eisinger
Discurso do glamour como atrativo para o universo do trabalho com moda
Regiane M. Konopka
Un año de amor: simulacros e simulações de identidades na narrativa almodovariana
Roberto Gustavo Reiniger Neto
Lei Rouanet: a visibilidade do produto cultural como critério de patrocínio à produção artística
Vinícius Mizumoto Mega
Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Novaes P. Coelho, Profa. Dra. Márcia Rosa e Profª. Dra. Nancy Ramadan
A cultura de fãs em um mundo medidado: o olhar sobre os fandoms para compreender a sociedade
Camila Fernandes de Oliveira
Jornalismo cultural e arte contemporânea o tratamento da informação no caderno Mais Cruzeiro do Jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba
Fernanda Maria Lozano Monteiro Sanches
Produzir, exibir, distribuir. Netflix, a transformação do telespectador novas práticas de consumo de TV na era da convergência midiática
Kareen Terenzzo e Rafael Ofemann
Coração americano: apropriações pop no disco Clube da Esquina
Leandro Aguiar
Mitos e celebridades no Jornalismo esportivo na internet
Marcelo Bechara S. N. Frange
Anais completos do 10º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 7 e 8 de novembro de 2014)
Textos originais como enviados pelos/as autores/as
Moderadores: Prof. Dr. Edilson Cazeloto e Prof. Dr. Jorge Miklos
Colonização da maternidade pelo capitalismo na cibercultura: trabalho imaterial e uma possível subversão da lógica capitalista
Alessandra Rebecchi
Quando os tipos realmente falam: processos comunicacionais mediados pela tipografia cinética
Christian Petrini
Memegeneration: ultrageneralização e preconceito na Internet
Gustavo Côrtes
Hiperreal: as culturas juvenis segundo Kiko Goifman
Lucy Mary Franco
McLuhan e a estética da convergência: aproximações, debates e novas possibilidades comunicacionais
Pablo Abreu
Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Profª. Dra. Maria Ogécia Drigo
Publicidade e cinema em hibridização: o uso da obra fílmica como anúncio publicitário
Beatriz Bezerra
Pro – wrestling, lucha libre, luta livre e WWE: análise do conteúdo publicado no site slideshare
Carlos do Amaral
A comunicação de mercado e a ressignificação de marca: como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor
Everaldo Pereira
Sempre disponível: a sustentabilidade da comunicação por telefonia celular
Liliane Aparecida Pellegrini
A imagem virtual como merchandising na TV: inovação na divulgação de marcas e produtos
Odenir Trevisani
O simbolismo da passagem na ficção científica: um olhar sobre a HQ “Astronauta: Magnetar”
Paulo Emilio
Carta Capital e Veja: as eleições por meio da semiótica
Vivian Santana Paixão
Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio Menezes e Profª. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes
Ambientes comunicacionais: as relações entre a caixa e a torcida corintiana
Alexandre Gidaro
O caminho entre o abismo e o silêncio: um estudo do processo comunicacional na fruição do sensível
Bruna Cardoso de Oliveira
Bom Retiro, lugar do devir
Edson Viggiani
Os Miseráveis e a importância de ser direto
Márcio Elísio Carneiro Câmara
Por uma ecologia da comunicação: o desequilíbrio dos sentidos e o enfraquecimento dos vínculos comunicativos
Maria Aparecida Cunha
Moderadores: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino e Prof. Dr. Vander Casaqui
A constituição de realidades a partir do fandom clanessa: reverberações na dinâmica transmidiática do Big Brother Brasil 14
Arthur Mesquita
A utilização do audiovisual na promoção da saúde: uma análise da presença do canal saúde no YouTube
Iane Filgueiras
Ressignificações por trás da obra: analisando Jogos Vorazes pela intermidialidade
Jeronimo Strehl
Identidade em ambiente digital: perfis de consumidoras Le Lis Blanc e Torra Torra no Facebook
Juliana Regina Machado
A nova representação familiar na telenovela Amor à Vida: moralidade, reconhecimento e ética
Livia Cretaz
Educomunicação: caminhos possíveis para espaços democráticos de debate e exercício da cidadania
Thiago Mena
Narrativas transmidiáticas e colecionismo: convertendo-se fãs em colecionadores-fãs
Wagner Silva
Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Prof. Dr. Raúl H. Osório Vargas
O telejornal policial Correio Verdade e as formas de experimentar o cotidiano na mídia
Jocélio Oliveira
Após saber sobre o ombudsman paraibano, você nunca mais vai ler crítica do mesmo jeito
Juliana Rosas
Espedito Seleiro: tradição do artesanato cearense
Liana Dodt
A narrativa espetacular do jornalismo esportivo a final da UEFA Champions League
Marcelo Bechara
Histórias que a vida inventa: reflexões sobre o suspense em Relato de um náufrago
Matheus Torreão
Comunicação, diálogo e compreensão nas organizações: narrativas de liderança
Viviane Regina Mansi
Moderadores: Profª. Dra. Dulcília Buitoni e Profª. Dra. Barbara Heller
A jornada astrológica e a mídia: a presença da astrologia na mídia
Ana Cristina Vidal de Castro Ortiz
Editoria de beleza: pensando o jornalismo e os discursos de representação do gênero
Bruna Cristina Ferreira
“Sou atleta, sou mulher”: a representação feminina e as modalidades mais noticiadas nas Olimpíadas de Londres 2012
Carolina Firmino
Facebook: resgate do jornalismo ideológico ou mais do mesmo?
Fabio Del Nero Silva
Da película cinematográfica ao vídeo digital: os impactos da comunicação da Natura
Flavio Ferreira
Pequenos grandes vendedores: a presença da criança na publicidade adulta da Revista Veja (80-90-2000-2010)
Milena Pereira
Moderadores: Profª. Dra. Simonetta Persichetti e Prof. Dr. Carlos Costa
A banalidade do mal: o excesso de violência na mídia
Denise Vilche Sepulveda
O fetiche, a mensura e a cultura mercantil em Bad Romance
Douglas Bianchini
Um discurso com múltiplas vozes: a polifonia no filme Welcome
Eliane de Oliveira
Através dos filtros: a diversificação da identidade através do uso do Instagram
Pietro Coelho
O programa Voz do Brasil e os critérios de noticiabilidade na cobertura do “apagão” elétrico
Renato Delmanto
Pontes em vez de muros? Diálogos entre cinema e educação em escolas públicas
Tatiane Mendes
Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Novaes P. Coelho e Profª. Dra. Cicilia M. Krohling Peruzzo
Cobertura jornalística da ação penal 470 do STF: a construção de personagens na atuação da imprensa
Cristina Oliveira
Midiatização da política argentina: a atuação política sob lógicas midiáticas nas Eleições Legislativas de 2013
Eduardo Covalesky Dias
Crítica de mídia e debate político na internet: análise dos comentários sobre o posicionamento da Cartacapital nas eleições 2014
Fernanda Cavassana de Carvalho
Dos diários de papel para o espaço virtual: um estudo sobre o blog Jovens Diplomatas
Ingrid Baquit
Referencialidade à politica cotidiana como estratégia na esfera de páginas de oposição radical no Facebook
Marcelo Alves
O Palhaço e a crítica da sociedade contemporânea
Waleska Pereira
Prof. Dr. Edison Cazeloto e Prof. Dr. Jorge Miklos
Sociabilidades juvenis e o uso de dispositivos móveis: práticas socioculturais entre jovens habitantes de periferias urbanas
Amanda Nogueira
Discurso democrático de 1968: a hipótese de um significante vazio
Camila Engelbrecht
Deliberação on-line: reflexões sobre o vote na web
Daniele Seridorio
Jornalismo de dados na web: estudo da produção de sentido na infografia do blog do Estadão Dados e do La Nación Data Blog
Kelly De Conti
A dromocracia no contexto da propaganda: modelos conservadores e acelerados
Mario Finotti Silva
Um vírus chamado futebol
Sergio Quintanilha
Evolução da identidade, estereótipo e imagem midiática da tribo urbana dos nerds
Soraya Madeira
Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Profª. Dra. Luciana Coutinho
A comunicação mercadológica e a mundialização de um estilo de vida: estudo de caso da marca Harley Davidson no Brasil
Bruna Panzarini
Comunicação interna no contexto das relações humanas: transformações, desafios e perspectivas
Carlos Phillipe Kelency
A legibilidade textual na produção de conteúdo jornalístico na Internet
Clovis Furlanetto
Os limites da tecnologia nos modos de vinculação em processos educativos online
Dario de Barros Vedana
A terceira idade e os relacionamentos líquidos nas redes sociais
Diego Oliveira
A negociação da identidade regional nas camisetas Nordwest
João Victor Sales
Linguagem tipográfica: modos de utilização de letras fantasias na comunicação contemporânea
Leandro Fabris lugoboni
Corpos e dígitos nos protestos: reflexões sobre os 20 anos de ciberativismo no mundo
Renato Martinelli
Prof. Dr. José Eugenio Menezes e Prof. Dr. Herom Vargas Silva
Comunicação e educação: uma confluência possível
Alexandre Suenaga
A complexidade no cenário da origem do livro e do e-book
Erica Ferreira
Os gestos dos papas no Brasil: relações entre o presencial e o midiatizado
Maria Cristina Angelini
Pesquisa-intervenção na quadra: trajetórias de entrada em campo e traços de uma metodologia em construção
Milena de Castro Ribeiro
DJ, novas mídias e as formas criativas de colagem do sampling na música pop
Nilton Faria de Carvalho
Visagens nordestinas: aspectos intertextuais nas artes integradas
Raron Moura
Da música à tribo: os emos desde suas origens aos dias de hoje
Renata Oliveira Carvalho
Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino e Profª. Dra. Tarcyanie Cajueiro dos Santos
Zoeira “never ends” investigação exploratória da produção/consumo de eventos fakes de Harry Potter
Alessandra Maia e Pollyana Escalante
A relação entre audiovisual e ensino: exemplificando a jornada do herói por meio do cinema
Bruno Menezes
“Porta dos fundos” e a (des)construção da religiosidade em vídeos de humor na Internet
Andrea Nero
Do pedal ao violão: uma análise folkcomunicacional das músicas do artista Plá nas bicicletadas em Curitiba
Luciane Leopoldo Belin e Maiara Garcia Orlandini
“Não foi só pelo beijo”: uma análise da repercussão do “beijo gay” na telenovela Amor à Vida a partir da luta por reconhecimento
Pamela Guimaraes
O discurso corporativo ressignificado na Internet: processos midiáticos e polifonia na web
Pedro Nogueira
Análise das práticas em comunicação contidas no manual “comunicação com o público em uma emergência nuclear ou radiológica”
Tariana Brocardo Machado
Comunicação em saúde: por uma prática comunicativa dialógica
Vivian Campos
Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Prof. Dr. Raúl H. Osório Vargas
A identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral
Carlos Biernath
Era uma vez… Outra vez Crepúsculo: a reinvenção de um conto de fada
Carolina Chamizo
As narrativas de Belo Monte nas revistas semanais impressas de informação: um estudo sobre a reportagem em revista
Juliana Arini
Relato de pesquisa: cobertura jornalística brasileira do conflito de terras entre campesinos paraguaios e brasiguaios
Luciana Rossetto
A representação da estrutura narrativa mítica na filmografia nacional: Cafundó
Regina Proença
O resgate do gênero ensaio e seu papel no jornalismo contemporâneo
Rodrigo Volponi
Profª. Dra. Dulcília Buitoni e Prof. Dr. Wagner Souza e Silva
Revelando o imaginário do filme “o dia que durou 21 anos”
Danilo Fantinel
Linguagem em quadrinhos e educação inclusiva: o legado de Nelson Mandela
Fernanda Patrocinio
A construção da jornada do herói contemporâneo pelas crônicas de Lourenço Diaféria
Jhonatan Pino
Representação de espaço na adaptação fílmica: o caso de Pela passagem de uma grande dor
Juliano Rodrigues
Resgate histórico das vinhetas do SBT: a busca por um estilo sbtista
Rafael Fialho
A formação da memória narrativa transmídia
Ramon Queiroz Marlet
Profa. Dra. Simonetta Persichetti e Prof. Dr. Carlos Costa
As relações entre pintura, fotografia e cinema na obra do artista David Lynch
Alan Goes
Fotografia e imaginário: uma leitura mítica do fotojornalismo
Anelise Angeli De Carli
Jornalismo, política e opinião: a cobertura sobre a votação do Marco Civil na Internet nos editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo
Camila Mont’Alverne
A imagem da cidade de fortaleza no guia das cidades-sede: orientação para o consumo e representação na Copa do Mundo 2014
Emylianny Brasil da Silva
Webdocumentário e interação: compreendendo o papel do usuário em Fort McMoney
Marcela Feriani
A notícia humanista
Fernanda Bernardes
Exclusividade: jogo de imagens ou deformação da realidade?
Márcia Malvina
O som do silêncio: os cemitérios como territórios acústicos
Mariana Vaz
Prof. Dr. Cláudio Novaes P. Coelho e Profª. Dra. Nancy Nuyen Ramadan
De onde veio esse lixo? Cotidiano, consumo e mídia a partir da greve dos garis no Rio de Janeiro
Déborah Vasconcelos
Slogan das manifestações de junho de 2013, em sintonia com a Sociedade do Espetáculo
Eliana Natividade
A agência de humanos e não humanos na rede Miguel Nicolelis
Marcelle Louise
Metadiscurso do jornalismo de celebridades: pensar o saber-fazer na animação
Maria Aparecida Pinto
Folha de S. Paulo: a cobertura sobre a proposta do plebiscito para a reforma política em 2013
Mario Filho
Anais completos do 9º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 22 e 23 de novembro de 2013)
Textos originais como enviados pelos/as autores/as
Moderadores: Prof. Dr. Edilson Cazeloto e Prof. Dr. Jorge Miklos
A cobertura política no webjornalismo: um estudo de caso da cobertura política nas eleições municipais 2012 em Palmas – Tocantins
Malena Araújo Mota
Análise crítica entre etnografia e netnografia: métodos de pesquisa empírica
Cláudia Siqueira César Tafarelo
O poder do conhecimento
Cristina Maria Golhiardi Malaquias
Midiatização e juventude: novas configurações das relações sociais a partir da utilização do Facebook
Ilana Camurça Landim
Dromologia, dromocracia no contexto da civilização cibercultural: a velocidade como imperativo da vida social
Mario Finotti Silva
Ecos do Xingu: uma reflexão semiótica sobre a repercussão da usina de Belo Monte nas redes sociais conectadas
Renato Martinelli
“Sou visto, logo existo”: extimidade e o imperativo da visibilidade mediática na civilização cibercultural
Mairê de Miranda Oliveira Vaz
Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias
Campanhas públicas, prospect theory e neurociências cognitivas: uma reflexão transdisciplinar
Diogo Kawano
A lógica peirceana no ato criativo de David Nebreda: uma análise fenomenológica
Rodrigo Antunes Morais
Técnicas de produção publicitária em campanhas eleitorais: análise das ações de Nicolás Maduro como candidato nas eleições de 2013
Flávio Ferreira
Concepções e usos: um mapeamento da produção acadêmica recente sobre a relação das ONGs com a cultura
Marcia Maria Ximenes
Gestão mercadológica de faculdades no Brasil: o estudo de caso da avaliação de retorno de investimentos em comunicação na FNC
Sergio dos Santos Clemente Júnior
Resignificação de produtos midiáticos: a manipulação digital da imagem publicitária
Marcel Votre
Complicações das descomplexificações na comunicação: uma reflexão sobre o ensino a distância
Ana Lúcia Diana
Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio de O. Menezes e Profa. Dra. Mônica R. Ferrari Nunes
Radiodramaturgia em diferentes gêneros de produção: por um novo senso de audição
Guilherme Udo
Velocidade e biorritmo: a possível adaptação do ser humano aos ritmos sociais velozes
Natália Constantino Diogo
Sound studies no cinema: panorama da produção bibliográfica dos anos 1970 até o final do século XX
Bernardo Marquez Alves
A Internet segundo a teoria do rádio
Antonio Sergio Lacarte
História do rádio: memórias radiofônicas de idosos numa perspectiva educomunicativa
Michel Carvalho da Silva
A estética e o tempo no rádio: vínculos e sincronizações na Rádio Sulamérica Trânsito
Raquel Rieckmann Traldi
O uso de elementos sonoros em performances de rádio nos anos 1940 e shows de vocaloides na atualidade
Vera da Cunha Pasqualin
Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Profa. Dra. Monica Martinez
Do cuidado de si à normalização dos corpos: reflexões sobre o jornalismo especializado em saúde de uma perspectiva (pós)foucaultiana
Juliana Loureiro de Oliveira
A invenção do eu pelo outro: narrativas midiáticas em primeira pessoa sobre transtornos psiquiátricos
Isabela Machado de Oliveira Fraga
O ladrão e o repórter: a construção simbólica do lendário ladrão Gino Meneghetti em textos do jornalista Marcos Faerman: marginal-herói
Guilherme Azevedo
Livros demais, editores de menos: os impactos das novas tecnologias e do surgimento dos grandes conglomerados editoriais no trabalho do editor
Luciana Félix Macedo
Discurso, interdição e liberdade de expressão: o politicamente correto e suas articulações com a comunicação social
Nara Lyra Simões Caetano Cabral
A narrativa das galerias de fotos na representação da crise do governo paraguaio
Luciana Pelaes Rossetto
Hit et nunc: aproximações entre os ideais nazistas e as políticas imigratórias
Eliane de Oliveira
Moderadores: Profa. Dra. Dulcília H. S. Buitoni e Prof. Dr. Wagner Souza e Silva
Revista seleções do Reader’s Digest (1943): a representação da mulher, um discurso em construção
Lérida Gherardini Malagueta Marcondes de Mello
World Press Photo e o efeito-verdade no fotojornalismo
Edson Rossi
O humor gráfico e a democracia multirracial: a representação do presidente sul-africano Jacob Zuma no traço de Zapiro
Renata de Paula dos Santos
Astrologia & narrativas do céu
Ana Cristina Vidal de Castro
O antropomorfismo nos quadrinhos adultos: personagens e narrativa
Diego Emmanuel de Kerchove de Denterghem
Imaginário midiático: uma análise da reciclagem simbólica das celebridades
Marcia Boroski
De Hogwarts a Paraisópolis: leituras de Harry Potter – discurso e recepção da obra num contexto de capitalismo periférico
Marco Polo Ribeiro Henriques
Moderadores: Profa. Dra. Simonetta Persichetti e Prof. Dr. Carlos Costa
Agente do tempo: a sistematização do passado no jornal do Brasil nos anos 1960
Alice Melo
Debate político e comunicação de massa – uma análise do conceito de esfera pública na imprensa brasileira
Rachel De Rosso Buzzoni
Infografia interativa na redação: o processo de produção no Diário do Nordeste à luz da teoria do jornalismo
William Robson Cordeiro
O ônus da agilidade no jornalismo online
Bruno Peixoto Deiro
Os grandes mestres em exposição na sua casa: uma análise da coleção Folha grandes pintores brasileiros
Natália Favrin Keri
Princípios editoriais e a cobertura do Jornal Nacional sobre os preparativos para a Copa do Mundo e Copa das Confederações no Brasil
Bruno da Silva Tavares
Aplicações da narrativa multimídia e do webjornalismo em revistas on-line
Ana Carolina Giarrante
Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Novaes P. Coelho e Profa. Dra. Maria Goretti J. Sobrinho
A rede simbólica da identidade nacional: mito e representações sociais
Gustavo Carbonaro
Democracia na cibercultura: a incomunicação na Internet entre deputados e cidadãos no estado do Piauí
Deusiney Robson de Araújo Farias
A imagem contemporânea e a construção do personagem politico nas eleições municipais brasileiras de 2012
Deysi Oliveira Cioccari
A manifestação dos números no discurso jornalístico
Olívia Horta Bulla Piedade
O Ethos discursivo na política mauaense e o apelo religioso
João Leandre Jorge
Transparência na cibercultura: perspectiva brasileira por meio da análise do Portal da Transparência do Governo Federal
Vâner Lima Silva
A renúncia fiscal e os entraves à liberdade de produção artística
Vinicius Mizumoto Mega
Moderadores: Prof. Dr. Edilson Cazeloto e Prof. Dr. Jorge Miklos
As redes sociais e a formação de um novo modelo de sociedade
Isis Nalba Albuquerque Cardoso
Smart Mob
Liliane Aparecida Pellegrini Pereira
O tênue limite entre a personalidade e seu duplo: o incêndio da boate Kiss através do perfil fake Dilma Bolada
Simone Faustino da Silva
Ambiências religiosas na cibercultura: a igreja evangélica luterana no cyberspace
Marcos Francisco Stahl
Mídia e terceira idade: a relação entre as novas tecnologias e os alunos da universidade aberta à terceira idade da Uniso
Ana Paula dos Santos
Da internet encantada ao discurso polifônico
Pedro Arthur Nogueira
Religião no cyberspace: cultura do imaterial e estética classicista no portal Arautos do Evangelho
Flávia Gabriela da Costa Rosa Amaral
Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias
Pressões e resistência: mercado e identidade dos idosos a partir do consumo da e na web
Diego Antonio de Oliveira
A força das imagens numéricas
Thatiana de Souza Lino
O demônio na tela: o discurso escatológico e o triunfo do mal como estratégia de persuasão
Luciano Martins Costa
A criatividade como fator chave para o sucesso de uma campanha: um estudo do comercial Pôneis Malditos, da Nissan
Fabio Ramos Melo
Estratégias midiáticas do turismo no Ceará: massivo x comunitário
Fernando José Sousa da Silva
Reflexão sobre comunicação, consumo e supermercados virtuais
Osmar Renato de Barros Siqueira
Influência do signo interpretante na expressão sociocultural do ambiente de um videojóquei
Guilherme Cestari
Moderadores: Prof. Dr. José Eugênio de O. Menezes e Profa. Dra. Mônica R. Ferrari Nunes
Devoção na rede: o ciber-círio
Ariana Nascimento da Silva
O Plano Ceibal e a constituição de ambientes de comunicação
Helena Maria Cecília Narrete
Os gestos dos papas na cultura da mídia
Maria Cristina Angelini
A comunicação e a nova identidade do corpo: o paciente no contexto da unidade de terapia intensiva
Verusk A. Mimura
O imaginário como vínculo: do sagrado no espaço ao midiático sagrado
Tereza Carla Souza Pereira
Comunidade estética e cultura do fã na banda cover
Bruno Maia de Alencar
O samba caipira como processo comunicacional
Jéssica de Almeida Bastida Raszl
A credibilidade do ruído no radiojornalismo
Paulo Borges
O cinema como música em Eisenstein
Mariana Telles d’Utra Vaz
Moderadores: Prof. Dr. Dimas Künsch e Profa. Dra. Monica Martinez
A magia dos contos de fada e sua apropriação pela mídia
Carolina Chamizo Henrique Babo
A websérie como cápsula estilística: os recursos expressivos comprimidos em uma webnarrativa juvenil de ficção científica
João Paulo Lopes de Meira Hergesel
Liderança e construção de sentidos na organização: a comunicação dialógica
Viviane Mansi
Comunicação organizacional e interação: configurações potencializadoras de sentidos nos cenários organizacionais
Jean Felipe Rossato
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional: o caso Playcenter
Anelisa Maradei
Comunicação ambiental como estratégia organizacional
Carlos Roberto de Oliveira
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa para o fortalecimento da reputação corporativa
Tânia Oliveira Pereira
Moderadores: Profa. Dra. Dulcília H. S. Buitoni e Prof. Dr. Wagner Souza e Silva
A personagem feminina nos games do século XXI: uma análise dos 20 jogos mais vendidos de 2011
Artur Palma Mungioli
Anita Ramos e a página feminina do Correio Paulistano: uma pioneira jornalista do cinema e da imprensa feminina paulista
Bruno Domingues Micheletti
A mulher na presidência e na mídia: uma análise da representação de Dilma Rousseff nas charges jornalísticas
Cristiane dos Santos Parnaíba
A deficiência física nas revistas Veja, Época e ISTOÉ: um estudo da recepção
Tancy Costa Mavignier
Atuação e inovação: as transformações comunicacionais na atuação de atores dos palcos para a televisão
Wellington Dias de Melo
Apocalypse Now: nuances da não ficção literária no cinema
Gisele Krodel Rech
O dualismo cidade e campo em central do Brasil: uma análise da reelaboração da identidade nacional à luz das teorias pós-modernas
Cyntia Gomes Calhado
Teoria ator-rede: algumas questões sobre análise em artes
Leonardo Ferreira
Moderadores: Profa. Dra. Simonetta Persichetti e Prof. Dr. Carlos Costa
Intermidialidade no fotolivro de Boris Kossoy: tradução, combinação e referência midiáticas
Ana Paula Vitorio da Costa
Infotenimento nos programas femininos da televisão aberta brasileira: a informação tratada como mercadoria
Gaya Cristina de Campos Machado
A apropriação de imagens fotográficas da Guerra Civil Espanhola na capa de livros
Maria A. (Dyda) Monteiro Bessana
A duplicidade em Kieslowski: um estudo sobre sequências do “Decálogo 5 e 6”, e suas extensões em “Não matarás” e “Não amarás”
Humberto Hokama
Distribuição cinematográfica e filme de nicho – a distribuição de “3 efes”
Maria Cristina Couto
A mídia à luz da teoria psicológica comportamental: um estudo comparativo entre a TV e a internet
Amanda Bastos Mareschi Aggio
Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Novaes P. Coelho e Profa. Dra. Maria Goretti J. Sobrinho
O uso e a apropriação da comunicação audiovisual pelos jovens do assentamento rural Barra do Leme
Maria Evilene de Sousa Abreu
Comunicação e a Lei da Imprensa na sociedade brasileira
Christian Felipe Tavares Marques da Silva
O sentido do sofrimento: narrativas midiáticas da corrupção política
Fernando Velasco
Convergência de mídias: o receptor como protagonista do processo comunicacional
Jorge Luiz Garcia Van Dal
A mídia e a difusão da violência urbana: o imaginário social permeado pela massificação midiática
André Luís Nakamura
Do teatrão ao mainstream: indústria teatral no Brasil
Gerson da Silva Esteves
A maternidade circulante na indústria cultural atual – novas alternativas para a maternidade
Lívia Cretaz
Comunicação e ciberativismo nos movimentos veg-abolicionistas
Antonia Marcia Artico
Anais completos do 8º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 23 de novembro de 2012)
ISSN: 2176-4476
Textos originais como enviados pelos/as autores/as
Moderador: Prof. Dr. Antônio Roberto Chiachiri Filho
A influência dos signos nas diferentes formas de expressão sociocultural no ambiente do vídeo jóquei
Guilherme Henrique de Oliveira Cestari (UEL)
As narrativas ficcionais da TV no ciberespaçoAdriana Pierre Coca (UTP)
Imagens da infância e da publicidade através da memória
Maria Clara Sidou Monteiro (UFC)
Ler audiolivro e jogar videogame como práticas cognitivas da cibercultura
br>Alessandra Maia e Rafael de O. Barbosa (UERJ)Marketing no jornalismo de televisão: a informação como produto
Carlos Eduardo Corrêa de Lima (CÁSPER LÍBERO)
O trabalho imaterial nos sites de comércio eletrônico
Renata Granato Gomes (CÁSPER LÍBERO)
O uso do humor na publicidade como estratégia na comunicação de riscos
Diogo Kawano e Leandro Batista (ECA-USP)
Publicidade, mídias, leis de incentivo: da experiência cultural à experiência da marca
Laís Côrtes Ferreira Requião (PUC-SP)
Significação subjetiva e perceptual: dados do sentido no campo semântico da esquizofrenia
Rodrigo Morais (Cásper Líbero)
Transmidiação: processo de re-construção de sentidos da saga Crepúsculo
Cleusa Albilia de Almeida (UNISINOS)
Moderador: Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho
A produção musical do grupo Língua de Trapo na vanguarda paulistana e sua contemporaneidade
Eduardo Abrahão Dieb (CÁSPER LÍBERO)
Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida: as estratégias para a politização do meio ambiente no espaço de visibilidade midiática
Isabelle Azevedo Ferreira (UFC)
Do folhetim online ao audiovisual interativo: as webnovelas na fase da multiplicidade da oferta
Naiá Giúdice (UNISINOS)
Falar jogo ou sobre o jogo? A representação espetacular do futebol na cobertura da Copa do Mundo 2010
Rafael de Oliveira Lourenço (CÁSPER LÍBERO)
Festa do tropeiro de silveiras: uma abordagem folkcomunicacional
Daira Renata Martins Botelho (UNESP)
Organizações Globo versus Ancinav: relato de uma disputa
Marina Rossato Fernandes (UFSCAR)
Pauta do dia: a presença do autodeboche na propaganda televisiva
Paulo Augusto Lane Valiengo (USCS)
Poder e prazer: um estudo entre a relação da censura e a pornochanchada
Caio Lamas (ECA-USP)
Satisfaction is the death of the desire: consumo, identidade e a (possível) resistência na subcultura heavy metal
Gustavo Dhein (CÁSPER LÍBERO)
She‘s not me: discurso e conflito entre fãs de divas nos comentários do blog papelpop
Francisco Lima (UNISINOS)
The Joneses, o consumo narrado: uma reflexão teórica sobre o filme
Janaíra Dantas da Silva França (CÁSPER LÍBERO)
Moderador: Prof. Dr. Dimas A. Künsch
A comunicação do profissional midiático de televisão
Cláudia Rodriguez Dominguez (USCS)
Estado da arte das pesquisas na temática comunicação e novas mídias no portal Capes periódicos
Soraya Jamilah Hanna (USCS)
Hedonismo e mídia: saúde para o leitor ou sensacionalismo? Desconstrução da revista Runner‘s World
Arquimedes Pessoni e Aguinaldo Pettinati (UMESP)
Jornalismo científico: divulgação ou disseminação, e sua relação com os cientistas
Macri Elaine Colombo (UFAM)
Jornalismo e narrativa na mídia televisiva: o programa Profissão Repórter
Bruno Teixeira Chiarioni (CÁSPER LÍBERO)
Mídia, tradição, identidade: televisão e negociação de pertencimento em Timor-Leste
Invens Manuel Francisco Gusmão de Souza (UCB)
O Big Bang das mídias digitais: uma possível tecnologia da libertação
Luciano Martins Costa (CÁSPER LÍBERO)
O eu é o tu no jornalismo de Marcos Faerman: relação entre repórter e personagem tem a cumplicidade como marca
Guilherme Azevedo (CÁSPER LÍBERO)
Os heróis de Bridgewater: a representação da loucura no documentário de Frederik Wiseman.
Jefferson Rocha Leite de Oliveira (UFRJ)
Resenha jornalística: entre a crítica e o ensaio
Maria Aparecida Monteiro Bessana (CÁSPER LÍBERO)
Moderador: Prof. Dr. Edilson Cazeloto
A constituição do autor na cibercultura
Clarissa Corrêa Henning (UFRJ)
A reconfiguração das comunidades virtuais: um estudo da comunidade do Couchsurfing em Porto Alegre-RS
Tamires Ferreira Coêlho (UNISINOS)
Chipmusic e a teoria das materialidades: como o aparato tecnológico configura a produção musical no coletivo Chippanze
Camila Schäfer (UNISINOS)
Comunicação e sustentabilidade: o ambiente comunicativo do SWU
Danielle Denny (CÁSPER LÍBERO)
Cultura livre: tensão entre as vozes do controle e as vozes da emancipação
Vâner Lima (UNIP)
Fortalecimento da reputação corporativa nas redes sociais conectadas: a atuação do profissional de RP no relacionamento entre empresas e stakeholders
Rafael Vergili (CÁSPER LÍBERO)
Jornalismo e mobilidade: novas e possíveis reconfigurações
Diogo Reck Figueiredo (UNISINOS)
Hacking como expressão do novo ativismo
Murilo Bansi Machado (UFABC)
Os caminhos da produção colaborativa de notícias: uma análise do Eu-Repórter e do jornal O Globo
Maísa Maryelli de Oliveira e Laene Mucci Daniel (UNICAMP)
Pequenos atos de heroísmo: as redes sociais como mediadoras do processo de inclusão digital
Tatiana de Carvalho Duarte (UNESP)
Uma equipe, diversas linguagens: apontamentos para uma reflexão sobre os novos modos de narrar do jornalismo no contexto multimidiático
Taís Seibt (CÁSPER LÍBERO)
Moderador: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino
A cultura negra e a educomunicação: uma proposta de intervenção por meio de vídeos de adolescentes de uma escola brasileira
Paola Diniz Prandini (ECA-USP)
A democracia deliberativa e a política informal: a importância dos media e da conversação cotidiana
Felipe Mendes Cardoso (UFMG)
As micronarrativas afetivas como forma de reencantamento da comunicação interna
Emiliana Pomarico Ribeiro (ECA-USP)
Avaliação de acessibilidade informacional nos portais de governo de Araçatuba, Barretos e Bauru: uma possibilidade de participação online na decisão política
Bianca Didoni (UNESP)
Comunicação interna corporativa na pós-modernidade: um estudo de caso
Cristiano Sant‘Ana (CÁSPER LÍBERO)
Estratégias discursivas e produção de sentidos: dois lugares de fala em @silva_marina
Mariana Rezende dos Passos (PUC-MG)
Interação e visibilidade no ambiente organizacional
Tiago César Agostinho (CÁSPER LÍBERO)
Jornal Sem Terra: comunicação popular na disputa política
Joana Tavares Pinto da Cunha (ECA-USP)
O discurso de legitimação do jornalismo na instância da autorreferência
Guilherme Guerreiro Neto (UFSC)
Política, democracia e comunicação: os caminhos que levam à deliberação e ao entendimento
Francine Altheman (CÁSPER LÍBERO)
Tim Beta: mobilização de trabalho imaterial na internet, o papel da comunicação organizacional na criação de valor nas redes sociais
Paulo Justus (CÁSPER LÍBERO)
Moderadora: Profa. Dra. Simonetta Persichetti
As comunidades populares (re)vistas pelas lentes de seus moradores
Bruno Schmidt Alencastro (UNISINOS)
A cultura como moeda de consumo: a invisibilidade da cultura independente no cenário das aparências e do entretenimento
Adriana Sá Moreira (CÁSPER LÍBERO)
A (des)construção imagética do outro: a representação do imigrante no filme Bem-vindo
Eliane de Oliveira (UEL)
A paisagem sonora em Eraserhead: o desolamento humano na sociedade pós-industrial
Mariana Telles D’Utra Vaz (CÁSPER LÍBERO)
Comunicação organizacional informal: boatos e fofocas nas mídias digitais
Jaqueline da Costa Bueno (UCB)
Harry Potter, experiência cultural da sociedade em mediatização
Edu Jacques (UNISINOS)
Mídia e conflito de terras entre paraguaios e brasileiros
Luciana Pelaes Rossetto (CÁSPER LÍBERO)
Narrativas intertextuais: o cinema da retomada marca a produção audiovisual publicitária
Beatriz Braga Bezerra (UFPE)
O caso Demóstenes: a queda do senador vista pelas fotografias da Folha de S. Paulo e “não vista” pela Revista Veja
Deysi Cioccari (CÁSPER LÍBERO)
Resignificações na imagem publicitária: uma análise semiótica
Marcel Votre (CÁSPER LÍBERO)
Moderador: Prof. Dr. José Eugenio de Oliveira Menezes
As práticas cidadãs na frequência da rádio Unesp Fm
Aline Meneguini (UNESP)
A produção de programas de rádio com base em temas sugeridos pelos estudantes
Luana Amorim Gomes (UFC)
Casos e efeitos da convergência da internet para o radiojornalismo: compartilhamento, expressividades e interações
Carlos Augusto Tavares Junior (ECA-USP)
Cultura e comunicação de redes latino-americanas de cidadania
Daniel Vaz Freire (CÁSPER LÍBERO)
Estratégias de teatralização no programa de rádio Sociedade contra o crime
Daniela Maria Pereira de Souza (UFBA)
Jornalismo, evangelização e cidadania
Beatriz Trezzi Vieira (ECA-USP)
Media literacy em ambientes corporativos
Luara Spinola (CÁSPER LÍBERO)
Paredes sonoras
Paulo Borges (CÁSPER LÍBERO)
Plano Ceibal: praças e escolas como ambientes comunicacionais
Helena Maria Cecília Navarrete (CÁSPER LÍBERO)
Pecados (des)virtualizados: a cultura de gênero compartilhada na idade mídia
Paulo Vitor Giraldi Pires (UNESP)
Radiojornalismo ambiental: uma análise da cobertura
Rúbia G. Piancastelli (ECA-USP)
Uma investigação sobre o conceito de desenvolvimento na mídia
Juliana Arini Fontenelle (CÁSPER LÍBERO)
Moderadora: Profa. Dra. Dulcília Helena S. Buitoni
A produção de documentários na Paraíba a partir dos programas DOCTV e revelando os Brasis
Filipe Brito Gama (UFSCAR)
As relações de gêneros presentes nos anúncios publicitários do sabão em pó Omo
Ana Paula Cardoso Dorneles (UNISINOS)
BioShock e a criação de mundos possíveis
Artur Palma Mungioli (CÁSPER LÍBERO)
Discursos sobre educação: as lições de um especialista midiático
Michel Carvalho da Silva (ECA-USP)
Modelo mental e metodologia de análise de imagem na grafitecidade
José Geraldo de Oliveira (CÁSPER LÍBERO)
O cinema de autor na crítica de O Diário de S. Paulo entre julho de 1968 e junho de 1969
Isabella Bellinger (UFSCAR)
O rural (re)construído na TV: representações e produção de sentidos nas narrativas do programa Globo Rural
Diva da Conceição Gonçalves (UNISINOS)
Os diários virtuais das revistas femininas: uma análise da construção de narrativas pessoais nos blogs de Nova e TPM
Daiane dos Santos Costa (UNISINOS)
Produção urbanográfica e experiência estética: possibilidades de sistematização teórico-metodológica
Thales Henrique Nunes Pimenta (UNISINOS)
Revistas femininas e espetáculo: Nova e Vogue
Mayara Luma Assmar Maia Lobato (CÁSPER LÍBERO)
TV Casa Grande e as práticas comunicativas audiovisuais: uma análise das diferentes formas de produção do vídeo popular Coco das Batateiras
Marcia Maria Ximenes (UFC)
Anais completos do 7º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 11 de novembro de 2011)
ISSN: 2176-4476
Textos originais como enviados pelos/as autores/as
Moderador: Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho
A campanha presidencial de Júlio Prestes: um enfoque na propaganda política Malena Araújo Mota (UMESP)
A construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010
Érica Anita Baptista Silva (PUC MINAS)
A identidade nacional das animações brasileiras
Taiana Grassi Lessa (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI)
A representação do futebol enquanto fenômeno cultural e político na cobertura da Copa do Mundo 2010
Rafael de Oliveira Lourenço (CÁSPER LÍBERO)
O Animal político midiático
Gabriel Leão Augusto C. S. Nascimento (CÁSPER LÍBERO)
Rebeldia fashion em Capricho
Camila Bezerra Furtado Barros (PUC-SP)
Moderador: Prof. Dr. José Eugenio de Oliveira Menezes
A banda sonora no cinema de Carlos Reygadas
Hugo Leonardo Castilhos dos Reis (UFSCAR)
A mídia digital no processo criativo do artista Turenko Beça
Denise Bezerra Rodrigues (UFAM)
Do boca-a-boca à telenovela narrativa e ficção seriada no campo das mídias
José Augusto Mendes Lobato (UNAMA)
Experiência de vinculação na era das redes um estudo de caso: o filme As Melhores Coisas do Mundo
Danielle Mendes Thame Denny (CÁSPER LÍBERO)
Folkcomunicação e mídia na festa do tropeiro em Silveiras
Daira Renata Martins Botelho (UNESP)
O ruído na formação de paisagens sonoras no radiojornalismo
Paulo Borges (CÁSPER LÍBERO)
Um estudo da construção sonora no filme do Cineclube Universitário de Campinas
Natasha Hernandez Almeida (UFSCAR)
Moderador: Profa. Dra. Dulcília Helena S. Buitoni
1967: A mulher brasileira em foco na revista Realidade
Talita Franco de Godoy (UNIP)
A imagem e o imaginário urbano: uma visita ao centro de Fortaleza
Tarcísio Martins Filho (UFRJ)
A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: um estudo de caso do filme ‘Jango’ de Silvio Tendler
Rose Mara Vidal de Souza e Adolpho Queiroz (FACULDADE CATÓLICA DE TOCANTINS)
Complexidade visual ou imagem espetacular? Uma análise do editorial de moda “On The Road” da revista Vogue
Mayara Luma Assmar Maia (UNAMA)
Da loucura à ciência: as imagens dos transtornos mentais e seus personagens na Folha de S.Paulo
Carla Costa Garcia (UNESP)
Grafitecidade: comunicação transgressora e obscena no espaço urbano
José Geraldo de Oliveira (CÁSPER LÍBERO)
Pra que rimar amor e dor? Uma análise da revista Marie Claire em diálogo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, SPM.
Danieli Aparecida Campos (UNIP)
Uma análise das fotografias sobre o Brasil no site www.boston.com/bigpicture
Anna Letícia Pereira de Carvalho (CÁSPER LÍBERO)
Moderador: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino
A formação do jornalista em transição
Maria Cristina Rosa de Almeida (ECA-USP)
As múltiplas vozes sobre o Plano Ceibal
Helena Maria Cecilia Navarrete (CÁSPER LÍBERO)
Consumo na terceira idade
Alessandra Martins Franco (UNIP)
Esferas públicas na rede: debates on-line sobre o Projeto de lei do Ato Médico
Francine Altheman (CÁSPER LÍBERO)
Ética no discurso na questão ambiental
Suelen D’arc de Oliveira Ferreira (CÁSPER LÍBERO)
Mulheres na twitosfera: uma reflexão sobre identidade e a busca pelo reconhecimento social
Janaíra Dantas da Silva França (CÁSPER LÍBERO)
O consumo de mídias na era da internet: a sobrevivência do mercado de discos de rock independente em São Paulo diante das transformações da indústria da música
Jhessica Reia (ECO-UFRJ)
Por uma perspectiva comunicacional dos direitos humanos: teoria do reconhecimento e o caso do PNDH-3
Vanessa Veiga de Oliveira (UFMG)
Representações da adolescência na mídia: os discursos que aproximam adolescência e consumo
Tárcia Alcântara Freitas (UFC)
Sonhos e pesadelos de um telejornal que nunca acaba
José Humberto Candil (CÁSPER LÍBERO)
Moderador: Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior
Anotações sobre e-books e e-readers: os novos velhos paradigmas
André Pottes (UFPR)
Aproximações entre tecnologias militares e telecomunicações: o impacto das tecnologias desenvolvidas no meio militar nas telecomunicações
Tiago César Agostinho (CÁSPER LÍBERO)
Articulações dos processos comunicacionais nas redes sociais digitais
Amanda Luiza dos Santos Pereira (CÁSPER LÍBERO)
Comunicação e tecnologia: a importância do pensamento transdisciplinar para o cientista de mídias sociais
Rafael Vergili (CÁSPER LÍBERO)
Fazendo dinheiro nos jogos sociais digitais
Marcelo Victor Teixeira (ESPM)
Interpretação de fluxo informacional através da ferramenta Nodexl: um projeto open-source para redes sociais, de tecnologia e informação.
Jeferson Carvalho (CÁSPER LÍBERO)
Movimentos sociais na rede: navegar é preciso?
Zoraia Nunes Dutra Ferreira (UFC)
“Multimídia” é uma questão de ponto de vista: D24AM e a transição desconexa em webjornalismo
Cristiane Naiara Araújo de Souza (UFAM)
TV digital – transição tecnológica ou novo serviço: disputas políticas
Daniel Fonsêca Ximenes Ponte (UFRJ)
Uma comunidade unida pela comunicação e imaginação: a comunidade Yuba e sua relação com o ciberespaço
André Luis Nakamura (UNIP)
Moderador: Prof. Dr. Antônio Roberto Chiachiri Filho
A comunicação das e nas empresas sobre suas ações voltadas a sustentabilidade
Marcos Alexandre Ribeiro (CÁSPER LÍBERO)
A construção da comunicação interna para divulgação da estratégia corporativa
Cristiano Sant’Ana (CÁSPER LÍBERO)
Cultura, identidade e apropriações no âmbito da comunicação organizacional: a Petrobras e a captação de recursos para o Pré-Sal
Magno Vieira da Silva (UFRGS)
Eu sou, eu trabalho, eu consumo: narrativas de consultoras no projeto memória das comunidades Natura
Sílvia Dantas (ESPM)
Imagem, mídia e memória: um olhar sobre cenários de minisséries históricas
Valesca Henzel Santini (UFRGS)
“O boticário” um culto à beleza: análise do filme publicitário “repressão”
Sílvia Regina Saraiva Orrú (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI)
Prof. Dr. Dimas A. Künsch
Acontecimento e mediatização: entre o determinismo e a contingência
Leandro Lage (UFMG)
A elaboração discursiva da memória organizacional: estudando o storytelling
Rodrigo Silveira Cogo (ECA-USP)
Aproximações e afastamentos entre conhecimento científico e discurso jornalístico
Andressa dos Santos Pesce (UFRGS)
A questão ética e a relação entre jornalista e assessores
Luana Cristina de Lima Magalhães (CÁSPER LIBERO)
A tradição legitimada: uma análise do suplemento literário sabático, do jornal O Estado de S. Paulo
Karla Beraldo de Souza (UNESP)
Jornalismo e narrativas: caminhos “da vida”
Bruno Teixeira Chiarioni (CÁSPER LÍBERO)
“Parece filme ao vivo”: Capitão Nascimento narra a ocupação da Vila Cruzeiro nos telejornais da Globo
Viviane Gonçalves de Freitas (PUC MINAS)
O lugar da ética na formação do jornalista
Felipe D. Mello (CÁSPER LÍBERO)
Um olhar complexo sobre o microblog twitter
Jonas da Silva Gomes Júnior (UFAM)
Anais completos do 6º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 5 e 6 de novembro de 2010)
ISSN: 2176-4476
Textos originais como enviados pelos/as autores/as
Moderadores: Profa. Dra. Dulcília Buitoni e Profa. Ms. Ana Maria Schultze
Beleza à venda: o corpo como mercadoria
Gisele Flor (UMESP)
Da eternidade fotográfica a contemporaneidade artística: um estudo sobre a influência da fotografia post-mortem na obra de Joel-Peter Witkin
Israel Souto Campos (UFC)
Documentário imaginário: reflexões sobre a imagem fotográfica e sua produção entre a arte contemporânea e o documental
Evelyse Lins Horn (UFC)
Filosofando com arte
Elci Candido Ferreira Marcilio (USCS)
Infográfico webjornalístico: sistematização de conceitos
Rafael Tourinho Raymundo (UNISINOS)
O corpo feminino na fotografia publicitária: uma análise da construção da imagem da mulher e das relações de poder entre a publicidade e a sociedade
Paula Roberta Fernandes Memória (UFC)
O tempo da imagem: o caso do sticker e sua busca por visibilidade
Diogo Andrade Bornhausen (PUC-SP)
Percepção e impacto do fotojornalismo: para perceber a comunicação
Bruna Queiroga (ECA-USP)
Reconfiguração e convergência multimídia dos ambientes comunicacionais no espaço artístico-cultural manauara
Denise Bezerra Rodrigues (UFAM)
Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Novaes e Profa. Dra. Ms. Goreti Juvêncio
A crise da identidade do jornalista: discutindo conceitos e metodologias
Naiana Rodrigues da Silva (UFC)
A ditadura continuada: a imprensa e desigualdade social no Brasil a partir de um caso atual
Jakson Ferreira de Alencar (PUC-SP)
A realidade quilombola na interconexão de mundos distintos: um reflexo da modernidade
Heloisa Helena Ribeiro de Castro (UNIP)
Festa de Silveiras: retrato da cultura tropeira
Daira Renata Martins Botelho (UNESP)
Movimentos sociais na rede: garantia de comunicação alternativa?
Zoraia Nunes Dutra Ferreira (UFC)
Mudanças no mundo do trabalho dos comunicadores
Adaci A. O. Rosa da Silva (ECA-USP)
Nova macuxilândia: análise de discurso do processo final de desintrusão da terra indígena Raposa Serra do Sol
Wenya Alecrim (UNIP)
Olhar pela primeira vez: a percepção do estrangeiro
Nádia Lebedev (PUC-MG)
Política na internet: o gabinete virtual de Soninha Francine
Gabriel Augusto Costa Santos Nascimento (CÁSPER LÍBERO)
Straight Edge: engajamentos comunicacionais e novas práticas de consumo
Denise de Paiva Costa Tangerino (ESPM)
Moderadores: Prof. Dr. Luís Mauro e Prof. Ms. Rodrigo Esteves
A estética não-hermenêutica em Shrek
Ivan Fortunato (UNIP)
A inovação do AMV (Anime Music Video) como expressão: pós-moderna da cultura pop japonesa
Marco Bellan (USCS)
A narrativa jornalística em transformação: intertextualidade, identidade e autoria
Bianca Leite Dramali (PUC-RIO)
Jornalismo e narrativa: protagonistas do cotidiano no programa “Profissão Repórter”
Bruno Teixeira Chiarioni (CÁSPER LÍBERO)
Jornalismo infantil e os nativos digitais
Juliana Doretto (ECA-USP)
Tribuna metalúrgica: análise do discurso sobre as eleições presidenciais de 2010
Cristine Gleria Vecchi (UNIP)
Sustentabilidade nas entrelinhas do agronegócio
Fátima Costa do Nascimento (UNIP)
O blog como ferramenta jornalística: o que muda no processo de produção da notícia
Teresinha de J. Leonel da Rocha (UFPB)
O pós-humano e a artificialização da cognição: uma análise através do ciberespaço
Renata Palladino (UFRJ)
Tirinhas no ciberespaço: de como esse gênero está se reconfigurando no espaço dos blogs
Vítor Nicolau (UFPB)
Moderadores: Prof. Dr. Carlos Costa e Prof. Dr. Gilberto Maringoni
A construção das identidades da ciência na revista Galileu
Natália Martins Flores (UFSM)
A política de comunicação como expressão da estratégia política do MST
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC)
Aproximações entre jornalismo literário e imprensa alternativa
Bruno Ravanelli Pessa (UMESP)
Cenários midiáticos para as eleições presidenciais de 2010
Vinícius Freitas (UNIP)
Jornalismo cidadão nos jornais impressos do grupo RBS: discussões acerca do amadorismo do público e da profissionalidade dos jornalistas
Marcelo Barcelos (UFSC)
Jornalismo comunitário: ruptura ou aceitação
Luana Nascimento de Almeida (UNESP)
O efeito da comunicação corporativa na sociedade do risco nas empresas do ramo alimentício
Patrícia Brito Teixeira (CÁSPER LÍBERO)
Os enquadramentos sobre Dilma Rousseff nas notícias do Jornal Nacional
Débora Lapa Gadret (UFRGS)
Os textos de ombudsman da Folha de S.Paulo como gênero do discurso: uma análise bakhtiniana
Rafael Grohmann (ECA-USP)
Moderadores: Profa. Dra. Ângela Marques e Prof. Dr. Roberto Chiachiri
A sustentabilidade na construção da identidade, imagem e reputação
Flávia Cristina Martins Mendes (ECA-USP)
A sustentabilidade no espaço público: processos deliberativos na mídia nacional e internacional
Suelen D’arc de Oliveira Ferreira (CÁSPER LÍBERO)
Capital comunicacional e suas implicações para o estudo das organizações
Ademir Balbino Siqueira Filho (CÁSPER LÍBERO)
Criação publicitária: a influência dos signos opostos ao benefício do produto anunciado
Eliana Teresinha Blessa Parisi (USCS)
Da formação de redes à esfera pública na internet: uma abordagem histórica do surgimento de comunidades online como auxiliar a reflexão sobre o potencial de formação de uma esfera pública interconectada
Nara Tsujimoto Teixeira Alves (CÁSPER LÍBERO)
Deliberação pública online: análise da construção dos processos deliberativos na esfera pública
Renata Barbosa Malva (CÁSPER LÍBERO)
Hqtrônicas: uma análise semiótica
Anielly Laena Azevedo Dias (UFAM)
Organizações virtuais consumeristas: novos espaços para o consumidor
André Petris Gollner e Antonio Carlos Machado (USCS)
Persuasão na comunicação publicitária: a quebra da invisibilidade
Kelly Cristina Lourenço Pinheiro (USCS)
Relações públicas: história e contextualização
Sandro Takeshi Munakata da Silva (USCS)
Moderadores: Prof. Dr. Walter Lima e Profa. Dra. Caru Schwingel
A presença das IES do ABC paulista: um estudo de campo na rede social Orkut
Claudemir Martins da Silva (USCS)
Comunicação e mídias digitais: novas formas de relacionamento mercadológico transmidiático
Ana Cirne Paes de Barros (UFPB)
Consumo da telefonia móvel por jovens universitários: o papel da comunicação na construção da identidade do jovem
Denio Dias Arrais (ESPM)
Estruturas comunicacionais nos MMOG’S: as múltiplas conexões entre o mundo real e o virtual
Pablo Cezar Peixe Laranjeira (UFPB)
Integração entre TV e redes sociais online: práticas conversacionais e a cobertura televisiva no Twitter
Érica Eloize Peroni Ferreira (UFMG)
Mídias sociais blogs e parlamentares estaduais: uma análise de sua utilização para interação com a sociedade amazonense
Jonária França da Silva (UFAM)
Pós-moderno, cibercultura e suas influências na composição visual online para hotsites um estudo de caso
Amanda Garcia (USCS)
O Twitter como mídia de interlocução ambiental: um estudo de caso da Fundação Amazônia Sustentável
Jonas da Silva Gomes Júnior (UFAM)
Técnica, socialidade e cibercultura: as redes sociais como extensão dos afetos
Marina Magalhães de Morais (UFPB)
Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio, Profa. Ms. Magaly Prado e Daniela Oliveira Albertin de Amorim (UNIP)
A escola pública e o rádio: uma perspectiva da economia das trocas simbólicas
Tarciana de Queiroz Mendes Campos (UFC)
Algumas considerações sobre a história do rádio no Brasil
Daniela Oliveira e Eduardo Camargo (UNIP)
As canções de Raul Seixas e as novas mídias: os novos dispositivos midiáticos e a cultura de difusão da canção no cotidiano
Geanne Lima Batista (UFPB)
“Bota fé e diga Lula”: o melodrama como viés interpretativo do Jingle Político
Maria Izabel Muniz Ferrari (UFF)
Música e mídias locativas: mobilidade e produção de sentido através do espaço urbano e de dispositivos móveis
Diego Brotas (UFBA)
O grito difuso da periferia: hibridismos e tensões entre o popular e o massivo no tecnobrega paraense
José Augusto Mendes Lobato (CÁSPER LÍBERO)
Sistema brasileiro de radio digital: impactos, tendências e perspectivas
Elton Bruno Barbosa Pinheiro (UFPB)
Utopias sonoras: teorias e potencialidades de diálogo no Rádio
Guilherme Jeronymo Pereira Hernandes e Oliveira (ECA-USP)
Ver (e) dito: uma composição eletroacústica de Flo Menezes
>Maria Helena Charro (CÁSPER LÍBERO)
Moderadores: Prof. Dr. Liráucio Girardi e Profa. Ms. Daniela Ramos
A criança, o game e a publicidade: o advergame como instrumento formador de consumidores mirins
Mário Sérgio Zaize (UNIP)
A regionalização lúdico-midiática: representações da cotidianidade brasileira nos videogames
Daniel Neves Abath Luna (UFPB)
Cibercultura infantil: o formato WebShow e a participação de crianças e adolescentes na rede
Ana Flávia de Luna Camboim (UFPB)
Sociabilidade em redes poliesféricas de MMORPGS
Marcelo de Mattos Salgado (CÁSPER LÍBERO)
Guitar Hero e Rock Band: a saída? Como os games musicais estão contribuindo para uma nova forma de circulação de música na sociedade contemporânea.
Bruno Vasconcelos Lima (UFPE)
Narrativas transmidiáticas como ferramentas publicitárias: uma reflexão inicial
Marcela Costa da Cunha Chacel (UFPE)
O cinema na sociedade em rede: o Moviemobz e a participação do público na distribuição e exibição de filmes
José Maria Mendes (UFPB)
Os sentidos de mapear: uma aproximação material aos mapas colaborativos
Paulo Victor Barbosa de Sousa (UFBA)
Subjetividade contemporânea e novas tecnologias: transformações no corpo que dança
Daniele Pires de Castro (UFF)
Moderadores: Prof. Dr. Silvio Henrique Barbosa e Prof. Dr. Pedro Henrique Ortiz
A distribuição cinematográfica entre Brasil e argentina: um estudo comparativo da circulação de filmes de longa-metragem em 2009
Marília Schramm Régio (PUC-RS)
A linguagem motion graphics nos videoclipes brasileiros: uma batida perfeita entre imagem e música
Luciano de Souza (USCS)
Convergência dos meios de comunicação: cultura participativa e Inteligência coletiva na série televisual Lost
André Luiz Salata Venancio (UAM)
Documentário, animação e o peso do mundo: um estudo sobre a dimensão da tomada em Valsa com Bashir
>Maria Ines Dieuzeide Santos Souza (UFSCAR)
Experimental coletivo: por uma outra divisão do trabalho na produção do filme publicitário
Marcos Ryo Hashimoto (CÁSPER LÍBERO)
Inovações cenográficas de Guel Arraes na imagem religiosa do filme O Auto da Compadecida
Fábio Diogo Silva (USCS)
O dispositivo em filmefobia? Apresentação da constituição do dispositivo fílmico
Georgia da Cruz Pereira (UFC)
O personagem do cinema: copiando e colando os sentimentos humanos
Fernando José Biscalchin (CÁSPER LÍBERO)
Os tortuosos caminhos trilhados pelo projeto de lei 29/2007: onde as vozes aflitas têm sua vez
Diólia Graziano (CÁSPER LÍBERO)
TV Fama, o discurso do extraordinário: a homilia midiática e os deuses mortais
Dayana de Melo (UFPB)