Communicare – Volume 3, Edição 1 – 1º semestre de 2003

APRESENTAÇÃO

-Comunicação e mercado: inter-relações
Comunication and marketing: interrelations
Lean Mendes de Barros

 

ARTIGOS
QUESTÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

Enfoques teóricos dominantes nas Ciências da Comunicação e os distintos olhares sobre o receptor
Dominant theoretical approaches in the sciences of communication and the distinct looks over the receiver
Juçara Brittes

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E MERCADO

-A magia da publicidade: comentário crítico sobre os pensamentos de Wolfgang F. Haug e Jean Baudrillard
The magic of advertising: a critical comment on the thought of Wolfgang F. Haug and Jean Baudrillard
Marta Reyes Gil Passos

-O grotesco na Publicidade
The grotesque in advertising
Roberta Cesarino Iahn

O poético na publicidade
Poetry in advertising
Sonia Breitenwieser Alves dos Santos Castino

-Políticas de relações públicas para o fortalecimento do turismo
Public Relations polices to reinforce tourism
Luiz Alberto Beserra de Farias

-A estética de relações públicas
Public Relations aesthetics
Júlio César Barbosa

-Relações públicas e modernização: o curso especial da Ebap
Public Relations and modernization: a special course of Ebap
Odilon Sergio dos Santos de Jesus

MÍDIA, ESTÉTICA E CULTURA

-Além do espelho: uma análise do filme “De olhos bem fechados”, de Stanley Kubrick
Beyond the mirror: an analysis of the movie ‘Eyes wide shut’ by Stanley Kubrick
Vanessa Brasil Campos Rodríguez

-Preferências e proconceitos de Cesar Giobbi
Cesar Giobbi’s preferences and prejudice
Mauricio Stycer e Raquel Salgado

-Um sertão chamado do Brasil: os paradoxos da modernidade brasileira
A Sertão called Brazil: the paradoxes of Brazilian modernity
Ana Maria Camargo Figueiredo e Edemilson Antunes de Campos

RESENHAS

Pensar não-midiaticamente
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede
José Eugenio de Oliveira Menezes

-Páginas do rádio brasileiro
FAOUR, Rodrigo. Revista do Rádio
Pedro Vaz

-A mídia e o campo religioso
MARTINO, Luis Mauro Sá. Mídia e poder simbólico
Jaime Carlos Patias

-“Um filme à um filme” resgata o melhor da crítica cinematográfica nacional
GRÜNEWALD, José Lino. Um filme à um filme
Sidney Ferreira Leite