Communicare – Volume 3, Edição 2 – 2º semestre de 2003

APRESENTAÇÃO
-Comunicação e mercado: inter-relações
Comunication and marketing: interrelations
Lean Mendes de Barros

ARTIGOS  

PRESENTAÇÃO

Comunicador: o sujeito da pesquisa
Comunnicator: the research subject
Lean Mendes de Barros

ARTIGOS

COMUNICAÇÃO: TEORIAS E METODOLOGIAS

Da sociedade midiática à sociedade do conhecimento: cenários latino-americanos
From the society of media to the society of knowledge: Latin-American scenarios
José Marques de Melo

Mídia poderosa, comunicação… nem tanto: pistas teóricas para o comunicador profissional
Powerful media, communication… not that much: theoretical hints to the professional communicator
Alberto R.  Cavalcanti / Venício A. de Lima

COMUNICAÇÃO, POL?TICA E SOCIEDADE

O telejornalismo entre o fato e suas representações. Ver o telejornal ou ver no telejornal?
TV news between fact and its representations. Should we see TV news or should we see on TV news?
Ana Carolina Rocha Pessoa Temer

Sobre o Quarto e o Quinto poderes
About the Fourth and Fifth Estates
Marcus Ianoni

EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNCAÇÃO E LINGUAGENS

Indicadores quantitativos: a tradução dos fatos em números na mídia impressa]
Quantitative indications: translation of facts into figures in the print media
Eliane Miraglia

A MAÇA – Manifestações de design no início do século XX
A MAÇA (The Apple) –Ealry 20th Century design manifestations
Aline Haluch

Mídia  e montagem no romance: ZERO, de Ignácio de Loyola
Media anda assemblage in the novel: ZERO by Ignaio de Loyola
Nanami Sato

Os temas da comunicação social segundo o escritor Fernando Pessoa
The themes of social communication according the writer Fernando Pessoa
João Alves das Neves

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E MERCADO

A moralidade contemporânea e o cenário publicitário brasileiro: a problemática moral nos anúncios da revista VEJA (1969-1979)
The contemporary morality and the Brazilian panorama in advertising: the moral problematic
in the ads of VEJA magazine (1969-1979)
Mariângela Toaldo

Ética: perspectiva diacrônica para relações públicas
Ethics: a diachronic perspective for public relations
Cléa Beatriz Macagnan Pretto / Cleonice Furtado de Mendonça van Rai

O poder dos símbolos: um mercado a ser explorado
The power of the symbols: a market to be explored
Eugenia Maia Mariano da Rocha Barrichello / Jaqueline Quincozes da Silva / Daiane Scheid

RESENHAS

Elogio à razão luminosa
MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano
Dimas A. Künsch

Sem medo do pós-humano
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura
Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues

Coerções do trabalho e da cabeça
KAMPER, Dietmar.O trabalho como vida
José Eugenio de Oliveira Menezes

Panorama da cultura organizacional
TORQUATO, G. Tratado de comunicação organizacional e política
Luiz Alberto Beserra de Farias

Quais são as questões fundamentais do mundo?
COELHO, Cláudio Novaes P. Publicidade: é possível escapar?
FIGUEIREDO, Ana Maria C. Teledramaturgia brasileira: arte ou espetáculo?
LEITE, Sidney Ferreira.O cinema manipula a realidade?
Genilda Alves de Souza

A inclusão digital passa pela ampliação da cidadania
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da; CASSINO, João (orgs). Software livre e inclusão digital
Marcelo Coutinho de Lima