logo_arruaça

Edição nº zero – 2013

Arruaça - Renata Gomes de Castro - 1A capital inglesa viu nascer inúmeras bandas de rock. Londres respira o gênero musical e ao norte da cidade, no distrito de Camden, é possível encontrar o reduto do punk rock inglês, após o surgimento nos Estados Unidos em meados dos anos setenta. O movimento musical se estendeu ao estilo do público que celebrava as bandas punks e se vestiam como seus ídolos, aderindo ao uso de coturnos, jaquetas com tachas de metal e cortes de cabelo no estilo moicano.

O movimento musical durou até o início dos anos oitenta, criou identidade em Londres e muitos fãs viram suas bandas iniciarem a carreira nas ruas de Camden Town, uma cidade alternativa na capital cosmopolita e monárquica. Casas noturnas que receberam artistas influentes do punk, como os Sex Pistols, continuam de portas abertas, como a Koko, no início da Camden High Street e a Roundhouse, na Chalk Farm Road. Ambas estão no coração do bairro e trazem à memória áureos tempos não só do punk rock, pois recebeu artistas como Rolling Stones e Madonna e, atualmente, oferecem noites temáticas que tocam o melhor do rock e da cena independente londrina, prova de que a música reina no norte de Londres, tornando Camden Town destino obrigatório.

Andar por esse lado da cidade revela que os herdeiros do punk sobrevivem dentro das roupas de couro e dos coturnos, com o indefectível moicano. O passeio é válido para quem pretende sentir um pouco do que o lugar foi um dia e se imagina andando pelas ruas em que seus músicos favoritos pisaram, ainda que a Camden High Street, principal rua de Camden Town, tenha se tornado um espaço turístico de apelo comercial, onde é possível encontrar barracas com camisas de times de futebol, camisetas com o slogan “Keep calm and carry on” e demais variantes, além de lojas que vendem souvenirs de símbolos da Inglaterra e de Londres, desde imã de geladeira até avental de cozinha.

Uma caminhada pela Camden High Street lotada de turistas permite observar as fachadas coloridas que traduzem a arquitetura local até chegar aos mercados que fazem Camden Town ser mais que um destino para amantes da música. No Camden Lock Market é possível encontrar roupas, bijuterias, peças de artesanato e quadros. Próximo dali está o Stables Market, antigo estábulo com duas estátuas de cavalos em bronze na entrada, onde pode se ouvir e comprar discos e camisetas do melhor do rock, desde Beatles até Metallica, passando por Smiths e Joy Division, além de antiquários e artesanatos.

Os mercados são variados e não alimentam apenas os amantes da música. Há inúmeras barracas que servem comidas de diversas culinárias do mundo e os frequentadores podem saborear desde crepes franceses a tacos mexicanos, passando pela culinária vietnamita e caribenha.

De volta para a rua, lembro que Amy Winehouse foi o mais recente talento da música a frequentar essas ruas e tenho a certeza de que Camden Town não é apenas o reduto do punk e das roupas de couro, mas que se traduz numa mistura de cores, sons variados e sabores diversos.