PROCESSO SELETIVO 2024 Fechar

Desde 5 de julho, está acontecendo o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) no Espaço de Exposições do Centro Cultural FIESP, na Avenida Paulista, em São Paulo. Em 2023, o FILE tem como tema “Singularidades Interativas” e conta com o apoio da Faculdade Cásper Líbero.

O evento, que vai até o dia 27 de agosto, explora a interação entre as inteligências artificiais e humanas, relação que pode resultar em uma “consciência mista”. Os organizadores e cofundadores do FILE, Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, apresentam a proposta da exposição:

“Por Singularidade entendemos não a hipótese de que a inteligência artificial se tornará autônoma e atingirá a autoconsciência, mas, por outro lado, uma pluralidade de ‘Singularidades’: hipótese à la ficção científica em que a interação mútua entre inteligências artificial e natural (humano) levariam ao desenvolvimento de uma consciência simulada, um ‘eu artificial’ que poderia dialogar com um ‘eu natural’ trocando informações e experiências de diversas formas, ou seja, uma ‘consciência mista’, na qual a consciência humana teria acesso a todo o conhecimento humano; isso certamente poderia resultar em um salto evolutivo. Não como uma única singularidade artificial que dominaria a humanidade, mas como múltiplas ‘singularidades mistas’ que interagiriam entre si visando resolver os complexos problemas do mundo. Com o aumento do acesso aos recursos de inteligência artificial e sua distribuição na sociedade, cairá o mito de que um dia esses algoritmos evolutivos terão uma consciência como a nossa. Pelo contrário, a parceria entre máquinas inteligentes e a humanidade aumentará substancialmente o desenvolvimento global de toda a cultura, bem como do próprio ser humano.”

A exposição principal reúne 183 participações de 302 artistas, vindos de 39 países. Além dela, o Festival promove uma instalação na entrada do Centro Cultural FIESP, projeções na fachada do prédio, parcerias com outras instituições, workshops e uma instalação no Metrô. Paula e Ricardo explicam o que os visitantes podem esperar durante a visita:

“Na exposição de Arte e Tecnologia ‘Singularidades Interativas’ no FILE SP 2023, convidamos o público a uma participação desafiadora e enriquecedora, sugerindo por meio das obras uma atitude positiva e participativa para aprender e crescer com as experiências apresentadas, como se as obras fossem especialmente para você. Através desta relação personalizada, os visitantes deparam-se com novas possibilidades de pensar e agir em um mundo menos massificado. Acreditamos que os recursos e conhecimentos digitais podem ser explorados de diversas formas na arte, desde o uso de dispositivos mecânicos em obras físicas até a criação de novas formas e padrões com o auxílio de tecnologias inteligentes. Essas obras acabam levando a novas descobertas e possibilidades no campo do desenvolvimento das artes, moldando o comportamento do público para se adaptar à expansão acelerada de novas formas de Arte, não apenas estética, mas também inteligente.”

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica é realizado desde 2004 em parceria com o SESI-SP. O evento propõe que o público conheça o que há de mais inovador na união entre arte, ciência e tecnologia, por meio da interação.

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Informações gerais

Evento: FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Data: de 5 de julho a 27 de agosto de 2023

Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural FIESP (Avenida Paulista, 1313, São Paulo – em frente à estação Trianon-Masp)

Dias e horários: terça a domingo, das 10h às 20h

Entrada: gratuita e por ordem de chegada

Classificação etária: livre

Site: file.org.br