Confira as respostas às principais dúvidas sobre o Mestrado. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o curso, você pode entrar em contato através do e-mail [email protected].
A Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero é composto por dois tipos de curso: lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado). Em especialização (lato sensu), são oferecidos 5 cursos atualmente: Jornalismo Esportivo; Jornalismo em Plataformas Digitais; Audiovisual Transmídia, Marketing e Publicidade em Mídias Digitais e Comunicação Organizacional. Já sobre o mestrado, estudantes poderão escolher entre as linhas de pesquisa “Tecnologia, Organizações e Poder” e “Jornalismo, Imagem e Entretenimento”, que fazem parte da área de concentração Comunicação na Contemporaneidade.
Na Pós-Graduação (especialização), você tem a oportunidade de aprofundar seus estudos em Comunicação e se preparar para o mercado de trabalho com conhecimentos teóricos e práticos. No Mestrado, você pode desenvolver pesquisas sobre qualquer tema dentro de Comunicação e aplicar estes conhecimentos em seu dia a dia pessoal e profissional, além de poder se tornar mestre em comunicação, ingressar no universo acadêmico ou lecionar.
Não é necessário cursar a especialização para entrar no Mestrado, a exigência básica é ser graduado.
O investimento para o curso de Mestrado é de 6 parcelas de R$ 3.038,12 para aluno regular ou 6 parcelas de R$ 1.519,06 (por disciplina) para aluno em regime especial.
A Cásper não oferece bolsa de estudo, porém há possibilidades de desconto, como o convênio com o sindicato dos jornalistas de São Paulo: estudantes que se formaram em jornalismo e estão sindicalizados têm direito a 10% no valor da mensalidade. Há desconto de 10% também para ex-alunos concluintes da Cásper Líbero. Outra opção possível é conseguir uma bolsa pela FAPESP, mas isto não está vinculado à Faculdade. Nesse caso, a matrícula deverá ser feita normalmente e, com o auxílio de um orientador do mestrado, você poderá levar sua pesquisa à FAPESP, que possui programas de custeamento de estudos.
O público do regime especial é o aluno que deseja fazer Mestrado, mas ainda está em dúvida e quer conhecer os professores e a dinâmica das aulas. Estes discentes não passam pelo clássico processo seletivo do Mestrado e podem escolher uma ou duas disciplinas para cursar e se adaptar ao ambiente do stricto sensu.
Durante o período da disciplina, o aluno conhecerá as pesquisas realizadas pelos colegas, poderá participar de eventos e das atividades dos grupos de pesquisa, entre outras atividades acadêmicas. Após o término da participação em regime especial, o aluno receberá um certificado e, caso haja interesse em dar continuidade aos estudos, será possível se inscrever no processo seletivo do Mestrado. Ao ser aprovado, a disciplina cursada será aproveitada no histórico escolar. Conheça outras características do regime especial:
• Será possível cursar uma disciplina no primeiro semestre e outra no segundo, ou duas no mesmo semestre;
• Os discentes cumprem o regimento com um número máximo de faltas por disciplina;
• As matérias escolhidas também são aproveitadas no histórico escolar ao se tornar discente regular do Mestrado.
No Mestrado, além de participar das aulas e desenvolver a dissertação, o aluno é permanentemente desafiado a se envolver na vida acadêmica, nas atividades de pesquisa, nos grupos de estudo, em eventos nacionais e internacionais. O resultado desse processo são artigos, ensaios, resenhas, livros, capítulos de livros, apresentação de trabalhos em congressos e eventos da área, contribuições que tanto professores quanto alunos têm na pós-graduação.
Sim, as aulas são presenciais.
O ingresso no Programa se dá a cada semestre letivo por meio de processo seletivo. A quantidade de vagas é divulgada em edital. Ao se inscrever como candidato, o aluno indica a linha de pesquisa em que se insere o seu projeto. O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:
• Prova dissertativa, de caráter eliminatório (o edital traz a bibliografia básica recomendada pelo Programa);
• Prova de proficiência em língua estrangeira, de caráter eliminatório (o candidato escolhe entre o inglês e o espanhol). Certificados de proficiência em língua estrangeira emitidos por instituições competentes poderão ser aceitos após atenta avaliação e parecer da Comissão de Seleção, com decisão final por parte da Coordenação da Pós-graduação;
• Entrevista com docentes da linha de pesquisa à qual se vincula o projeto de pesquisa proposto pelo candidato.
• Cópia autenticada do diploma de graduação;
• Cópia simples do RG;
• Curriculum vitae documentado;
• Pré-projeto de pesquisa direcionado a uma das linhas de pesquisa.
O prazo mínimo para o encerramento do curso é de 18 meses e o máximo, de 24 meses. Uma eventual prorrogação desse prazo, por um período máximo de 6 meses, pode ser concedida pelo Colegiado, em circunstâncias especiais. A prorrogação só pode ser solicitada depois de o aluno ter sido aprovado no Exame de Qualificação.
No Mestrado, as aulas ocorrem às quartas (manhã, tarde e noite), quintas (manhã, tarde e noite) e sextas-feiras (manhã e tarde). Oferecemos as disciplinas dos cursos em diversos horários para que o aluno compatibilize sua agenda de aulas com outras atividades. Assim, é possível fazer mestrado e continuar trabalhando.
Para tirar eventuais dúvidas, você pode entrar em contato diretamente com a secretaria de Pós-Graduação pelo telefone (11) 3170-5875 ou pelo e-mail [email protected].