Local: Canal da Cásper no YouTube e Microsoft Teams

5 de novembro (sexta-feira), das 14h às 21h30. 9 de novembro (terça-feira), das 19h às 22h.

Descrição

O Grupo de Pesquisa Teorias e Processos de Comunicação, sob a coordenação do Prof. Dr. Luis Mauro de Sá Martino, apresenta seu 15º Seminário Teorias da Comunicação.

Nesta edição o Seminário irá se desenvolver em torno da obra de Ciro Marcondes Filho, tomando como referência a proximidade de um ano de seu falecimento. Bacharel em Ciências Sociais e em Jornalismo pela USP, Ciro Marcondes Filho era professor titular da ECA desde 1987, doutor pela Universidade de Frankfurt e pós-doutor pela Universidade de Grenoble, na França. Trabalhou por 31 anos como professor de Jornalismo na USP. Com uma produção intelectual reconhecida internacionalmente, Ciro Marcondes Filho transitava entre as áreas de comunicação, filosofia e sociologia. Desenvolveu a chamada Nova Teoria da Comunicação – referência para os estudos em teoria e filosofia da comunicação no Brasil e reconhecida em diversas universidades do exterior – e é autor de mais de 50 livros, dentre os quais O Capital da Notícia (Ática, 1986), A Saga dos Cães Perdidos (Editora Hacker, 2000), Ser Jornalista: O Desafio das Tecnologias e o Fim das Ilusões (Editora Paulus, 2009) e Das Coisas que nos Fazem Pensar (Ideias de Letras, 2014).

A programação será dividida em duas partes: uma sequência de mesas, transmitidas pelo YouTube da Cásper, abertas ao público em geral, com grandes nomes da produção científica atual na área de comunicação, e uma mesa fechada com apresentações de produções casperianas. O evento se destina principalmente a estudantes e pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado da Cásper e demais instituições, bem como interessados pelo tema.

Certificados: Ao final do Seminário, os participantes receberão um certificado emitido pelo Centro de Eventos da Fundação Cásper Líbero atestando a presença na atividade.
Validação de créditos do Seminário: os mestrandos da Cásper Libero poderão validar créditos do seminário mediante a apresentação de cópia do certificado, relatório de participação e preenchimento do pedido de validação de créditos de seminário.

PARTE 1 (Via canal do Youtube da Cásper)

5 de novembro (sexta), das 14h às 21h30
MESA 1 (14h às 15h30) – Perspectivas da Nova Teoria
Profa. Dra. Elenildes Dantas (Filocom / USP)
Prof. Dr. Luiz Signates (UFG)

Mesa 2 (16h às 17h30) – Perspectivas da Nova Teoria
Prof. Dr. Maurício Liesen (UEPG)
Profa. Dra. Tarcyanie Cajueiro dos Santos (Uniso)

Mesa 3 (19h às 21h30) - Abertura: Interlocuções
Prof. Dr. José Luiz W. Braga (Unisinos)
Profa. Dra. Lucrécia D’A. Ferrara (PUC-SP)

PARTE 2 (Via Teams, atividade fechada para convidados)

9 de novembro (terça), das 19h às 22h
Mesas com apresentações de trabalho de alunas e alunos de Iniciação Científica e do Mestrado da Cásper Líbero.

Público

Estudantes e pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado da Cásper e demais instituições, bem como interessados pelo tema.