Local: Teatro Cásper Líbero

Horários conforme a programação

E-mail para inscrição: [email protected]

Descrição

Mais uma vez a Faculdade Cásper Líbero participa do circuito universitário da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que neste ano se inicia em março. Além da Cásper outras nove instituições de ensino superior são convidadas a participarem da atividade.

No ano passado o Circuito atingiu cerca de 4.500 estudantes universitários, que além de assistir aos filmes participaram de debates sobre os temas abordados. A expectativa para 2016 é que este número dobre. As sessões são voltadas aos alunos das faculdades, sempre seguidas de debates com professores e convidados. Além de proporcionar uma experiência cinematográfica com a exibição de filmes de qualidade, o Circuito traz oportunidade para a reflexão sobre temas socioambientais e o aprofundamento de questões com os debates.

O Circuito faz parte de um aquecimento para a 5ª Mostra, que acontece de 28 de abril a 08 de maio em salas de cinema da capital paulista. Serão exibidos mais de 90 filmes em sessões gratuitas e também promovidos debates sobre diversos temas.

Confira abaixo a programação exibida na Cásper:

08h30 - THULE TUVALU Matthias Von Gunten SUÍÇA, 2014

Mediador: Prof. Me. Ninho Moraes

Convidado Interno: Prof.Dr. Roberto Chiachiri (vice-diretor da Faculdade Cásper Líbero)

Sinopse: Dois lugares em extremos de nosso planeta vêm fazendo as manchetes devido às mudanças climáticas: Thule, na Groenlândia, por seus recordes de degelo; e Tuvalu, porque esta remota ilha-nação no Pacífico é um dos primeiros países em vias de afundar como resultado da elevação do nível do mar. Se para nós o aquecimento global ocorre quase exclusivamente na mídia, ele está mudando toda a existência dos habitantes de Thule e Tuvalu. O filme retrata como são forçados a abandonar seu modo de vida tradicional mudando em direção a um futuro desconhecido.

15h - FAVELAS: AS CIDADES DO AMANHÃ Jean-Nicolas Orhon CANADÁ, 2013

Sessão dedicada a estudantes de ensino médio.

Debatedores: Prof. Dr. Marco Vale e Prof. Dr. Vitor Grunvald

Sinopse: Hoje, uma em cada seis pessoas vive em uma favela, ocupação ou outra habitação precária. Através de uma perspectiva sociológica e filosófica, o filme observa estruturas construídas em uma escala humana e proporciona um olhar íntimo em seus habitantes. O filme nos leva em uma viagem através dos continentes: a Mumbai, Índia, onde existe a maior favela da Ásia; a Rabat, Marrocos, no que antes foi uma fértil área agrícola; a uma ocupação em Lakewood, New Jersey; a um bairro de trailers em Marseille, França; e a uma comunidade nativa em Kitcisakik, Quebec

19h30 - A TRAGÉDIA DO LIXO ELETRÔNICO Cosima Dannoritzer FRANÇA / ESPANHA / REINO UNIDO, 2014

Mediador: Prof. Me. Maurício Donato

Convidados Internos: Profa. Dra. Cilene Victor da Silva (coordenadora do CIP) e Prof. Dr. Roberto Chiachiri (vice-diretor da Faculdade Cásper Líbero)

Convidado externo: Dácio Nitrini – Diretor de Jornalismo da TV Gazeta

Sinopse : Todo ano, mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico – computadores, televisões, celulares, eletrodomésticos – são descartados no mundo desenvolvido. Setenta e cinco por cento desse lixo desaparece do circuito legal de reciclagem, com grande parte sendo jogada fora ilegalmente no Terceiro Mundo, onde destrói paisagens e prejudica vidas. O filme nos leva a uma viagem investigativa pela Europa, China, África e EUA, e revela um comércio global tóxico alimentado pela ganância e corrupção.

Público

Alunos de todos os cursos da Faculdade Cásper Líbero e demais interessados em acompanhar as sessões. Inscrições (para público externo): Envie previamente, um e-mail com seu nome, RG, sessão da qual irá participar e nome da instituição que representa para: [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de inscrição.