Local: Teatro Cásper Líbero, 1º andar

23/06/2015

E-mail para inscrição: [email protected]

Descrição

No ano que marca o centenário do filósofo francês Roland Barthes a Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero promoverá um evento para resgatar as contribuições do pensador para o campo da Comunicação. Barthes desenvolveu algumas das obras mais importantes do Século XX sobre linguagem, publicidade, fotografia e crítica.

Françoise Gaillard (Université Paris VII/ New York University), Leda Tenório da Motta (PUC-SP) e Rodrigo Fontanari (UNISO) nos apresentarão suas visões das críticas sobre este legado barthesiano, e falarão sobre a sua relevância para pensar o que acontece, agora, nos fenômenos comunicacionais.

O evento contará com tradução simultânea e é realizado em parceria com o Consulado Geral da França e o coletivo Roland Barthes Plural.

Sobre os palestrantes:

Françoise Gaillard: Professora Emérita de Literatura da Universidade Paris VII e Professora convidada na New York University. Autora de vários artigos sobre Roland Barthes, Gaillard contribuiu por muitos anos com La Quinzaine Littéraire and Canal (revista de arte contemporânea) e o Le Monde des débats. Ela organizou uma série de discussões sobre filosofia e literatura no Centre Georges Pompidou e integra o conselho editorial das seguintes publicações: Romantisme, Etudes françaises, Esprit, Cahiers de médiologie e Crises. Gaillard também é membro de vários grupos de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS.

Leda Tenório da Motta: Tradutora e Crítica Literária. É professora no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, pesquisadora do CNPq, tradutora e crítica literária com passagem pelos mais importantes cadernos de cultura brasileiros. Estudou na França com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. Teve o teórico de cinema Christian Metz em sua banca de Doutorado, realizado na Universidade de Paris VII, e o psicanalista Serge Doubrovski, autor de estudos proustianos clássicos, na banca do Mestrado, realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Formando-se sob a influência dessa escola de semiólogos, que primou por tratar como discurso os fatos da cultura e das artes, e particularmente interessada pelos temas de Barthes, dedica-se à crítica, inclusive cultural, mais particularmente, à questão da contracomunicação dos textos poéticos, à mitologia dos discursos publicitários e aos estatutos semióticos da fotografia.

Rodrigo Fontanari: Professor permanente do  Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Formado sob a influência da escola de semiólogos, que primou por tomar a cultura como realidade discursiva, e particularmente interessado na obra de Barthes, tem se dedicado, principalmente, à crítica das mitologias midiáticas e à semiologia das imagens, notadamente, à fotografia e ao cinema. Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Público

Alunos de todos os cursos da Faculdade Cásper Líbero bem como convidados externos que queiram aprofundar-se na discussão sobre o tema.

Inscrições para interessados externos: Para participar, é necessário que você envie, previamente, um e-mail com seu nome, RG e instituição acadêmica a que está vinculado para [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição.