INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Informações Gerais

Local: Teatro Cásper Líbero

5 de junho

19h

Descrição

A Conferência “Como Salvar a Comunicação” com o sociólogo Dominique Wolton (FRA) marca as comemorações da Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero em ocasião do aniversário de 70 anos da Faculdade.

Conseguir comunicar-se é a grande questão da nossa vida. Procuramos responder a todos e ninguém pode escapar. A comunicação está no núcleo das relações pessoais, familiares, sociais, políticas e, cada vez mais, da mundialização. No entanto, é constantemente desvalorizada, suspeita de manipulação, reduzida a flocos ou ao comércio.

"A Comunicação" não é sinônimo de comunicação. Foram necessários séculos de luta para reconhecê-la, e só é autêntica quando estiver entre indivíduos livres e iguais. É por isso que é tão frágil e inseparável da democracia.

Salvar a comunicação é de admitir que é distinta da informação, porque diz respeito à relação, sempre difícil, com o outro. Comunicar é uma maneira de ir além de mensagens e técnicas, tanto quanto sofisticadas e sedutoras que sejam. É recordar-se, modestamente, obstinadamente, da dimensão humanista da comunicação e aceitar os riscos da incomunicação. É também criticar as ideologias que carregam a comunicação, e todos aqueles que a usam, descaradamente, para desvalorizá-la.
Salvar a comunicação é finalmente defender o ideal democrático e entender que comunicar e coabitar estão entre os principais desafios de paz e de guerra do século XXI. A comunicação é sempre uma aposta no outro. Em uma época de mundialização, em que o fim das distâncias físicas ressalta a incrível extensão de distâncias culturais, é um valor essencial para evitar o choque de culturas não conduz a guerra de civilizações.
O evento contará com tradução simultânea.

Público

Alunos de todos os cursos da graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero bem como demais interessados em acompanhar  o evento. Inscrições Envie previamente, um e-mail com seu nome, RG, sessão da qual irá participar e nome da instituição que representa para: [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de inscrição.