Informações Gerais

Local: Sala 1 – 3º andar

Uma vez por semana para cada turma, 1h30 de duração, 7 semanas: 2ªs feiras (dias 15, 22, 29 de maio e 5, 12, 19 e 26 de junho) 11h30 às 13h (JOA – 25 vagas, ordem de inscrição) 14h às 15h30 (JOB – 25 vagas, ordem de inscrição) 16h às 17h30 (JOC – 25 vagas, ordem de inscrição) 17h30 às 19h (JOD – 25 vagas, ordem de inscrição) 3ªs feiras (dias 16, 23, 30 de maio e 6, 13, 20 e 27 de junho) 11h30 às 13h (RTVI A – 25 vagas, ordem de inscrição) 14h às 15h30 (RP + PP diurnos – 25 vagas, ordem de inscrição) 16h às 17h30 (RP + PP noturnos – 25 vagas, ordem de inscrição) 17h30 às 19h (RTVI C noturnos – 25 vagas, ordem de inscrição)

Horários conforme a programação

Proposta
Exclusiva para alunos do 1º ano, um conjunto de 7 aulas de capacitação para os estudantes (1h30, uma vez por semana). Serão passadas orientações gerais sobre o rádio e suas características (sobretudo em produção, redação e locução). Faz parte da ementa abordar ainda o funcionamento interno da emissora, os mecanismos de colaboração e as possibilidades de monitoria e estágio. Certificado de participação e 20 horas complementares – se e somente se houver presença.

Objetivos Gerais

Capacitar os alunos de 1º ano para viabilizar e estruturar a participação deles na Rádio Gazeta AM. Apresentar, discutir e praticar os principais elementos do rádio e de seu processo de comunicação (pauta, produção, redação, edição e locução). Formalizar o compromisso institucional da emissora com os alunos. Passar pelas normas, procedimentos e orientações internas. Apresentar o plano de carreira do colaborador.

Objetivos específicos

Permitir ao aluno uma visão geral do processo comunicacional da plataforma rádio. Refletir sobre os limites e possibilidades da Gazeta AM. Apresentar elementos importantes para uma comunicação eficiente, envolvente, clara e objetiva por parte do aluno. Muni-lo de conhecimentos e técnicas que lhe confiram segurança, confiança e domínio da comunicação ao expressar-se oralmente.

1ª aula: O rádio é a melhor escola!

Características gerais, improviso/repertório, imaginação/capacidade de abstração, clareza/concisão na linguagem; o mais democrático e instantâneo dos meios – comparação com outros veículos de comunicação. O som e nossa percepção dele. O ouvido sempre “aberto”. Noções de plástica (trilha/BG, vinheta – abertura, fechamento, passagem, chamada, spot, jingle). Plástica & Locução: uma relação complementar. Exercícios práticos. (Aula junto ao Robertinho Vilela, supervisor técnico da Gazeta AM).

2ª aula: Voz é ar e musculatura!

Aquecimento Vocal. A fisiologia da voz e seu funcionamento mecânico. O uso do diafragma na respiração. Elementos básicos da Locução: Projeção vocal (1º ponto chave). Os tipos de voz (de cabeça, de garganta e de peito). A quebra do mito “eu não tenho voz”. O conceito de articulação (2º ponto chave). Trava-línguas não são só para crianças. Textos para leitura. Exercícios práticos.

3ª aula: Movimento/dinamismo na mensagem

A modulação - variedade de intensidade, tom e volume – (3º ponto chave). Interpretação, linguagem corporal e expressividade: a construção do estilo (4º ponto chave). Como dar cor, cheiro e gosto para a fala. O “sorriso” na voz. O texto no rádio: clareza, concisão, objetividade e emoção. Exercícios práticos.

4ª aula: Revisão e exercícios práticos sobre Locução.

Leitura em voz alta para avaliar: postura, projeção vocal, ritmo/modulação, pausa, articulação e estilo – interpretação/expressividade. Exercícios práticos. Produção e Pauta no rádio (o que esperar desses gêneros na plataforma rádio? Quais as preocupações específicas? Desmitificando a produção: qual a real importância dos bastidores? A ideia do processo; não apenas do produto. Características gerais). Exemplo de pauta.

5ª aula: O Improviso no rádio. O que é? Qual sua importância?

Repertório e bagagem cultural: terreno do improviso. Exercícios de improvisação + Leitura em voz alta para avaliar: postura, projeção vocal, ritmo/modulação, pausa, articulação e estilo – interpretação/expressividade. A entrevista. A pluralidade de gêneros dentro da locução, suas características, peculiaridades, limites e possibilidades. A importância da construção do estilo. Locução comercial, jornalística, AM (entrevistas e estilo conversado), esportiva e o que é comum a todas: a naturalidade. Exercícios práticos.

6ª aula: Como escrever no rádio?

Oficina de texto. Transformando a notícia da web/jornal em um conteúdo radiofônico. Estratégias para uma leitura mais adequada. O uso das barras e outras marcas para auxílio na interpretação. Ler, ler e reler antes de entrar no ar. Exercícios práticos.

7ª aula: Captação

Preocupação com o som e com os arredores, estratégias para uma melhor qualidade do áudio. Aula junto ao Robertinho Vilela, supervisor técnico da Gazeta AM).
Orientações sobre a Gazeta AM, possibilidades de colaboração, apresentação do plano de carreira do colaborador, normas e regras de conduta. Criação do Banco de Talentos. Entrega dos certificados com as respectivas horas complementares. Encerramento.

Bibliografia:

FERRARETTO, Luiz Artur. No ar: rádio: o veículo, a história e a técnica. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.
HAUSMAN, Carl et al. Rádio: produção, programação e performance. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. 4. ed. São Paulo: Summus, 2001.
WEIL, Pierre. TOMPAKOW, Roland. o corpo fala. Editora Vozes, 2001. 288 páginas.
BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

Público

Curso de rádio exclusivo para alunos do 1º ano da Graduação dos quatro cursos (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas). Inscrições: Envie um e-mail para [email protected] indicando seu nome completo, RA, turma, e celular para contato. Feito isso aguarde a confirmação de sua inscrição.