Local: Sala Aloysio Biondi

Descrição

O Programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero traz, no dia 27 de março a palestra: Historiografias do Presente: futuros imaginados em movimentos não alinhados e decoloniais com a presença da convidada internacional professora Mihaela Brebenel - Professora de Cultura das Mídias Digitais na Winchester School of Art da University of Southampton, Inglaterra.

O evento abordará as interseções entre o legado das influências de Gilberto Freyre no contexto angolano e o apoio que os movimentos de independência em África (Angola, Moçambique) tiveram de estados da Europa Oriental como a ex-Iugoslávia e a Romênia, através do Movimento de Não Alinhamento.  Brebenel investiga como essa noção de solidariedade na chamada "África Vermelha" foi construída após 1975 e como essas redes de apoio político, financeiro e cultural foram retiradas após 1989. Essa jornada será realizada através de imagens em movimento contemporâneas do artista angolano Kiluaji Kia Henda. O objetivo é, portanto, abrir reflexões sobre as formas em que as tecnologias contemporâneas de tela e imagens em movimento podem atuar como documentos e reunir historiografias, moldar nossa compreensão do contemporâneo na interseção de suas condições políticas, tecnológicas e econômicas e contribuir para a imaginação descolonizadora e moldando novas possibilidades de solidariedade. A mediação ficará por conta da Profa. Dra. Simonetta Persichetti.

Sobre a palestrante

Dra. Mihaela Brebenel é professora de cultura de mídia digital na Winchester School of Art, Universidade de Southampton.

Mihaela é pesquisadora e curadora de estudos de tela e filme. Sua pesquisa de doutorado financiada pela AHRC foi realizada no departamento de mídia e comunicação de Goldsmiths, da Universidade de Londres. A pesquisa esteve focada em imagens, mídia e tecnologia em movimento na história recente e prática de arte crítica romena contemporânea. Mihaela é Mestre em Estudos de Cinema e Tela.

Público

Inscrições: Envie previamente, um e-mail com seu nome completo e RG para [email protected]. Caso seja aluno da graduação indique sua turma no e-mail. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição Obs: Haverá tradução consecutiva das falas.