Informações Gerais

Dias 13, 14 e 15/10. Confira a programação completa!

Link para inscrição: https://cspr.me/VI-seminario

Descrição

No ano em que completa 15 anos de existência, o Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo do PPGCOM da Cásper Líbero organiza o VI Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo. Em um contexto em que a pandemia do novo coronavírus alterou radicalmente as condições de produção e recepção da cultura, e quando também o contexto político provoca alterações profundas nestas mesmas condições, é indispensável a realização de reflexões sobre a situação atual da cultura, tentando, ao mesmo tempo, compreender as perspectivas geradas por esta situação.

Buscando uma compreensão abrangente da situação atual da cultura, o seminário incorpora pesquisas sobre outros momentos históricos da sociedade brasileira, e que permitem pensar sobre a existência de analogias entre estes momentos e a contemporaneidade. Os trabalhos a serem apresentados no Seminário são fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo, mas também serão apresentadas pesquisas desenvolvidas em outros grupos como o Midiato (Grupo de Estudos de Linguagem: práticas midiáticas) da ECA-USP e o NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUCSP.

Confira a programação completa!

OBJETIVO

Discutir conceitos a respeito da Cultura na Sociedade do Espetáculo, seus vínculos com a teoria crítica da comunicação, e analisar os seus desdobramentos em produtos midiáticos específicos, em espaços físicos e virtuais, e em movimentos artísticos do passado e do presente.

PROGRAMAÇÃO

13/10, 19h às 22h30: Sessão de Abertura no Canal do Youtube da Faculdade Cásper Líbero – Para acessar a transmissão, será necessário fazer inscrição via Sympla e o link da transmissão será enviado por e-mail aos inscritos

14/10, 14h às 18h e das 19h às 22h30: Apresentações das Mesas 1, 2, 3, 4 e 5 via Teams

15/10, 14h às 18h: Apresentação das Mesas 6 e 7 via Teams

15/10, 19h às 22h: Mesa de Encerramento via Teams

Promoção: Programa de Pós-Graduação – Mestrado

Coordenação: Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo – Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho

Público

Professores e alunos do programa de graduação, pós-graduação lato sensu e mestrado da Faculdade Cásper Líbero; pesquisadores, professores e estudantes de Comunicação e Ciências Sociais de demais instituições de ensino superior; profissionais do mercado interessados no assunto.