A Visita ao SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial “Theobaldo De Nigris” e VSP Papéis Especiais foi realizada com as turmas de 2º ano (diurno e noturno) da Publicidade e Propaganda, orientada e guiada pelos professores Adriano Batista Rodrigues, Alexandre Augusto Giorgio (professores da disciplina Design Gráfico em Publicidade e Propaganda) e Jorge Paulino (professor da disciplina História da Arte).

A visita ao SENAI começou com um breve café na cantina da escola. Ao todo 43 alunos acompanhados pelos professores Adriano Batista Rodrigues, Alexandre Augusto Giorgio, foram recebidos pelos professores Vinícius Scomparin e Fernando Caparroz de Souza em dias diferentes de visitação.

A visita técnica foi iniciada pela parte de tipografia, com Gutenberg e os Casperianos puderam conhecer de perto os tipos móveis e vários processos de composição a frio. Passando para o Linotipo, composição a quente, clichês e a prensa (os alunos entraram em contato com as máquinas). E posteriormente passaram para a parte de pré-impressão. Ali os alunos viram fotolitos, processo de impressão e revelação de chapas para Offset, usaram o conta fios para examinar as retículas e entender melhor sua importância para a impressão.

Outra área visitada foi a de pós impressão que permitiu o contato com processos e máquinas de corte, vinco, encadernação (com e sem costura), dobragem e refile. Eles puderam entender as questões de custo que envolvem os processos gráficos e viram como são as facas de cortes especiais.

Na área de impressão, os visitantes acompanharam como funciona a serigrafia, máquinas de Offset, Flexografia, Rotografia e todo o processo de galvanoplastia que demandam os cilindros de impressão, além de uma rara máquina de gravação de cilindro de impressão. Os alunos puderam subir na máquina de Offset e conferir as torres de entintamento e a textura das tintas.

A visita foi uma atividade de campo importante para que os Casperianos conhecessem processos técnicos que estão ligados ao trabalho de criação.

Confira as fotos da visita: