INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Professora Filomena Salemme e Patricia Palumbo Foto: Beatriz Vecchi | Centro de Eventos

Encerrando a semana de Aulas Magnas da Faculdade Cásper Líbero (9/3), o curso de Rádio, TV e Internet recebeu a jornalista e radialista Patricia Palumbo, no período noturno. Durante sua participação, a profissional falou um pouco sobre sua trajetória – que mescla estes dois segmentos da comunicação – desde seu trabalho na rádio Eldorado, a mudança para o litoral paulista, até a fundação da Rádio Vozes, seu projeto mais recente. A professora mestre Filomena Salemme, especializada em rádio, mediou a palestra.

Patricia mostrou aos Casperianos a importância de ter um espírito empreendedor em qualquer área que decidirem seguir em suas carreiras. Jornalista formada pela PUC-SP, a convidada transformou ideias em produtos de comunicação. Após passar pelo litoral paulista, onde produzia e reportava boletins locais para a rádio Eldorado, Patricia retornou a São Paulo e passou a apresentar um programa de serviços sobre trânsito e informações da capital. Apesar do grande sucesso, deixou a emissora e foi trabalhar na Musical FM, especializada em música brasileira.

Em seu novo trabalho, Patricia criou o programa “Vozes do Brasil”, no qual fazia entrevistas e tratava de diversos assuntos referentes ao universo da MPB. Com o êxito obtido, levou o projeto novamente à rádio Eldorado, escrevendo na sequência dois livros de entrevistas com grandes nomes da música brasileira. Ao mudar de nicho, deixando o “jornalismo factual” para trabalhar com o meio musical, Patricia expandiu seus horizontes e aprimorou cada vez mais seu leque de possibilidades como profissional.

Inspirada nas transmissões ao vivo da Liga Mundial de Surfe, feitas pela internet, a radialista decidiu levar seu próprio programa a ouvintes de vários locais através da mesma rede. Assim, em 2016, Patricia fundou a Rádio Vozes, emissora baseada na internet, com foco na música brasileira. Dedicando-se em tempo integral ao seu próprio projeto, ela foi enfática ao recomendar aos Casperianos que trabalhem por felicidade.

“Tenham uma carreira feliz, este é o grande lance. Isso transparecerá para seu público. Seu ouvinte, receptor, saberá na mesma hora se você está realizado, se entende do que está falando. Nada é mais transparente do que sua própria voz”.

Confira alguns momentos da Aula Magna de Rádio, TV e Internet (noturno) com Patricia Palumbo: